Dragão seco e injustiçado | FC Porto 0-1 FC Barcelona

- Advertisement -

«Vamos sofrer com o Barcelona, mas o Barcelona também vai sofrer com o Porto». Bem-dito e bem certo. Podia ser bazófia de Sérgio Conceição, mas, para quem acompanha o FC Porto na Liga dos Campeões, não é nenhuma surpresa. Vivem, respiram e morrem por estes jogos.

Não têm medo de ninguém, impõem a sua identidade e querem sempre ser competitivos. E se tiverem pela frente tubarões ou equipas teoricamente superiores, parece que correr se torna um pouco mais suportável. Adoram e há que dar mérito.

No Estádio do Dragão, o Barcelona viu-se aflito para vencer. Não me parece um resultado justo. Na primeira parte, o FC Porto entrou com uma estratégia de pressão alta à saída de bola apoiada dos blaugrana e conseguiu anular, em momentos, o domínio da posse.

O Barcelona não conseguia segurar bola e dar continuidade a jogadas, perdendo o fio por diversas ocasiões. Além disso, os dragões encontraram uma oportunidade nas transições defensivas adversárias – que o Barcelona aparenta ter dificuldades – através de dinâmicas rápidas e bolas em profundidade.

FC Porto FC Barcelona
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

A nível individual, vale a pena também destacar o trabalho de Alan Varela e o contributo positivo de João Mário e Wendell nas laterais.

Se a primeira parte apresentou um certo equilíbrio (contrastava a melhor estratégia do Porto com o ligeiro maior perigo do Barcelona), na segunda deu mais Porto. Bem mais. Aliás, até podiam (e mereciam) empatar a partida. É verdade que criaram boas oportunidades, a questão é que falharam todas.

Não ajudou o excelente mérito defensivo por parte de Ronald Araújo, Jules Koundé e Marc-André ter Stegen, mas o grande problema está na finalização/eficácia do FC Porto. Não é de agora e tem sido tema ao longo desta época. São jogos como estes em que não se pode desperdiçar. Saiu caro.

Aspetos a melhorar há sempre, há que os identificar e afinar. No geral, o FC Porto deixou uma boa amostra do seu futebol. Do que é e pode ser capaz. Têm qualidade (apesar de plantel curto), um excelente treinador e personalidade. Junta-se um trabalho inteligente, consistente e disciplinado e a fórmula, mais cedo ou mais tarde, é o sucesso.

A continuar assim na Liga dos Campeões, passar a fase de grupos é uma questão de tempo.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.