Extração de ADN

cabeçalho fc porto

Por fim, já chega. Ao longo das últimas três épocas tem-se tolerado muita coisa, mas agora bateu no fundo. Algo de que o FC Porto se tem orgulhado tem sido a sua identidade resiliente e que resiste ainda e sempre a qualquer rombo, desportivo ou não, que o clube possa sofrer.

O culpado? Primeira e obviamente, Julen Lopetegui, mas também à boleia das más decisões que a estrutura diretiva tem tomado nos tempos recentes. Escrever estas linhas custou-me, mas custa-me mais ver aquilo que está a acontecer ao clube da Invicta.

Absurda é como qualifico a opção por um sistema 3-5-2 em Londres. Numa partida em que era imperiosa a necessidade de vencer, contrariar a génese portista e jogar sem qualquer ponta-de-lança de início foi simplesmente… inadmissível. Há anos que não via algo do género acontecer, e, tomando como exemplo o jogo de Munique na temporada passada, onde se poderia exigir mais facilmente um sistema defensivo, até nessa ocasião Lopetegui pôs um “homem-alvo” em campo, na altura Jackson Martínez.

Imbula esteve perdido no sistema desenhado por Lopetegui para o jogo com o Chelsea Fonte: FC Porto
Imbula esteve perdido no sistema desenhado por Lopetegui para o jogo com o Chelsea
Fonte: FC Porto

É imperdoável ver que a identidade de um clube que pautou a hegemonia do futebol nacional se vai perdendo a pouco e pouco e pensar que o Presidente do mesmo ainda não foi capaz de tomar a decisão que se impõe, face às constantes desilusões que o FC Porto, mais apetrechado em termos de recursos financeiros e desportivos, tem proporcionado aos seus adeptos.

Como o meu colega Pedro Morais escreveu há uns dias, parece que a SAD se preocupa mais com aquilo que o clube pode ser a nível mercantil do que no plano desportivo, que, na verdade, é o que dá prestígio às instituições. O ADN do FC Porto vai-se perdendo entre transferências milionárias, nomes sonantes e… falta de títulos.

Objetivos? Olhar para tudo com o objetivo de vencer. Poderão ser alcançados? Só o tempo o dirá, mas não o serão pelo crédito dado ao treinador. Parece que isso já não valerá a pena.

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Corinthians comunica fim das negociações com o Sporting por Biel

O Corinthians confirmou que não chegou a acordo com o Sporting para a contratação de Biel. A equipa brasileira deixou uma publicação nas redes sociais.

A publicação emocionante de Rúben Neves para Diogo Jota: «A partir de hoje, entrarás em campo comigo e seguiremos o nosso caminho juntos»

Rúben Neves deixou uma publicação emocionante para Diogo Jota. Os dois internacionais portugueses eram melhores amigos.

João Simões renova com o Sporting até 2030

O Sporting confirmou a renovação do contrato com João Simões. O jovem médio prolongou o vínculo até junho de 2030.

FC Porto reage em comunicado à multa aplicada pela UEFA devido ao fair-play financeiro

O FC Porto já reagiu à multa aplicada pela UEFA devido ao incumprimento do fair-play financeiro e explicou a sanção.

PUB

Mais Artigos Populares

As figuras públicas presentes nos velórios de Diogo Jota e André Silva

Diogo Jota e André Silva faleceram na quinta-feira, vítimas de um acidente de automóvel. O velório dos jogadores está a realizar-se esta sexta-feira.

Barcelona multado em 15 milhões de euros mas pagamento pode chegar aos 60 milhões de euros

O Barcelona foi multado pela UEFA em 15 milhões de euros, depois de não ter cumprido as regras do fair-play financeiro.

Chelsea multado em 30 milhões de euros pela UEFA

O Chelsea foi multado em 30 milhões de euros por parte da UEFA, devido a irregularidades relacionadas com a parte financeira.