FC Porto 1-3 Bayer Leverkusen: Acabou o sonho europeu

- Advertisement -

A CRÓNICA: DERROTA COM MÃO DE TREINADOR 

Depois da derrota por duas bolas a uma na Alemanha, o FC Porto via-se obrigado a vencer o Bayer Leverkusen no Dragão para continuar a sua caminhada na Liga Europa.

Os dragões entraram melhor na partida, pressionantes e com um ritmo alto, mas, como consequência da linha defensiva estar subida, sujeitos a sofrer com bolas longas nas costas, fruto da velocidade dos avançados da equipa alemã.

O Bayer chegou mesmo à vantagem aos 10′, por intermédio de Alario, depois de uma jogada individual de Demirbay na direita, que deixou para Havertz no meio, que, por sua vez, assistiu o argentino. A partir desse momento, os germânicos tomaram conta da partida e o FC Porto apenas tentou sair em contra-ataque ou ataque rápido, embora sem sucesso. Fechou, desta forma, o primeiro tempo, com os portistas a precisarem de dois golos sem resposta para seguir em frente.

Ao intervalo, Sérgio Conceição tirou Uribe e colocou em campo Pepe, desequilibrando o esquema tático do FC Porto. Os dragões sofreram, no início da segunda parte, o segundo e terceiro golo, acabando por responder com um golo de Marega, mas que já não serviu para mudar nada na eliminatória. Tanto Bayer Leverkusen como FC Porto tiveram oportunidades para marcar, mas o marcador permaneceu inalterado após o 3-1 registado. Soares ainda foi expulso aos 84 minutos, depois de uma agressão a Tah.

O FC Porto foi, então, eliminado das provas europeias, num jogo em que a derrota partiu de Sérgio Conceição, com a substituição efetuada ao intervalo.

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Kerem Demirbay – O médio alemão apareceu nos sítios certos no timing correto, fosse para pausar o jogo ou para ajudar no último terço, tendo contribuído para dois dos três golos do Bayer. No primeiro fez o desiquilíbrio individual e depois soltou para Havertz, que assistiu para Alario e no segundo empurrou para o fundo das redes de Marchesín.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Sérgio Conceição – O técnico portista desmoronou por completo o equilíbrio tático da equipa ao substituir Uribe por Pepe ao intervalo. O FC Porto passou a jogar em 3-5-2 e qualquer desiquilíbrio individual dos alemães poderia, a partir daí, dar vantagens numéricas para criar perigo junto da baliza portista.

ANÁLISE TÁTICA – BAYER LEVERKUSEN

O Bayer apresentou-se em 3-5-2, com Tapsoba estrategicamente no lado habitual de Marega, de forma a anular a possível vantagem devido à velocidade que o maliano poderia ter. No ataque, pelo facto da defesa azul e branca estar subida, o Bayer tentou jogar longo nas costas. Os germânicos tiveram várias situações com um homem solto no segundo poste, mas não aproveitaram.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Hradecky (6)
Lars Bender (6)
Tah (6)
Sven Bender (6)
Tapsoba (7)
Sinkgraven (6)
Amiri (6)
Demirbay (8)
Havertz (7)
Diaby (6)
Alario (6)

SUBS UTILIZADOS

Dragovic (6)
Weiser (6)
Bailey (6)

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O FC Porto jogou toda a primeira parte com um bloco condensado, alto, mas sem ser agressivo na pressão. A exceção ao último ponto deu-se nos primeiros dez minutos, até ao golo dos alemães, em que a pressão portista estava realmente a condicionar o adversário. O FC Porto, a nível ofensivo, não conseguiu descobrir o caminho para a baliza de Hradecky muito por não ter a perceção atempada da liberdade no miolo. Em toda a primeira parte, quer Otávio, Uribe ou Sérgio Oliveira, à vez, estavam soltos da pressão germânica, faltando uma circulação mais rápida para a bola chegar a essa zona antes da pressão defensiva fazer efeito.

A substituição de Uribe, um dos melhores em campo, por Pepe, desmoronou a equipa portista a nível tático. Os três centrais foram apanhados em situações de um contra um perante os avançados dos alemães e qualquer desequilíbrio facilmente daria golo.

O FC Porto pagou o preço de querer ir com tudo para a frente, sofreu dois golos no início do segundo tempo e, mesmo com o golo de Marega, a substituição não compensou.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marchesín (5)
Corona (6)
Mbemba (6)
Marcano (6)
Alex Telles (6)
Otávio (6)
Uribe (6)
Sérgio Oliveira (5)
Luis Díaz (6)
Marega (6)
Zé Luís (5)

SUBS UTILIZADOS

Nakajima (6)
Pepe (6)
Soares (5)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC PORTO

Bola na Rede: Sérgio, tira o Uribe ao intervalo para colocar o Pepe. Acha que essa mexida desiquilibrou a equipa?

Sérgio Conceição: Não acho que a mexida tenha desequilibrado a equipa. Os três homens de trás são rápidos e fortes. Aquilo que eu queria do jogo, pressionar o adversário, resultou. Nesses cinco minutos sentiu-se condicionado, mas a jogar de forma diferente no segundo tempo, a primeira vez que foram lá fizeram o golo, portanto não acho.

BAYER LEVERKUSEN

Peter Bosz: O FC Porto é uma grande equipa, vimo-lo em Leverkusen. Tentámos aprender com o que erramos em Leverkusen e mudámos, jogamos com três centrais, tivemos um bom jogo posicional, e saímo-nos bem. Trocámos a bola e conseguimos chegar aos golos.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a mais recente atualização dos inscritos na Liga Portugal

A Liga Portugal emitiu a mais recente lista de jogadores que foram inscritos nas provas profissionais até às 21 horas.

Cristian Chivu deixa provocação ao AC Milan de Ruben Amorim: «No ano passado, ficaram muito atrás»

Em antevisão ao Inter Milão x Nápoles, Cristian Chivu provocou os rivais AC Milan e Juventus, desvalorizando o «confronto direto».

FC Porto contrata médio no final do mercado e jogador está inscrito na Primeira Liga

Ryan Gobbi é oficialmente reforço do FC Porto. O emblema azul e branco inscreveu o jovem de 18 anos na Primeira Liga.

Lazio muito perto de contratar defesa português

A Lazio deve confirmar nas próximas horas a contratação de Diogo Leite. O defesa português encontra-se livre no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli em conferência de imprensa: «Considero que talvez apenas durante 30 segundos não estivemos ao nível necessário»

Francesco Farioli realizou a conferência de imprensa após o triunfo do FC Porto frente ao Moreirense, por 2-1, na 5.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto deixa mensagem de esperança a Victor Froholdt

O FC Porto deixou uma mensagem a Victor Froholdt, que sofreu uma concussão cerebral durante o jogo contra o Moreirense.

Francesco Farioli: «Criámos condições para empatar primeiro e depois ganhar. Estou muito feliz com a vitória»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Moreirense, referente à 5.ª jornada da Primeira Liga.