FC Porto 2-1 FC Paços de Ferreira: Um penálti para disfarçar a ineficácia

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

O FC Porto assumiu a liderança provisória da Liga com nova vitória, desta feita por 2-1, frente ao Paços de Ferreira. No entanto, não se pense que os três pontos desta 12.ª jornada vieram livres de suores frios.

Para uma partida tradicionalmente difícil para a equipa portista, Lopetegui acabou por optar pela matriz tática mais óbvia: apesar de o Paços ser um adversário de boa valia, como tem demonstrado ao longo da temporada, o meio-campo assumiu uma postura ofensiva, com a colocação de Rúben Neves atrás de André e Herrera, que parece ter voltado para ficar. Na frente, Brahimi e Corona repetiram a titularidade registada na Madeira, com o União, municiando Aboubakar, regressado para o lugar do castigado Osvaldo.

No entanto, o início de jogo dos dragões seria tudo menos tranquilo: à passagem do minuto oito, Bruno Moreira marcou para os ‘castores’. A defesa do FC Porto mostrou-se descuidada, esquecendo-se por completo da marcação ao avançado luso, que aproveitou para inaugurar o marcador.

O tento teve o condão de despertar a equipa da casa. A meio da primeira parte, pode dizer-se que se ia assistindo a um bom jogo de futebol. O Paços de Ferreira soube fechar-se bem nos momentos certos e injetar boas doses de veneno no contra-ataque. O FC Porto passou a controlar depois do golo sofrido, mas os problemas de jogos anteriores mantiveram-se: os últimos 25 metros revelam-se infrutíferos e parcos em ideias.

Ainda assim, aos 29 minutos, Jesús Corona fez o sexto golo (num belo movimento de classe) da conta pessoal no campeonato e restabeleceu, justamente, a igualdade.

Depois de uma entrada em campo algo adormecida da parte do FC Porto, os dragões conseguiram tomar conta das operações, ainda que, numa fase inicial, este domínio tenha sido inconsequente. A partir da meia hora de jogo, talvez mais descomplexada, a equipa de Lopetegui começou a ser mais objetiva e poderia ter chegado ao intervalo a vencer. Sinal mais para Brahimi, Layún e Corona, enquanto os centrais se mostraram algo nervosos e os médios permissivos a nível defensivo, apesar de boa desenvoltura atacante e simplicidade de processos colocada em campo.

‘Tecatito’ Corona marcou o seu 6º golo na Liga e esteve em bom plano Fonte: FC Porto
‘Tecatito’ Corona marcou o seu sexto golo na Liga e esteve em bom plano
Fonte: FC Porto

Na segunda parte, o jogo contou pouca história. O FC Porto continuou a controlar mas demonstrou ineficácia algo aflitiva na hora de finalizar. O público do Dragão voltou a evidenciar a insatisfação acerca da prestação dos jogadores azuis e brancos e só a grande penalidade convertida por Miguel Layún, que acabaria por ser decisiva, conseguiu mascarar as falhas gravosas.

Em suma, os sinais continuam a não ser animadores. Ainda que, no Estádio do Dragão, o FC Porto acabe por chegar com maior facilidade à zona de finalização, continua a fazê-lo de modo atabalhoado e à mercê da sorte dos lances. E, claro, na hora H, o adjetivo «perdulário» continua a estar na ordem do dia dos jogadores azuis e brancos.

O próximo teste é de grau de dificuldade máximo e pode definir boa parte da época do clube da Invicta. O Chelsea de José Mourinho abre as portas de Stamford Bridge, e a vitória é praticamente obrigatória para seguir para os ‘oitavos’. Há que puxar pelos “galões”!

Figura do jogo:

Corona – 90 minutos em campo, um golo e boa dose de irreverência. Ainda que continue a perder-se em muitos lances individuais, já provou ser uma mais-valia em jogos mais “fechados” e é o novo abre-latas do Dragão, após o eclipse de Varela.

O fora-de-jogo:

Maicon – Muito intranquilo nos instantes iniciais, não foi capaz de serenar a defensiva do FC Porto, que tremeu em cada contra-ataque do Paços de Ferreira. Subiu de rendimento na segunda parte, período em que a equipa da capital do móvel praticamente deixou de existir em termos ofensivos. Terá muito que suar para voltar a conquistar um lugar ao sol.

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.