Extração de ADN

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Por fim, já chega. Ao longo das últimas três épocas tem-se tolerado muita coisa, mas agora bateu no fundo. Algo de que o FC Porto se tem orgulhado tem sido a sua identidade resiliente e que resiste ainda e sempre a qualquer rombo, desportivo ou não, que o clube possa sofrer.

O culpado? Primeira e obviamente, Julen Lopetegui, mas também à boleia das más decisões que a estrutura diretiva tem tomado nos tempos recentes. Escrever estas linhas custou-me, mas custa-me mais ver aquilo que está a acontecer ao clube da Invicta.

Absurda é como qualifico a opção por um sistema 3-5-2 em Londres. Numa partida em que era imperiosa a necessidade de vencer, contrariar a génese portista e jogar sem qualquer ponta-de-lança de início foi simplesmente… inadmissível. Há anos que não via algo do género acontecer, e, tomando como exemplo o jogo de Munique na temporada passada, onde se poderia exigir mais facilmente um sistema defensivo, até nessa ocasião Lopetegui pôs um “homem-alvo” em campo, na altura Jackson Martínez.

Imbula esteve perdido no sistema desenhado por Lopetegui para o jogo com o Chelsea Fonte: FC Porto
Imbula esteve perdido no sistema desenhado por Lopetegui para o jogo com o Chelsea
Fonte: FC Porto

É imperdoável ver que a identidade de um clube que pautou a hegemonia do futebol nacional se vai perdendo a pouco e pouco e pensar que o Presidente do mesmo ainda não foi capaz de tomar a decisão que se impõe, face às constantes desilusões que o FC Porto, mais apetrechado em termos de recursos financeiros e desportivos, tem proporcionado aos seus adeptos.

Como o meu colega Pedro Morais escreveu há uns dias, parece que a SAD se preocupa mais com aquilo que o clube pode ser a nível mercantil do que no plano desportivo, que, na verdade, é o que dá prestígio às instituições. O ADN do FC Porto vai-se perdendo entre transferências milionárias, nomes sonantes e… falta de títulos.

Objetivos? Olhar para tudo com o objetivo de vencer. Poderão ser alcançados? Só o tempo o dirá, mas não o serão pelo crédito dado ao treinador. Parece que isso já não valerá a pena.

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Erling Haaland e a polémica com Pablo Rosario: «Vão ver uma fotografia em que ele me está a agarrar no rabo»

Erling Haaland esteve embrulhado com Pablo Rosario no FC Porto x Manchester City. Avançado norueguês comentou o lance.

Revelado escândalo na Bola de Ouro 2024: «Disseram a Vinícius Júnior que tinha ganho a Bola de Ouro e já tinha um lugar reservado...

O irmão de Jenni Hermoso utilizou a caixa de comentários do Instagram para reacender a polémica. Em causa, Bola de Ouro 2024.

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Não havia muito espaço por dentro, por isso tentámos esticar a linha defensiva»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica no terreno do Moreirense em conferência de imprensa e respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

Palmeiras de Abel Ferreira volta às vitórias e ganha vantagem nos quartos de final da Libertadores

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu a LDU Quito na primeira mão dos quartos de final da Libertadores. Regresso às vitórias para o Verdão.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva elogia Daniel Banjaqui: «Vendemos um lateral que fez uma grande temporada e decidimos apostar em jovens nos quais o clube confia»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica sobre o Moreirense. Em conferência de imprensa, o treinador falou de Daniel Banjaqui.

Marco Silva explica opção de adiar o jogo contra o Moreirense: «Já temos mais jogadores com condição física e soluções para rodar»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica sobre o Moreirense. Em conferência de imprensa, o treinador falou no adiamento do encontro.

Marco Silva explica titularidade de Andreas Schjelderup: «Era apenas uma questão de tempo e de ele ganhar mais condição física e confiança»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica sobre o Moreirense. Em conferência de imprensa, o treinador explicou titularidade de Andreas Schjelderup.