FC Porto 1-0 Galatasaray SK: Marega coloca dragão no topo

- Advertisement -

O FC Porto venceu o Galatasaray por uma bola a zero, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo D da Liga dos Campeões. Marega teve cabeça para dar a vitória aos azuis e brancos, que ultrapassaram assim os turcos na frente da tabela.

O Dragão vestiu-se de gala para receber o primeiro jogo europeu da época. O FC Porto recebeu os turcos depois de empatar a uma bola na primeira jornada, na deslocação a Gelsenkirchen, e em caso de vitória assumia a liderança do grupo. No onze inicial, duas novidades relativamente ao encontro de sexta-feira, frente ao CD Tondela: Danilo voltou à titularidade no meio campo, enquanto que na frente entrou Corona, depois da lesão de Aboubakar o ter afastado da competição. Assim, Sérgio Conceição fez a equipa alinhar num 4-3-3, com Herrera, Otávio e Danilo no meio campo e o ataque com Brahimi e Corona nas alas e Marega na frente. Quanto ao Galatasaray, dois regressos à invicta. Fernando e Maicon alinharam de início no onze de Fatih Terim e voltaram a pisar o relvado de uma casa que já conhecem bem.

E se os primeiros aplausos da noite foram para a entrada em campo dos azuis e brancos, os primeiros assobios foram mesmo para Maicon. Toda a polémica que envolveu a saída do central brasileiro não foi esquecida pelos adeptos, que fizeram questão de o demonstrar a cada toque na bola. Dentro das quatros linhas, pertenceu ao Galatasaray AS o primeiro remate do encontro, que acabou por sair fraco e à figura de Casillas. O FC Porto respondeu com um cabeceamento por cima de Marega, mas o primeiro momento de perigo foi mesmo para os turcos. Sinan Gumus apareceu na área para finalizar o cruzamento de Onyekuru e valeu Maxi Pereira para afastar a bola e evitar o golo.

A resposta do FC Porto chegou à passagem do minuto 25, com Muslera a negar o primeiro do jogo a Brahimi. Corona trabalhou na direita do ataque e cruzou para a área, onde apareceu o argelino que, com um remate à meia volta, teve nos pés a melhor ocasião da equipa até esse momento. A dois minutos dos 40’, nova investida turca e duas boas ocasiões para abrir o marcador. Primeiro valeu Casillas a fazer a mancha ao remate de Nagatomo e, logo de seguida, foi a vez de Onyekuru voltar a ameaçar, com um remate forte à malha lateral.

O intervalo não chegou sem nova oportunidade para os visitantes e sem mais uma gigante intervenção de Casillas. Otávio perdeu a bola numa saída para o ataque e Sinan Gumus aproveitou para voltar a aparecer na cara do guarda-redes espanhol que, com o pé, voltou a impedir a desvantagem na partida.

Ao intervalo, valia ao FC Porto Iker Casillas, que por duas vezes negou o golo certo aos turcos
Fonte: FC Porto

E se os turcos saíram por cima para o descanso, os dragões entraram a vencer na segunda parte. À passagem do minuto 49 Alex Telles bateu um canto na esquerda e, de cabeça, Marega apareceu na área para o primeiro golo europeu no Dragão. Estava feito o 1-0. O Galatasaray AS procurou dar uma resposta, mas o perigo voltou a pertencer ao FC Porto. Após cruzamento de Brahimi novamente pela esquerda do ataque, o mexicano rematou de primeira para a defesa de Muslera, ao minuto 66.

Dez minutos depois Rodrigues apareceu em boa posição para reestabelecer a igualdade, mas apenas com Casillas pela frente atirou por cima. Gumus também podia ter feito o empate, mas cabeceou ao lado após livre do ex-portista Maicon. Com os turcos a tentarem o golo, Marega podia ter sentenciado a partida ao minuto 83. André Pereira isolou o maliano com um passe a rasgar a defesa, mas Muslera conseguiu evitar o segundo do encontro.

André Pereira podia também ter contribuído para uma vantagem mais dilatada, já em cima dos 90, mas o resultado acabou mesmo por não se alterar. Com esta vitória o FC Porto soma quatro pontos e ascende ao primeiro lugar do grupo, deixando para trás os turcos, com os três pontos conquistados frente ao Lokomotiv.

Onzes iniciais

FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Otávio (André Pereira, 79’), Danilo, Herrera (Sérgio Oliveira, 88’), Corona (Óliver, 69’), Brahimi e Marega

 

Galatasaray AS: Muslera, Nagatomo, Serdar Aziz, Maicon, Linnes, Belhanda (Feghouli, 73’), Donk (Inan, 68’), Fernando (Yunus Akgun, 84’), Rodrigues, Onyekuru e Sinan Gumus

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

Golo de Anatoliy Trubin provoca estragos em França e Roberto De Zerbi está em risco no Marselha

Roberto De Zerbi está em risco de despedimento no Marselha. Eliminação da Champions League motiva reunião e pode precipitar saída.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.

Roleta-russa de emoções: eis os minutos em que o Benfica esteve apurado para os playoffs da Champions League

O Benfica só por duas vezes esteve virtualmente classificado para os playoffs da Champions League. Golo de Anatoliy Trubin permitiu feito.