E tudo tem um fim! | FC Porto

- Advertisement -

Ontem, o FC Porto foi a Lisboa enfrentar o SL Benfica num clássico que, ao contrário de outros anos, não decidia a luta pelo título, mas sim a luta pela Champions. Melhor dizendo, também decidiu indiretamente a conquista do campeonato, pois o Sporting CP ficou com um pé e meio no caneco mais desejado por todos os clubes em território nacional.

Porém, estava envolvido muito milhão em jogo, pois o 2.º lugar dispensa a disputa de uma pré-eliminatória para obter o acesso à fase de grupos da prova milionária, uma vez que remete diretamente a formação que ocupar a posição, de vice-líder, para essa categoria da competição europeia.

No final dos 90 minutos, tudo acabou como começou, ou seja, empatado, pelo que cada equipa conquistou apenas um ponto, mantendo a distância pontual que os separa, isto é, de quatro pontos. É verdade que, anteriormente, já assistimos a recuperações verdadeiramente mirabolantes, mas a faltar apenas três partidas para o término do campeonato, os dragões saíram do Estádio da Luz com a sensação de “terem ganho a Champions”, parafraseando Sérgio Oliveira.

Costuma-se dizer que contra factos não há argumentos e aqui adapta-se para o sentido de “contra calendários não há argumentos”, pois o FC Porto tem um fim de campeonato bastante mais acessível do que o seu rival, que ainda vai receber o Sporting CP, futuro campeão, e terminará a ir a Guimarães, um terreno tradicionalmente difícil.

Por seu turno, os azuis e brancos vão defrontar os aflitos SC Farense, Rio Ave FC e enfrentará, na jornada 34.º, a B-SAD. Neste sentido, parece óbvio que, na teoria, o FC Porto tem tudo para alcançar o objetivo mínimo que é o 2.º lugar e consequente qualificação direta para a Liga dos Campeões.

fc porto
A última vez que os dragões enfrentaram o playoff de qualificação para a Champions foram eliminados frente ao Krasnodar.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Este desafio também trouxe mais uma confirmação, que é a excelente temporada de Uribe que, para além de ter marcado o tento do empate, protagonizou uma exibição bastante sólida, sendo, sem qualquer tipo de dúvidas, o pêndulo do meio-campo da formação de Sérgio Conceição.

Também Pepe mostrou que os seus 38 anos mais parecem 28, pois é o verdadeiro líder do quarteto defensivo. Quarteto defensivo esse que mostrou, mais uma vez, as debilidades que expressa nas laterais, pois Manafá e Zaidu foram dos piores elementos em campo. Aliás, o SL Benfica não foi inerente a esse aspeto, pois das poucas oportunidades que produziu, a maioria foi pela exploração do espaço exterior.

Assim, a três partidas do fim, o campeonato parece ter o seu destino traçado e, agora, basta dignificar e honrar a camisola nos jogos que faltam e começar a preparar a próxima época, onde ainda reside uma grande dúvida, a continuidade de Sérgio Conceição. Neste momento, em que o FC Porto parece ter a temporada completamente feita, será a hora de saber se renova ou não.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

E x-SportingTeo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.

Argentina vai cumprir as suspensões do Mundial 2026 nos próximos jogos particulares

A Argentina vai cumprir as suspensões causadas pelas cenas de pancadaria na final do Mundial 2026 nos jogos amigáveis frente à Bolívia, Burkina Faso e Benin.

Francesco Totti revela os 2 clubes que o convidaram para jogar na Serie A aos 48 anos: «Disse não»

Francesco Totti revelou, na sua autobiografia, que recebeu propostas para jogar no Génoa e no Como quando tinha 48 anos.

Primeira paragem para seleções no ar: Como está a tabela da Primeira Liga?

A primeira paragem para as seleções já começou. Olhamos para tabela classificativa da Primeira Liga e como é que se está a organizar.

PUB

Mais Artigos Populares

Com a primeira paragem para seleções à porta: vê como está a tabela da Premier League

A primeira paragem para seleções irá interromper os campeonatos nacionais. Na Premier League temos uma disputa forte pelo primeiro lugar.

Givairo Read desperta interesse do Liverpool após início de época de destaque

O Liverpool identificou Givairo Read como uma possível solução para a lateral-direita, numa altura em que o jogador se destaca no Feyenoord.

Bayern Munique atento à situação de médio do Liverpool

Florian Wirtz não tem conseguido afirmar-se no Liverpool e poderá sair do clube, com o Bayern Munique a estar atento à situação do médio-ofensivo.