FC Porto 1-0 Sporting CP: Dragões de pressão e leões em depressão

A CRÓNICA: DEMASIADA PRESSÃO PARA UM SPORTING CP SEM SOLUÇÃO

Está confirmado o segundo finalista da Taça de Portugal. O FC Porto, já com uma almofada da primeira mão (1-2), recebeu e venceu o Sporting CP por 1-0, num jogo marcado pela intensidade ímpar do lado azul e branco e pela inoperância ofensiva do lado lisboeta. Um jogo de duas partes distintas, ao passo que, depois de 45 minutos de encaixe, o FC Porto libertou-se das amarras e não deu hipóteses para os leões que apenas fizeram um remate na segunda parte…Depressivo, no mínimo.

O jogo principiou da mesma forma que o último: super intenso, altamente competitivo, porém muito pouco brilhante e sem grandes ocasiões para narrar. Ainda assim, o Sporting CP demonstrou um ligeiro ascendente – mais bola e algum conforto a enfrentar a linha defensiva portista. Sarabia, inclusive, até chegou a assustar cedo Marchesín com um golo em fora de jogo.

A partir daqui, o jogo entrou numa toada de encaixe tático, com ambas os conjuntos a não descolarem do que foi traçado antes do jogo. Do lado leonino destaque óbvio para Matheus Reis – muito capaz no transporte de bola e voraz nos duelos, ao passo que do lado portista, destaque positivo para Mbemba e Otávio, ao passo que, ainda assim, acabou por ser Zaidu o jogador que desperdiçou a oportunidade mais flagrante do primeiro tempo.

Segunda parte e história muito diferente. O FC Porto subiu (ainda mais) a intensidade, pressionou mais alto e, paulatinamente, foi conseguindo superiorizar-se a um Sporting CP que, mais uma vez, teve poucas soluções coletivas para inverter o rumo dos acontecimentos. Vitinha deu o mote – vários remates de perigo –, o FC Porto instalou-se no meio campo leonino e o lance do golo surgiu com naturalidade. No lance do único golo Toni Martínez aproveitou o espaço entre os centrais e catapultou o FC Porto rumo ao Jamor.

O Sporting CP, por sua vez, depois de se ver, na teoria, fora da corrida do título, vê também escapar a Taça de Portugal. Provavelmente o momento mais depressivo da era Rúben Amorim. 

A FIGURA

FC Porto Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha – Os elogios são imensos. Vitinha, jogo após jogo, vem demonstrando o porquê de ser uma das facetas de maior valor deste FC Porto 2021/2022 e, hoje, voltou a ser preponderante. Defensivamente rígido/concentrado e, ofensivamente, revelou-se chave no momento de guardar e proteger a bola do Sporting CP.

O FORA DE JOGO

FC Porto Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Pedro Porro – Não só pelo lance negligente no momento do cartão vermelho, como também pela exibição cinzenta no seu todo. Ofensivamente pouco fez e, defensivamente, teve algumas incertezas na ocupação do espaço, permitindo muito espaço de manobra a Zaidu para transportar a bola.

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

A equipa comandada por Sérgio Conceição alinhou em 4-3-3, que se desdobrava em 5-2-3 aquando em organização defensiva. Grujic juntava-se aos centrais e permitia a Mbemba e Pepe controlar as constantes movimentações do trio de ataque do Sporting CP, enquanto Pepê e Zaidu poderiam ter um enfoque mais eficaz perante Matheus Reis e Pedro Porro respetivamente. Ofensivamente, Fábio Vieira servia como elo de ligação para lançar o ataque, ao passo que, Vitinha e Otávio movimentavam-se harmoniosamente para destampar a organização montada por Rúben Amorim.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marchesín (6)

Pepê (6)

Mbemba (6)

Pepe (7)

Zaidu (6)

Grujic (5)

Vitinha (8)

Otávio (7)

Fábio Vieira (6)

Taremi (6)

Evanilson (6)

SUBS UTILIZADOS

Toni Martínez (8)

Galeno (7)

Eustáquio (5)

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Rúben Amorim alinhou o Sporting CP, como habitual, em 3-4-3 com Ugarte e Matheus Reis a serem as caras da mudança em relação ao dérbi a contar para o campeonato. De linhas subidas, o Sporting CP procurou perturbar o FC Porto na construção e instalar-se em organização ofensiva.

As dificuldades prenderam-se, no entanto, em ultrapassar a primeira fase de pressão portista. Adán serviu de líbero, mas a bola não descolava daquele quadrado na primeira fase de construção, sendo que, a equipa distanciou-se muito e poucas vezes conseguiu transitar ofensivamente.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Adán (6)

Pedro Porro (3)

Neto (5)

Coates (6)

Gonçalo Inácio (5)

Matheus Reis (7)

Ugarte (6)

Matheus Nunes (5)

Pote (6)

Sarabia (6)

Paulinho (5)

SUBS UTILIZADOS

Edwards (5)

Ricardo Esgaio (4)

Nuno Santos (-)

João Palhinha (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

Não foi possível colocar qualquer questão ao técnico do FC Porto, Sérgio Conceição

Sporting CP

Não foi possível colocar qualquer questão ao técnico do Sporting CP, Rúben Amorim

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto oficializa saída de Andoni Zubizarreta: «Forma conjunta e amigável»

O FC Porto oficializou esta quarta-feira a saída de Andoni Zubizarreta. Dirigente de 63 anos deixa o cargo de diretor desportivo.

João Diogo Manteigas visa Pedro Proença: «Como é que Rui Caeiro é vice-presidente da Federação sem ter sido eleito?»

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, visa Pedro Proença pela nomeação de Rui Caeiro na FPF.

Martim Mayer comenta candidatura de Luís Filipe Vieira: «O Benfica não precisa de regressos messiânicos, mas sim de um futuro fresco»

Luís Filipe Vieira anunciou oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Martim Mayer reagiu através de um comunicado.

Pablo Roberto está de saída do Casa Pia e a caminho do Brasileirão

Pablo Roberto prepara-se para regressar ao Brasil. Médio de 28 anos de saída do Casa Pia para reforçar o Fortaleza.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Sanches está de saída do PSG e já escolheu próximo clube

Renato Sanches está perto do Panathinaikos de Rui Vitória. Médio português não entra nos planos do PSG e sairá este verão.

Julian Draxler e a passagem pelo Benfica: «Nunca recuperei o ritmo necessário para voltar à minha melhor versão»

Julian Draxler esteve emprestado pelo PSG ao Benfica em 2022/23. Médio alemão recorda de forma breve a passagem pela Luz.

Sporting lança terceiro equipamento: «Leve como verão»

O Sporting já apresentou o terceiro equipamento para a temporada 2025/26. Zeno Debast aparece no vídeo. Eis as imagens.