FC Famalicão 1-0 FC Porto: À deriva

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Segunda jornada da Taça da Liga, o Porto deslocou-se a Famalicão para cumprir mais um jogo numa prova em que estava quase eliminado. Do quase passou-se para o certo e com a 3.ª derrota em 2016 o Porto diz adeus à Taça da Liga.

Rui Barros apostou numa equipa com jogadores menos utilizados e também com reforços da B. Os Dragões alinharam com Helton, José Ángel, Lichnovsky, Maicon, Victor García, Sérgio Oliveira, Rúben Neves, Imbula, André Silva, Varela e o estreante Suk. É de notar a ausência de Tello, que deve estar de saída, e também a solução para o lado esquerdo, André Silva. O avançado centro foi utilizado descaído para a esquerda, ficando Suk com o centro, jogando a equipa numa espécie de 4-1-3-2.

Os azuis e brancos foram mais dominadores na primeira parte, ficando a distribuição de jogo a cargo de Rúben Neves (porque deixou de ser solução para Rui Barros?!). Os grandes desiquilibradores ofensivos foram os laterais V. García e José Angél, que conseguiriam manter os Dragões com bastante tónica ofensiva na primeira parte. O Porto esbarrou sempre com um Famalicão fechado, recuado, e que deixou pouco espaço no miolo, e, claro, os portuenses pouco perigo conseguiram criar. Não foi uma má primeira parte portista, até porque se trata de um onze pouco habituado a jogar em conjunto, mas o Porto nunca deu a ideia de estar perto do golo, e isso dá muita confiança ao adversário – é fácil parar o Porto! Aos minutos 27 e 42 os Dragões podiam ter marcado por André Silva e pouco mais há a dizer do primeiro tempo. Nota para Suk, que esteve bastante móvel no ataque.

Os jogadores do FC Famalicão é que fizeram a festa Fonte: FC Porto
Os jogadores do FC Famalicão é que fizeram a festa
Fonte: FC Porto

No segundo tempo houve mais do mesmo em relação ao Porto, estando o Famalicão mais atrevido no ataque. E basta isto; basta o adversário ameaçar um pouco que a moral portista começa a desmoronar e o jogo colectivo a desaparecer. Aos 59’ a pouca moral que havia desapareceu: Helton comprometeu e o Famalicão abriu o marcador. De seguida sai Rúben Neves (59’), que era dos melhores e é dos poucos que sabe ler o jogo em todos os momentos, e entra Corona; Imbula foi a segunda substituição aos 66’ por Francisco Ramos (capitão da equipa B). Este Porto parece um navio enorme, gigante, a meter água por todos os lados, e quem entra no jogo traz um balde e tenta salvá-lo. Até ao fim houve mais umas tentativas de ataque (o Porto nunca criou muito perigo), ficando a nota para o cabeceamento de Suk à barra (86’). Mais uma derrota, a terceira em 2016.

Que triste é ver o nosso clube assim! A Taça da Liga não é uma competição ao nível das restantes mas cada vez que o Futebol Clube do Porto entra em campo exige-se brio, profissionalismo e esforço para a vitória.

Muito há a dizer sobre a mudança de treinador e até de jogadores mas fico só com algumas notas. Espero que os jogadores da Equipa B não reforcem este Porto até ao final da época. Os atletas não merecem ser arrastados para este marasmo quando praticam um grande futebol na 2.ª Liga e esta depressão não os deve afectar por forma a entrarem cabisbaixos na próxima. Rúben Neves tem de ser aproveitado e utilizado. A displicência de certos jogadores mostra que os jogadores não acreditam em si nem no sucesso da equipa. O navio está à deriva, e nós só queríamos que alguém tivesse força e navegasse à bolina!

Muito há a mudar e a dizer; fica para as próximas semanas!

A Figura:

Victor García – Esteve bem, apoiou o ataque e não comprometeu na defesa.

O Fora-de-Jogo:

Silvestre Varela – Esteve em campo? Pouco se viu, não faz a diferença.

Foto de Capa: FC Famalicão

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Dias em conferência de imprensa: «Estou-me a sentir muito bem e estou pronto»

Rúben Dias marca presença em conferência de imprensa. Portugal jogará com o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

Livre no mercado: Jorge Jesus recusa 2 abordagens

Jorge Jesus deu nega ao Fenerbahçe (Turquia) e ao Al Ahly (Egito). Técnico português espera pela Seleção Nacional, de acordo com a imprensa.

Benfica perto de fechar defesa-central do Brasil: eis os valores

O Benfica está a fechar a contratação de Gabriel Índio ao Athletic MG. Defesa-central pode custar cerca de 4,2 milhões de euros.

Futuro reforço do AC Milan de Ruben Amorim já assinou contrato

Aurelien Guernier vai ser jogador do AC Milan. Extremo de 18 anos já assinou o seu contrato com os Rossoneri e fica ligado até 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlo Ancelotti pede calma com Endrick na antevisão ao Brasil x Haiti: «Vai ser importante»

Carlo Ancelotti diz que Endrick faz parte dos planos da seleção brasileira. O treinador diz que para um torneio como o Mundial é necessário um equilíbrio emocional.

Braga renova contrato com Ana Rute

Ana Rute renova o seu contrato com o Braga. A jogadora segue assim para a 6.º temporada ao serviço do clube

Anders Hallberg é o novo treinador de andebol do Benfica

Anders Hallberg é o novo treinador da equipa masculina de andebol do Benfica. O treinador assinou um contrato válido por três temporadas.