📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dúvidas Clássicas | FC Porto

- Advertisement -

Em vésperas de um Clássico que, embora numa fase embrionária da época desportiva, muito pode decidir no que ao futuro campeão nacional diz respeito, importa, na perspetiva dos adeptos do FC Porto, tentar adivinhar aquelas que poderão ser as dúvidas que residem no pensamento de Sérgio Conceição acerca daquele que poderá ser o onze inicial e a estrutura tática a apresentar do início do jogo de sexta-feira à noite.

Mas antes de avançar para esse exercício, um ponto prévio sobre a importância do jogo para ambas as equipas. Para os azuis e brancos, a derrota é um resultado encarado como proibido. O empate mantém os dragões na luta pelo campeonato, ainda que o desperdiçar da oportunidade de igualar o SL Benfica no topo da classificação, num jogo em casa, possa ter efeitos anímicos nefastos. A vitória, que nada decide, é certo, pode catapultar a equipa para uma recuperação anímica, para além de pontual, interessante e importante. Para as águias, o cenário é o oposto.

Quanto ao possível alinhamento inicial do FC Porto, é certo e lógico que Diogo Costa assuma, uma vez mais, a baliza. Na defesa, acredito que existam certezas quanto ao eixo e dúvidas nas laterais. Prolongando-se a lesão de Pepe, avançará, de novo, Fábio Cardoso, que se tem apresentado a bom nível, como parceiro de David Carmo.

É, então, nas laterais que subsiste a incerteza. Na lateral direita, importa, inicialmente, perceber em que condições físicas estarão os dois principais candidatos ao lugar, João Mário e Rodrigo Conceição. Nos jogos de maior nomeada, como é o caso de um FC Porto x SL Benfica, tem avançado João Mário e em partidas de grau de dificuldade teoricamente inferior, tem sido chamado o filho do técnico portista. Há, ainda, a solução Pepê, caso Sérgio Conceição opte por surpreender.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

À esquerda, a dúvida assemelha-se. Wendell e Zaidu têm alternado no lugar, mas acredito que num jogo com o peso de um Clássico, será Zaidu o eleito, uma vez que, apesar das suas limitações, é mais fiável no momento defensivo.

No meio-campo, Uribe, Eustáquio e Otávio têm, por esta altura, lugar cativo e a estes o treinador portista deverá juntar Pepê, provavelmente a cair sobre uma das faixas ofensivas. Depois, importará perceber quem acompanhará Taremi no ataque à baliza adversária.

A opção poderá recair em Evanilson, que levará a uma dupla de ataque mais declarada e permitirá um ataque mais móvel e um desenho tático mais flexível, sendo que um dos dois deverá, alternadamente, cair numa ala e privilegiar movimentos da faixa para o centro, ou a aposta poderá ser em Galeno, que se tem apresentado em grande forma, e que transportará a equipa para um 1x4x3x3 um tanto ou quanto mais rígido tanto a defender como a atacar.

Acredito, portanto, que já não restarão muitas dúvidas na cabeça de Sérgio Conceição, mas, ainda assim, ainda reina alguma incerteza no que concerne ao onze inicial a escalonar num jogo de tanto impacto e importância.

São dúvidas a dissipar às 20h30 de sexta-feira e a nós, adeptos, resta-nos esperar um grande jogo, sem casos, e um resultado positivo que faça arrancar, de feição, mais um fim de semana. Luzes, câmara, ação.

 

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.

Elche de André Silva e Martim Neto perde na La Liga após empate com o Real Madrid

O Elche perdeu contra o Getafe por 1-0 na jornada 14 da La Liga. Portugueses André Silva, Martim Neto e Domingos Duarte foram titulares.

PUB

Mais Artigos Populares

Como 1907 ganha e fica agora a 3 pontos da liderança da Serie A

O Como 1907 venceu o Sassuolo por 2-0 na jornada 13 da Serie A. Turma de Cesc Fàbregas aproxima-se dos lugares cimeiros.

Rui Costa após ser questionado por Rafa Silva: «Presente de Natal? Quem tem de dar são os jogadores que cá estão»

Rui Costa, presidente do Benfica, não se quis alongar sobre o tema Rafa Silva. Avançado tem sido associado ao clube da Luz.

Vitória SC x Sporting a 23 de dezembro e Braga x Benfica na jornada seguinte: eis os horários de todos os jogos da Liga...

A Liga Portugal anunciou esta sexta-feira os horários de todos os jogos da da Primeira Liga até ao final da primeira volta.