E tudo tem um fim! | FC Porto

- Advertisement -

Ontem, o FC Porto foi a Lisboa enfrentar o SL Benfica num clássico que, ao contrário de outros anos, não decidia a luta pelo título, mas sim a luta pela Champions. Melhor dizendo, também decidiu indiretamente a conquista do campeonato, pois o Sporting CP ficou com um pé e meio no caneco mais desejado por todos os clubes em território nacional.

Porém, estava envolvido muito milhão em jogo, pois o 2.º lugar dispensa a disputa de uma pré-eliminatória para obter o acesso à fase de grupos da prova milionária, uma vez que remete diretamente a formação que ocupar a posição, de vice-líder, para essa categoria da competição europeia.

No final dos 90 minutos, tudo acabou como começou, ou seja, empatado, pelo que cada equipa conquistou apenas um ponto, mantendo a distância pontual que os separa, isto é, de quatro pontos. É verdade que, anteriormente, já assistimos a recuperações verdadeiramente mirabolantes, mas a faltar apenas três partidas para o término do campeonato, os dragões saíram do Estádio da Luz com a sensação de “terem ganho a Champions”, parafraseando Sérgio Oliveira.

Costuma-se dizer que contra factos não há argumentos e aqui adapta-se para o sentido de “contra calendários não há argumentos”, pois o FC Porto tem um fim de campeonato bastante mais acessível do que o seu rival, que ainda vai receber o Sporting CP, futuro campeão, e terminará a ir a Guimarães, um terreno tradicionalmente difícil.

Por seu turno, os azuis e brancos vão defrontar os aflitos SC Farense, Rio Ave FC e enfrentará, na jornada 34.º, a B-SAD. Neste sentido, parece óbvio que, na teoria, o FC Porto tem tudo para alcançar o objetivo mínimo que é o 2.º lugar e consequente qualificação direta para a Liga dos Campeões.

fc porto
A última vez que os dragões enfrentaram o playoff de qualificação para a Champions foram eliminados frente ao Krasnodar.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Este desafio também trouxe mais uma confirmação, que é a excelente temporada de Uribe que, para além de ter marcado o tento do empate, protagonizou uma exibição bastante sólida, sendo, sem qualquer tipo de dúvidas, o pêndulo do meio-campo da formação de Sérgio Conceição.

Também Pepe mostrou que os seus 38 anos mais parecem 28, pois é o verdadeiro líder do quarteto defensivo. Quarteto defensivo esse que mostrou, mais uma vez, as debilidades que expressa nas laterais, pois Manafá e Zaidu foram dos piores elementos em campo. Aliás, o SL Benfica não foi inerente a esse aspeto, pois das poucas oportunidades que produziu, a maioria foi pela exploração do espaço exterior.

Assim, a três partidas do fim, o campeonato parece ter o seu destino traçado e, agora, basta dignificar e honrar a camisola nos jogos que faltam e começar a preparar a próxima época, onde ainda reside uma grande dúvida, a continuidade de Sérgio Conceição. Neste momento, em que o FC Porto parece ter a temporada completamente feita, será a hora de saber se renova ou não.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agente de Claudio Echeverri decisivo para a mudança do avançado para o Benfica

O Benfica fechou a contratação de Claudio Echeverri e o avançado já está em Lisboa. Há novidades sobre o negócio.

Wilfried Gnonto e Alieu Njie juntam-se à Fiorentina de Pedro Gonçalves

Juntamente com Pedro Gonçalves, Wilfried Gnonto e Alieu Njie foram oficializados como reforços da Fiorentina, no último dia de mercado.

Ruby Grant é reforço do Sporting: «Vou dar o meu melhor e dar tudo por este clube»

Ruby Grant é reforço da equipa de futebol feminina do Sporting. Médio de 24 anos deixou o Bayer Leverkusen e rumou a Portugal.

Oficial: Hull City fecha o mercado com cinco novas contratações

O Hull City oficializou cinco reforços no último dia de mercado para as equipas inglesas. Os Tigers querem garantir a manutenção na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim obrigado a reintegrar jogador que tinha afastado no AC Milan

O AC Milan não conseguiu colocar Fikayo Tomori no mercado. Defesa vai ser reintegrado por Ruben Amorim.

Deportivo de A Coruña: um mercado a relembrar a grandeza do passado

O Deportivo de A Coruña foi um dos protagonistas do mais recente mercado de transferências, procurando um regresso sonante à La Liga.

Como pode João Palhinha ajudar o Benfica?

O fecho da transferência de João Palhinha para o Benfica é um daqueles movimentos de mercado que alteram a correlação de forças em Portugal