FC Porto 1-3 Besiktas JK: FC Porto cai no Dragão, na estreia da Liga dos Campeões

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2

FC Porto e Besiktas JK estrearam-se na Uefa Champions League nesta quarta feira no estádio do Dragão. O FC Porto sabia que, para almejar uma qualificação para os oitavos de final, precisava de vencer os três confrontos no Dragão e ainda tentar buscar algum ponto como visitante, pois o seu grupo não é dos mais fáceis. Além do FC Porto e do Besiktas, o grupo ainda possui o Mónaco de França e os alemães do Leipzig.

O jogo começou com o Besiktas a assustar a baliza portista. Logo aos quatro minutos, o brasileiro Talisca deu a bola para Babel que limpou o lance e rematou com perigo à baliza. A bola ainda desviou num defensor portista e saiu com perigo para fora. Aos 13 minutos, em boa jogada executada pela ponta direita, o Besiktas abriu o marcador. Após cruzamento na área, Talisca antecipou-se ao defensor Marcano e cabeceou para as redes. FC Porto 0 x 1 Besiktas JK.

Aos 18 minutos ótimo ataque do FC Porto. Na pequena área Óliver Torres chutou à trave, perdendo uma excelente chance para igualar o marcador. O FC Porto insistia no ataque e essa insistência foi prontamente recompensada. Aos 21 minutos, Alex Telles cobrou um canto e o defensor Tosic cabeceou contra a sua própria baliza, fazendo o golo de empate do jogo. FC Porto 1 x 1 Besiktas JK.

O jogo estava equilibrado e as duas equipas não se faziam rogadas para atacar. Entretanto, o ataque turco foi mais feliz. Aos 28 minutos, o ponta de lança Cenk Tosun acertou um belo remate de fora da área e a bola foi parar no fundo da baliza de Iker Casillas. FC Porto 1 x 2 Besiktas JK. O FC Porto não se entregou ao golo sofrido e, três minutos após sofrê-lo, Soares chutou com perigo de fora da área e a bola tirou tinta da trave do guarda-redes. A partir dos 30 minutos, o Besiktas começou a controlar o meio-campo e explorava bem as subidas dos alas portistas, principalmente pelo lado de Ricardo Pereira. Babel, Talisca e Tosun mostravam muito entrosamento e qualidade para criarem as jogadas.

Talisca voltou a marcar golos frente a equipas portuguesas na Liga dos Campeões Fonte: uefa.com
Talisca voltou a marcar golos frente a equipas portuguesas na Liga dos Campeões
Fonte: uefa.com

O FC Porto mostrou-se bastante desorganizado taticamente no final da primeira parte e poucas vezes conseguiu chegar à área adversária utilizando o toque de bola. Aos 43 minutos, o Besiktas continuava a aproveitar a fragilidade do lado direito do FC Porto e por pouco o ex-jogador deste, Ricardo Quaresma, não ampliou o resultado. A primeira parte do jogo terminou com vantagem turca de um golo. O FC Porto necessitava corrigir os seus erros da primeira parte – que foram muitos – e voltar melhor para a segunda parte.

Parece que o treinador do FC Porto também não gostou do que viu e para a segunda parte veio para campo com duas substituições. Saíram Óliver Torres e Jesús Corona para as entradas de Otávio e André André. A intenção do técnico portista era encorpar mais o meio-campo da equipa. O FC Porto teve a posse de bola nos 15 minutos iniciais da segunda parte, mas não conseguia ultrapassar a barreira defensiva da equipa turca.

Aos 63 minutos, o FC Porto teve a grande chance para empatar o confronto. Após belo passe de Brahimi, o ponta de lança Soares ficou de frente para o guarda-redes que fez ótima defesa ao remate do brasileiro. O FC Porto melhorava em campo e nem parecia a equipa que terminou a primeira parte. Aos 64 minutos, o defensor Ozyakup tirou a bola em cima da linha após cabeçada de Marcano. Nesse momento, o sistema defensivo turco não parecia estar tão blindado como antes. Aos 77 minutos, bela triangulação do FC Porto. Marega abriu o lance para Ricardo Pereira que foi à linha de fundo e fez um cruzamento rasteiro para Brahimi. Porém, o argelino chutou muito mal e a bola passou longe da baliza.

Com o passar do tempo, o nervosismo começou a tomar conta da equipa portista. O técnico Sérgio Conceição partiu para o tudo ou nada e tirou do campo o médio Danilo Pereira para a entrada de Hernâni. O FC Porto jogaria os últimos 10 minutos de jogo de maneira bem ofensiva. Tanta ousadia portista acabou por ter um alto preço. Novamente explorando as alas portistas, o espanhol Álvaro Negredo tocou para Ryan Babel que com um remate de primeira, dentro da área, fez o terceiro golo turco no jogo. Assim liquidou o confronto. FC Porto 1 x 3 Besiktas JK. Aos 90 minutos Soares ainda finalizou com perigo à baliza turca, mas o remate foi para fora.

A derrota complica a vida do FC Porto na Uefa Champions League e, num grupo tão equilibrado, as chances de qualificação diminuíram. O Besiktas mereceu a vitória. Soube jogar com inteligência e fez valer a sua proposta de jogo. Para o FC Porto fica evidente que o elenco para o Campeonato Português pode até dar resultados, mas numa competição como a Champions League a situação complica-se. O Besiktas JK foi o primeiro adversário mais qualificado que a equipa portista enfrentou nessa época e as fragilidades técnicas da equipa ficaram escancaradas. Ainda restam cinco jogos, nada está perdido, há muito trabalho pela frente até ao próximo compromisso europeu– daqui a duas semanas contra o Mónaco na França – e os adeptos, que aplaudiram os jogadores no final do jogo, acreditam que a equipa ainda possa triunfar.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro continua num bom caminho em direção à subida para a Liga Saudita

O Al Ula de José Peseiro conseguiu uma vitória importante por 3-1 na visita ao segundo classificado Al Diriyah.

Rui Borges soma 13 vitórias consecutivas em casa e ultrapassa Augusto Inácio e Ruben Amorim

A vitória do Sporting de Rui Borges frente ao Famalicão foi o 13.º triunfo consecutivo em Alvalade. O terceiro melhor registo da história do clube.

Daniel Bragança estreia-se em registo na sua carreira

Daniel Bragança marcou pela primeira vez na sua carreira um golo de cabeça, dando a vitória ao Sporting contra o Famalicão.

Imprensa espanhola volta a associar José Mourinho ao Real Madrid: «Uma chamada do Real Madrid poderia mudar tudo…»

José Mourinho vai enfrentar o Real Madrid ao serviço do Benfica. O técnico foi novamente associado aos espanhóis.

PUB

Mais Artigos Populares

Antonio Conte deixa o alerta sobre Alisson Santos: «Nunca foi um titular no Sporting»

Antonio Conte está satisfeito com as prestações de Alisson Santos, jogador que chegou ao Nápoles no mercado de inverno.

Vinícius Júnior fala de José Mourinho: «Mudou um pouco a história do Real Madrid»

Vinícius Júnior falou sobre José Mourinho. O extremo do Real Madrid deixou elogios ao atual treinador do Benfica.

Sporting com baixa importante confirmada para a partida contra o Moreirense

Pedro Gonçalves vai falhar o encontro entre o Sporting e o Moreirense, devido a castigo por acumulação de amarelos na Primeira Liga.