FC Krasnodar: No meio está a virtude

- Advertisement -

O FC Porto fará hoje o primeiro de quatro jogos que terá que fazer para garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Para assegurar que não é relegado para a Liga Europa ao cabo de dois jogos, importará arrancar um bom resultado em solo russo. O FC Krasnodar, fundado em 2008, é portanto, o primeiro adversário da equipa portista neste pantanoso caminho até à mais importante prova de clubes a nível europeu.

Esta equipa russa é, para a grande maioria dos portugueses, desconhecida. Ora, esse desconhecimento pode levar, muitas vezes, a excessos de confiança e a facilitismos que, no caso, não têm razão de ser. O FC Krasnodar tem feito um trajeto ascendente no futebol russo e, pouco mais de dez anos após a sua fundação, procura a primeira presença na Liga dos Campeões. E essa presença só não está assegurada devido aos critérios de desempate do campeonato russo, uma vez que terminado o último campeonato russo, este clube situado a sul do país estava em terceiro lugar em igualdade pontual com o segundo (com acesso direto à Liga dos Campeões), o Lokomotiv de Moscovo, adversário do FC Porto na última edição da prova.

É uma equipa que, apesar de desconhecida, pode ser muito perigosa. Tem como ponto mais débil o setor defensivo e como ponto mais forte o meio-campo ofensivo, setor para o qual se reforçou, e bem, neste mercado de verão.

APOSTA JÁ NO DESFECHO DO JOGO DOS DRAGÕES NA RÚSSIA!

Começando de trás para a frente, a baliza é normalmente entregue a Safonov, um guarda-redes de 19 anos que apresenta uma invulgar maturidade para um jogador da sua idade, para além de bons atributos técnicos e físicos. À sua frente devem alinhar Petrov (prima pela regularidade) pela direita, Martynovich (grande estampa física, mas algo duro de rins) e Spajic (mais ágil do que o parceiro) no centro da defesa e Cristian Ramirez (melhor a atacar do que a defender) como lateral esquerdo. Eu diria que, apesar da regularidade dos jogadores que o compõe, é um setor com debilidades de sobra para serem aproveitadas pela velocidade e técnica dos avançados portistas.

Tonny Vilhena reforçou a equipa neste verão e é um dos nomes sonantes do clube russo
Fonte: FC Krasnodar

Na linha intermediária a música é outra. Chegaram esta época Vilhena, jogador de seleção holandesa vindo do Feyenoord, e Rémy Cabella, francês que chegou do AS Saint-Étienne. São dois jogadores de técnica apuradíssima e que conferem à equipa do FC Krasnodar maior e melhor capacidade de circulação bem como rasgo no momento do um para um. A fechar o trio de meio campo aparecerá Kombolov, um médio já bastante rodado e experimentado. A esta equação poderá ser adicionado Olsson, médio sueco de qualidade, que assumirá o lugar de Cabella caso o treinador russo opte por subir o francês no terreno. Provavelmente o setor mais forte do conjunto russo, muito alavancado pela qualidade técnica dos recentes reforços.

No que concerne ao ataque, Ari deverá ser o ponta-de-lança. Este brasileiro naturalizado russo já não tem a velocidade de outros tempos, mas continua a ser um tormento para qualquer defesa. No banco estará o conhecido Marcus Berg para qualquer eventualidade. Nas alas alinham, normalmente, Wanderson, extremo veloz e repentista, também ele um brasileiro naturalizado, mas pela Bélgica, e Younes Namil, dinamarquês com velocidade e capacidade de desequilíbrio. É certo que não é um setor composto por jogadores da elite europeia, mas tem qualidade de sobra para colocar em sentido a defesa portista se esta não estiver ao seu melhor nível.

Portanto, o FC Porto terá que se apresentar na sua melhor versão para vencer o jogo e trazer para a cidade invicta um resultado que lhe permita confirmar a passagem à fase seguinte, no Estádio do Dragão. Sérgio Conceição deve alertar a equipa contra os facilitismos que poderão surgir por via do desconhecimento que existe em relação a esta equipa do FC Krasnodar. Trata-se uma equipa com pouca experiência de futebol europeu, mas com muita qualidade. Analisando todos os setores, no meio está a maior virtude do adversário.

Foto de capa: UEFA

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis recorda primeiros tempos a jogar futebol: «Voltava para casa com os joelhos esfolados e tinha a minha mãe a gritar comigo porque...

Vangelis Pavlidis recordou ligação ao futebol. Avançado recordou tempos de miúdo em que jogava com os amigos num parque perto de casa.

Morgan Gibbs-White radiante com Vítor Pereira: «Nós aceitámos imediatamente o que ele quer»

Morgan Gibbs-White reagiu à vitória do Nottingham Forest sobre o Fenerbahçe. Jogo marcou a estreia de Vítor Pereira pelos ingleses.

Atlético Madrid quer contratar internacional português a custo zero e define plano

Bernardo Silva tem o futuro nas mãos e está em final de contrato com o Manchester City. Internacional português é alvo do Atlético Madrid.

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

PUB

Mais Artigos Populares

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.