📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 1-1 Nacional: O pecado da finalização

- Advertisement -

Pronúncia do Norte

Depois do empate em Belém na jornada anterior, o FC Porto recebia hoje o Nacional da Madeira com a responsabilidade de voltar às vitórias. No entanto, poucas horas depois da vitória caseira do Benfica frente ao Braga, os dragões voltaram a ceder pontos: 1-1 foi o resultado final.
Com Maicon no lugar do castigado Mangala e Herrera a jogar em vez de Defour, o FC Porto entrou fortíssimo na partida, trocando a bola com segurança, velocidade e dinamismo. Nos primeiros minutos, criou inúmeras oportunidades – os 10 remates que já levava aos 20 minutos de jogo ilustram bem o intenso domínio azul e branco.

Entretanto, o Nacional conseguiu acertar as marcações e, a partir daí, o FC Porto, embora mantendo a posse de bola e impedindo o adversário de criar perigo, nunca mais foi capaz de ser tão acutilante. A primeira parte terminou com dois ou três míseros remates dos forasteiros e uma diferença abissal de futebol produzido, porém o placard insistia em ditar um teimoso 0-0.

Lucho vs Nacional
Lucho Gonzalez frente ao Nacional / Fonte: A Bola

Na segunda parte, os dragões voltaram a entrar com vigor e chegaram ao golo à passagem do minuto 52 – Jackson correspondeu da melhor maneira ao cruzamento de Danilo e, de cabeça, bateu Gottardi. Os adeptos aplaudiram, festejaram e respiraram de alívio. O Nacional, todavia, não baixou os braços. A Mateus, que havia entrado dois minutos antes do golo, juntaram-se Diego Barcellos e Lucas João, lançados por Manuel Machado para aumentar o poder de fogo dos madeirenses. Paulo Fonseca respondeu com Quintero e Licá mas o FC Porto já não apresentava o mesmo discernimento.

Aos 82 minutos, Otamendi (com uma exibição imaculada e uma série de cortes de altíssimo nível até então) dominou mal uma bola, permitiu o contra-ataque rápido do Nacional e, mesmo tendo conseguido tirar uma bola rematada por Mateus em cima da linha, foi incapaz de parar a recarga de Rondón: estava reposta a igualdade. O FC Porto ainda tentou chegar aos três pontos nos dez minutos finais mas viu Gottardi negar o golo a Jackson já nos descontos, na melhor ocasião do FC Porto na segunda parte.

Paulo Fonseca vs Nacional
Paulo Fonseca / Fonte: Record

O FC Porto fez um bom jogo e acabou por pecar, essencialmente, pela falta de finalização. As estatísticas não enganam e demonstram bem a diferença entre as duas equipas: 63-23 em ataques, 30-8 em remates, 77%-23% em posse de bola, 17-0 em cantos.

Pela positiva, destacaria a prestação de Herrera – muito vertical, muito forte fisicamente, assumindo o jogo e revelando alguns pormenores muito interessantes (os três passes de calcanhar que fez na primeira parte deixaram água na boca). Pela negativa, o mau desempenho de Varela – demasiados passes falhados, demasiadas decisões mal tomadas, capaz de levar o mais paciente dos tripeiros ao desespero! No cômputo geral, a equipa apresentou-se a um nível bastante aceitável.
No fim, o Nacional da Madeira voltou a ser a “besta negra” do FC Porto no Dragão – mais de nove meses depois, os azuis e brancos voltaram a perder pontos no seu estádio.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.

Já é conhecido a vencedora do melhor golo no Futebol Feminino: «Um brilhante pontapé de escorpião reverso»

Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prémio Marta do FIFA The Best 2025, que corresponde ao melhor golo do ano no futebol feminino.

Prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025 já tem dono: eis a história

Andreas Harlass-Neuking venceu o prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025. Médico alemão do Regensburg salvou a vida de um adepto.