Estará Danilo a mais?

- Advertisement -

Danilo Pereira, atual capitão do FC Porto, chegou ao clube no verão de 2015, após ter-se evidenciado pelas cores do CS Marítimo, o que motivou mesmo uma disputa entre os azuis e brancos e o Sporting CP pelo passe do atleta. Desde logo, o internacional português conseguiu encontrar o seu espaço no meio campo dos portistas e tornar-se numa referência do emblema da invicta. Por sua vez, o seu profissionalismo e caráter sempre foram apreciados pela plateia do estádio do Dragão, que sempre o considerou um jogador de excelência e imprescindível, algo comprovado pela sucessiva utilização concedida pelos vários técnicos que já o orientam no clube.

No entanto, atualmente, enfrenta uma situação ou uma época atípica, já que se encontra lesionado e ao contrário do que se esperava a sua falta não tem sido notada. Inclusive, muitos já consideram que o FC Porto está melhor com Danilo fora do onze do que dentro da formação titular. De realçar, que este verão também foi quente, quer para o clube, quer para o jogador, já que a tensão vivida no Algarve foi de conhecimento público e há quem tenha acusado o futebolista de ter tentado forçar uma transferência para o AS Mónaco.

Desta forma, há um entendimento, cada vez mais forte, que há um FC Porto com Danilo e outro sem Danilo. Uma visão ou um facto que vem sendo cada vez mais apoiado pela opinião desportiva, que tem salientado que há uma versão mais apelativa dos dragões sem o internacional português em campo. Além disso, muitos recuam até ao ano em que a equipa orientada por Sérgio Conceição ganhou o campeonato, numa temporada em que o capitão do Porto teve muito tempo indisponível, para demonstrar a veracidade do seu argumento. Outro aspeto é que os azuis e brancos nas exibições mais satisfatórias da presente época foram sem a inclusão de Danilo no onze, como aconteceu na partida com o FC Famalicão, no Dragão, ou então no último desafio contra o SL Benfica, precisamente no mesmo local desportivo.

Sérgio Oliveira tem conseguido, mais uma vez, fazer esquecer a ausência de Danilo
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

É um facto que na verdade há dois FC Porto diferentes e que é inquestionável não associar Danilo a esse ponto, visto que com a sua titularidade vê-se uma formação em campo mais robusta, mais direta e com um miolo mais combativo procurando um estilo de jogo mais vertical e menos apoiado, embora haja uma equipa mais compacta e mais bem preparada para o confronto físico. No seguimento, é um elenco mais virado ou centrado para um jogo menos pausado e direcionado para as transições. Posteriormente, é uma forma de jogar menos atraente e que pode criar mais dificuldades ofensivas, já que a magia é trocada pelo físico e torna o jogo mais previsível e fácil de contrariar.

Por outro lado, sem Danilo a equipa tem-se apresentado como uma formação mais criativa, mais móvel e com um futebol mais próximo de proporcionar bons momentos a quem paga o bilhete, ou seja, aos adeptos. Deste modo, também cria mais dificuldades para o seu opositor, já que torna o momento ofensivo do FC Porto mais rápido, com maior circulação de bola e uma maior imprevisibilidade no último passe, servindo da melhor maneira os executantes. Este ponto é justificado porque, muitas das vezes, Sérgio Conceição tem apostado num jogador mais técnico e criativo, o que possibilita aos azuis e brancos ter mais atletas, que consigam “pensar” no jogo da equipa e permitir um estilo mais apoiado em tabelinhas curtas e chegar à área contrária com um outro recorte técnico.

Aqui, não se pretende desvalorizar a qualidade de Danilo Pereira enquanto futebolista, visto que a mesma é inquestionável, porém fica difícil não associar a ausência do internacional português aos melhores momentos dos portistas na época desportiva, em termos exibicionais.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.

A “Muralha do Dragão” garante, mais uma vez, um pleno equilíbrio | FC Porto 1-1 Sporting

Sporting e FC Porto entraram em campo plenamente conscientes do peso do adversário e isso traduziu-se num encontro de cautelas