📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dragão em modo poupança | Celoricense x FC Porto

- Advertisement -

Taça de Portugal, 3.ª Eliminatória: sábado, 18 de outubro de 2025, 18h00.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES COMEÇAM A SUA PARTICIPAÇÃO NA PROVA RAINHA CONTRA UM CELORICENSE VAI TENTAR SURPREENDER

A terceira eliminatória da Taça de Portugal, já com os três grandes em cena, joga-se este fim de semana. O sorteio ditou que o FC Porto se deslocasse até ao Estádio Cidade de Barcelos para defrontar uma equipa do quarto escalão do futebol português.

O Celoricense, do Campeonato de Portugal, vai receber os azuis e brancos em casa emprestada, e vai tentar ser o tomba gigantes que por vezes aparece nesta competição. Será uma tarefa complicada para os minhotos, ainda mais quando o FC Porto ainda não perdeu nenhum jogo esta temporada. O Celoricense quer ser a primeira equipa a derrotar os dragões, e tudo vai fazer para ser capa de jornal no dia seguinte.

E como já é habitual nestes jogos da Taça, as equipas mais fortes costumam fazer muitas alterações quando defrontam adversários mais acessíveis. O FC Porto não é exceção e Francesco Farioli prepara algumas mexidas no onze. A começar pela baliza. Diogo Costa fica em casa e Cláudio Ramos avança para somar os primeiros minutos esta época. Na defesa não se vislumbram muitas mudanças, mas no meio-campo Stephen Eustáquio e Rodrigo Mora irão alinhar de início, eles que não têm sido apostas regulares do técnico italiano.

William Gomes e Deniz Gul, também eles habituais suplentes, irão jogar na frente de ataque portista. Não é uma mudança radical no onze, embora seria isso que se esperaria dado o nível do oponente. A estratégia de Farioli pode passar por resolver a partida nos primeiros 45 minutos, para depois fazer uma gestão mais profunda da sua equipa. De fora do conjunto azul e branco continuam Nehuén Pérez e Luuk de Jong, ambos lesionados.

Quanto ao Celoricense, o treinador Rafael Seixas acredita numa surpresa e vai colocar em campo a sua melhor versão, ou pelo menos aquela que lhe permita sonhar com um triunfo épico frente ao FC Porto. A formação minhota não tem nada a perder e vai jogar sem qualquer tipo de pressão. Nestes duelos onde a disparidade do valor das equipas é enorme, o que se costuma pedir aos jogadores da equipa teoricamente mais fraca é que desfrutem do momento. E será essa a mensagem que Rafael Seixas irá passar aos seus homens.

O Celoricense vai atacar esta eliminatória na máxima força, pois não tem nenhum atleta lesionado ou castigado. Entre os jogadores que podem surpreender o dragão, destaque para Francisco Martim e Juninho, dois avançados com bons pés.

São duas realidades bem distintas que irão medir forças esta tarde, mas apenas uma equipa vai continuar em frente na prova rainha do futebol português. O árbitro da partida será Carlos Macedo, da Associação de Futebol de Braga. O vencedor deste encontro irá medir forças na quarta eliminatória com o Sintrense ou o Rio Ave, que jogam no domingo, dia 19.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Celoricense e FC Porto vão defrontar-se pela primeira vez na história.

2. O conjunto de Celorico de Basto tem apenas uma derrota nas últimas sete partidas.

3. O FC Porto ainda não perdeu esta temporada.

4. O Celoricense ocupa atualmente a quinta posição da Séria A do Campeonato de Portugal.

5. A média de idades do plantel dos dragões é de 24,4.

6. O plantel do Celoricense é composto por 25 jogadores, 16 dos quais são portugueses.

7. A formação orientada por Francesco Farioli já marcou 22 golos nos 10 jogos que realizou até ao momento para todas as competições

8. O emblema minhoto foi fundado no dia 1 de setembro de 1931.

9. O FC Porto já conquistou a Taça de Portugal por 19 ocasiões.

10. O Celoricense participa pela terceira vez na prova rainha do futebol português

JOGADORES A TER EM CONTA

Juninho (Celoricense)
Fonte: Celoricense

Juninho (Celoricense) – Tem 24 anos e é o atual melhor marcador da equipa com seis golos. O extremo direito brasileiro, que chegou ao futebol português em 2022, tem dado nas vistas no emblema minhoto, onde cumpre a sua segunda temporada. Marcou três golos nos últimos dois jogos e promete ser a principal dor de cabeça dos dragões.

