FC Porto 1-0 Galatasaray SK: Marega coloca dragão no topo

- Advertisement -

O FC Porto venceu o Galatasaray por uma bola a zero, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo D da Liga dos Campeões. Marega teve cabeça para dar a vitória aos azuis e brancos, que ultrapassaram assim os turcos na frente da tabela.

O Dragão vestiu-se de gala para receber o primeiro jogo europeu da época. O FC Porto recebeu os turcos depois de empatar a uma bola na primeira jornada, na deslocação a Gelsenkirchen, e em caso de vitória assumia a liderança do grupo. No onze inicial, duas novidades relativamente ao encontro de sexta-feira, frente ao CD Tondela: Danilo voltou à titularidade no meio campo, enquanto que na frente entrou Corona, depois da lesão de Aboubakar o ter afastado da competição. Assim, Sérgio Conceição fez a equipa alinhar num 4-3-3, com Herrera, Otávio e Danilo no meio campo e o ataque com Brahimi e Corona nas alas e Marega na frente. Quanto ao Galatasaray, dois regressos à invicta. Fernando e Maicon alinharam de início no onze de Fatih Terim e voltaram a pisar o relvado de uma casa que já conhecem bem.

E se os primeiros aplausos da noite foram para a entrada em campo dos azuis e brancos, os primeiros assobios foram mesmo para Maicon. Toda a polémica que envolveu a saída do central brasileiro não foi esquecida pelos adeptos, que fizeram questão de o demonstrar a cada toque na bola. Dentro das quatros linhas, pertenceu ao Galatasaray AS o primeiro remate do encontro, que acabou por sair fraco e à figura de Casillas. O FC Porto respondeu com um cabeceamento por cima de Marega, mas o primeiro momento de perigo foi mesmo para os turcos. Sinan Gumus apareceu na área para finalizar o cruzamento de Onyekuru e valeu Maxi Pereira para afastar a bola e evitar o golo.

A resposta do FC Porto chegou à passagem do minuto 25, com Muslera a negar o primeiro do jogo a Brahimi. Corona trabalhou na direita do ataque e cruzou para a área, onde apareceu o argelino que, com um remate à meia volta, teve nos pés a melhor ocasião da equipa até esse momento. A dois minutos dos 40’, nova investida turca e duas boas ocasiões para abrir o marcador. Primeiro valeu Casillas a fazer a mancha ao remate de Nagatomo e, logo de seguida, foi a vez de Onyekuru voltar a ameaçar, com um remate forte à malha lateral.

O intervalo não chegou sem nova oportunidade para os visitantes e sem mais uma gigante intervenção de Casillas. Otávio perdeu a bola numa saída para o ataque e Sinan Gumus aproveitou para voltar a aparecer na cara do guarda-redes espanhol que, com o pé, voltou a impedir a desvantagem na partida.

Ao intervalo, valia ao FC Porto Iker Casillas, que por duas vezes negou o golo certo aos turcos
Fonte: FC Porto

E se os turcos saíram por cima para o descanso, os dragões entraram a vencer na segunda parte. À passagem do minuto 49 Alex Telles bateu um canto na esquerda e, de cabeça, Marega apareceu na área para o primeiro golo europeu no Dragão. Estava feito o 1-0. O Galatasaray AS procurou dar uma resposta, mas o perigo voltou a pertencer ao FC Porto. Após cruzamento de Brahimi novamente pela esquerda do ataque, o mexicano rematou de primeira para a defesa de Muslera, ao minuto 66.

Dez minutos depois Rodrigues apareceu em boa posição para reestabelecer a igualdade, mas apenas com Casillas pela frente atirou por cima. Gumus também podia ter feito o empate, mas cabeceou ao lado após livre do ex-portista Maicon. Com os turcos a tentarem o golo, Marega podia ter sentenciado a partida ao minuto 83. André Pereira isolou o maliano com um passe a rasgar a defesa, mas Muslera conseguiu evitar o segundo do encontro.

André Pereira podia também ter contribuído para uma vantagem mais dilatada, já em cima dos 90, mas o resultado acabou mesmo por não se alterar. Com esta vitória o FC Porto soma quatro pontos e ascende ao primeiro lugar do grupo, deixando para trás os turcos, com os três pontos conquistados frente ao Lokomotiv.

Onzes iniciais

FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Otávio (André Pereira, 79’), Danilo, Herrera (Sérgio Oliveira, 88’), Corona (Óliver, 69’), Brahimi e Marega

 

Galatasaray AS: Muslera, Nagatomo, Serdar Aziz, Maicon, Linnes, Belhanda (Feghouli, 73’), Donk (Inan, 68’), Fernando (Yunus Akgun, 84’), Rodrigues, Onyekuru e Sinan Gumus

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona já tem identificada alternativa ‘low cost’ a João Cancelo

O Barcelona está atento a Caio Henrique, jogador que pertence ao AS Mónaco. O lateral é a alternativa a João Cancelo.

Oskar Pietuszewski com o ‘mundo aos pés’: polaco do FC Porto tem gigantes europeus interessados

Oskar Pietuszewski pode deixar o FC Porto no mercado de verão. O extremo polaco conta com vários interessados nos seus serviços.

Como ajudar o Bola na Rede a crescer no Google?

O Bola na Rede pode continuar a crescer também na Google. Pedimos-te que nos ajudes a colocar o nosso site como fonte credível para a principal ferramenta de pesquisa do mundo.

Roger Schmidt na calha para voltar ao ativo na Bundesliga

Roger Schmidt é um dos candidatos a assumir o Frankfurt no final da presente temporada. O alemão está livre no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecida a avaliação da arbitragem do Sporting 1-2 Benfica

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou as notas dos árbitros dos encontros da 30.ª jornada da Primeira Liga.

Nottingham Forest de Vítor Pereira derrota Chelsea em jogo com 4 substituições por choques de cabeça

O Nottingham Forest foi ao Stamford Bridge vencer o Chelsea por três bolas a zero, num encontro da 35.ª jornada da Premier League.

Já há data e hora para o Sporting x Torreense da final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal, que será disputada entre o Sporting e o Torreense, vai ser jogada a partir das 17h15 do dia 24 de maio.