📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Esboço do plantel 2018/19

- Advertisement -

Com o Campeonato no “bolso” é hora de começar a definir o plantel da próxima época. Os milhões da presença na Liga dos Campeões (sim o campeonato já não foge) vão permitir uma abordagem mais confortável na planificação do próximo plantel.

O setor defensivo é onde existem mais incógnitas neste momento. Iker Casillas, Maxi Pereira, Iván Marcano e Diego Reyes estão em fim de contrato, Ricardo Pereira e Diogo Dalot vão entrar no último ano de ligação ao clube. Na minha opinião a administração devia fazer um esforço para manter Iker Casillas, é uma peça fundamental na equipa quer pela qualidade desportiva quer pelo peso que tem no balneário, sendo uma posição muito específica, o esforço financeiro é perfeitamente justificável. Assim sendo o tridente de guarda-redes seria: Casillas, José Sá e Vaná. Emprestar Diogo Costa e João Costa para continuarem a sua evolução.

O clube precisa de fazer mais-valias com transferências e como, quer Ricardo Pereira, quer Diogo Dalot vão entrar no último ano de contrato é perfeitamente compreensível a venda de um deles. Seria preferível a venda de Ricardo Pereira que pode facilmente render 25 milhões de euros. Com Diogo Dalot temos o futuro garantido por muitos e bons anos. Maxi Pereira dificilmente ficará no clube, por isso, a compra de um defesa direito com alguma experiência, para lutar com Dalot pelo lugar, é aconselhável.

Relativamente aos centrais, a permanência de Felipe parece ser o único dado adquirido. Marcano e Reyes, em final de contrato, dificilmente continuarão no clube e Osório deve regressar ao CD Tondela. Jorge Fernandes pode e deve regressar ao clube depois de grandes exibições ao serviço do CD Tondela. Isto significa que temos de “ir às compras” por dois centrais. Na lateral esquerda Alex Telles é imprescindível e acredito que dentro do clube se pode encontrar um suplente com qualidade. Inácio poder ser uma boa opção.

A renovação de Casillas é uma prioridade
Fonte: FC Porto

No centro do terreno as mexidas não devem ser muitas, as soluções são várias e de qualidade por isso acredito que será um setor onde não é preciso fazer mexidas. A renovação de Herrera antes do Mundial deve ser prioridade.

No setor mais ofensivo alguns jogadores podem significar mais-valias sem que isso seja um grande problema ao nível desportivo. Corona, Hernâni e Aboubakar são exemplos evidentes disso, sendo que o mexicano tem o Mundial para valorizar o seu passe. Manter Brahimi, Marega e Soares deve ser a prioridade. Contratar um extremo de qualidade é uma necessidade.

É importante referir que o FC Porto tem vários jogadores emprestados que podem ser vendidos e aliviar as contas do clube.

Fica aqui um esboço de um plantel com aquisições cirúrgicas e vendas para que as contas fiquem no verde:

Guarda-redes: Casillas, José Sá, Vaná;

Defesas: Dalot, Felipe, Jorge Fernandes, Alex Telles, Inácio, aquisição de dois centrais e um defesa direito;

Médios: Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, Oliver, André André, Otávio e Paulinho;

Avançados: Brahimi, Marega, Soares, Gonçalo Paciência, aquisição de dois extremos;

Vendas: Ricardo Pereira, Hernâni, Corona e Aboubakar.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o horário completo da fase de grupos do Mundial 2026

Foi definido durante este sábado todos os horários dos encontros da fase de grupos do Mundial 2026. Portugal está na prova.

Lens vence Nantes e reforça liderança da Ligue 1

O Lens reforçou a liderança da Ligue 1 ao bater o Nantes por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da competição.

Ferran Torres marca grande golo depois de bela jogada de Bardghji: avançado espanhol está a ter 2025/26 em grande

Ferran Torres marcou um grande golo no encontro do Barcelona frente ao Real Bétis, em jogo da 15.ª jornada da La Liga.

Vítor Matos conquista primeira vitória no comando técnico do Swansea e sai da zona de despromoção do Championship

Vítor Matos celebrou a primeira vitória ao comando do Swansea. O conjunto inglês bateu o Oxford United por 2-0, no jogo da 19ª. jornada do Championship.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal no Mundial 2026: eis o horário do primeiro jogo dos lusos

Portugal vai enfrentar o vencedor da Eliminatória 1 da Repescagem FIFA na primeira jornada do Mundial 2026.

Santa Clara vence Casa Pia e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Santa Clara recebeu e derrotou o Casa Pia por 1-0, no encontro da 13.ª da Primeira Liga. Frederico Venâncio apontou o golo dos açorianos.

Benfica ‘provocado’ por diretor do Midtjylland: «Claro que se devem arrepender de não terem renovado o contrato»

O Benfica deixou sair Franculino Djú no final do seu contrato e o avançado tem sido o goleador de serviço do Midtjylland.