Rodrigo Mora celebra no jogo do FC Porto x Estoril
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Rodrigo Mora (FC Porto) – Muitas pessoas estarão a questionar a razão pela qual Rodrigo Mora não tem lugar cativo no onze do FC Porto versão 2025/2026. Passou da titularidade absoluta na época passada com Martín Anselmi, para estar mais tempo no banco com Francesco Farioli. Com o treinador italiano, o médio internacional português só realizou três jogos como titular. Tem apenas um golo marcado até ao momento, mas acredito que se estivesse no onze todas as semanas os seus números seriam bem diferentes.

O jovem prodígio de 18 anos é daqueles jogadores que não enganam. Tem magia nos pés, golo e muito talento para dar e vender. Merece ser melhor aproveitado, e o encontro de hoje, com todo o respeito pelo Celoricense, será um treino para o miúdo.

XI´s PROVÁVEIS

Celoricense: Gonçalo Luís; Diogo Miguel, Carlos Mendes, Pedro Pinto e João Padi; Diogo Alves e Matchu; Juninho, Andrezinho e Francisco Martim; Whalysson

Treinador: Rafael Seixas

«Temos um estilo de jogo muito parecido ao do FC Porto, mas isso no nosso contexto, na nossa divisão. É totalmente diferente. As dificuldades vão ser enormes. Podíamos jogar da mesma maneira, mas acho que ia ser desrespeitoso com os meus atletas. Vamos apanhar uma equipa de um grau de dificuldade muito elevado».

FC Porto: Cláudio Ramos; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Zaidu; Pablo Rosario, Stephen Eustáquio e Rodrigo Mora; William Gomes, Borja Sainz e Deniz Gul

Treinador: Francesco Farioli

«Quando comecei a minha jornada enquanto treinador, foi nos níveis amadores, e vamos encontrar uma equipa que vai dar a vida. Têm uma oportunidade única para se mostrarem e para disfrutarem do dia. Temos de ser muito inteligentes na forma como abordamos este jogo, porque o futebol está cheio destas surpresas. Começamos 0-0 e temos de merecer seguir em frente».

PREVISÃO DE RESULTADO: Celoricense 0-5 FC Porto

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Florian Wirtz arrasado: «Se o Liverpool pudesse recuperar o seu dinheiro no final da época, eles fariam isso»

Joleon Lescostt, antigo jogador do Manchester City, criticou Florian Wirtz. Médio alemão chegou ao Liverpool neste verão.

Ex-Liverpool critica Mohamed Salah: «Não parece ser o mesmo jogador da época passada»

Jamie Carragher analisou o início de temporada de Mohamed Salah. Ex-Liverpool comparou-o ainda a Cristiano Ronaldo.

Ange Postecoglou: «Talvez seja um treinador que, se lhe derem tempo, a história sempre termina da mesma forma: comigo e um troféu»

Ange Postecoglou não está a ter um início feliz no West Ham. Técnico australiano pede tempo e recorda passagem no Tottenham.

Benfica: Martim Mayer apresenta parceria a envolver África

Martim Mayer, candidato à presidência do Benfica, chegou a acordo com a M-Pesa para o seu projeto Benfica Global.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Mancini acredita que poderá render Ruben Amorim no Manchester United

Roberto Mancini acredita que poderá assumir o Manchester United, caso Ruben Amorim seja demitido. Técnico italiano está sem clube.

Rui Costa defende Richard Ríos: «O facto de ter custado muito dinheiro, não significa que tenha de pegar na bola e fintar 30 jogadores»

Rui Costa, presidente do Benfica, defendeu Richard Ríos. Médio colombiano custou 27 milhões de euros neste mercado de verão.

Rui Costa sobre Fredrik Aursnes terminar a carreira no Benfica: «Acredito plenamente»

Rui Costa acredita que Fredrik Aursnes pode terminar a carreira no Benfica. Presidente das águias defendeu ainda Richard Ríos.