FC Porto 2-1 Sporting CP: A vitória não chegou para impedir a fuga do campeonato

Última jornada da primeira liga e um campeão por decidir no início do jogo. O FC Porto entrou em campo sabendo que o SL Benfica estava a um ponto de conquistar o título e que dependiam do resultado do jogo entre as águias e a turma açoriana do CD Santa Clara para conseguir ser campeão.

Para fechar esta edição da Primeira Liga Portuguesa, nada melhor do que um clássico entre dragões e leões, que serviu também para apimentar o “até já” dos dois clubes à principal competição do futebol profissional em Portugal. Na próxima semana as duas equipas encontram-se novamente para a final da Taça de Portugal e este jogo foi uma espécie de “aquecimento” do que ainda está por vir. O Sporting CP esteve na liderança do marcador, mas o FC Porto conseguiu dar a volta e fechar o campeonato com uma vitória caseira.

A exibição começou com uns largos minutos de atraso de forma a que não houvesse qualquer adiantamento face ao jogo do SL Benfica. Os primeiros 20 minutos da partida mostraram um jogo morno, com muito poucas oportunidades e as duas equipas a não procurarem muito o golo. Um dos primeiros casos do jogo foi a expulsão de Borja que, ao agarrar Corona que já tinha caminho livre para a baliza, recebeu primeiro o cartão amarelo. O VAR entrou em cena e Fábio Veríssimo acabou por dar o cartão vermelho ao colombiano. A partir desse momento, o FC Porto ganhou espaço no terreno e as oportunidades apareceram para os azuis e brancos. Primeiro por Marega, que acabou por passar ao lado, e depois foi o lance de Soares que, pela esquerda, cruzou para a entrada de Corona na área mas Renan ainda disse presente.

Dez minutos antes do intervalo no clássico, Marega conseguiu introduzir a bola dentro da baliza, mas o lance foi anulado por posição irregular do maliano. Alex Telles também tentou a sua sorte através da cobrança de um livre direto à baliza do Sporting CP, mas Renan respondeu com uma boa defesa. Sem mais oportunidades de perigo na primeira parte, o jogo seguia para intervalo com um 0-0 no marcador numa altura em que o SL Benfica ganhava por 3-0 ao intervalo. O possível cenário de festa para o FC Porto ficava cada vez mais longínquo e as águias voavam mais alto.

Renan foi negando alguns golos ao FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Na segunda metade do jogo Sérgio Conceição fez duas alterações – entrou Brahimi e saiu Otávio e Manafá entrou para o lugar de Pepe. Danilo foi quem esteve mais perto de inaugurar o marcador. Canto batido por Corona, Militão insiste de cabeça e a bola sobra para Danilo que, de pé esquerdo, atirou muito perto da baliza adversária. Num lance parecido, Soares recebeu também a bola vinda da bandeirola de canto, mas desta vez foi direta para as luvas de Renan.

Na sequência do lance o Sporting CP, numa das poucas oportunidades que teve durante o encontro, fez o primeiro golo da partida por intermédio de Luiz Phellype. Diaby encontrou Acuña com espaço e o argentino, após receber a bola, envia-a para o lado direito para o ponta-de-lança brasileiro do Sporting CP fazer o golo. Keiser mexeu de imediato e fez entrar Tiago Ilori para o lugar de Bruno Gaspar. Minutos depois, foi a vez de Luiz Phellype sair para a entrada de Bas Dost.

Nas bolas paradas não há igual à turma de Sérgio Conceição e foi a vez de Felipe rematar de cabeça, mas passou por cima. O FC Porto procurava o empate e Danilo tentou recuperar a desvantagem com um tiro do meio da rua que bate com estrondo na trave. Os azuis e brancos estiveram muito perto do golo neste lance. O 22 do FC Porto ameaçou e acabou mesmo por marcar! Aos 78 minutos, mais um canto batido, a bola ressalta em Felipe e Danilo, de cabeça, aproveita para igualar o marcador no Estádio do Dragão.

Aos 85 minutos o FC Porto esteve muito perto do golo. Marega apareceu sozinho do lado direito e enviou a bola para Aboubakar, que só tinha Renan pela frente, mas o guardião leonino faz uma grande defesa com o pé esquerdo. A bola sobrou para Soares que, à entrada da área, rematou para o desvio e após um cruzamento, Soares cabeceou mas a bola foi cortada em cima da linha por Mathieu. Aos 87 minutos, só podia ser de uma forma… Mais uma vez, pontapé de canto, bola desviada por Felipe e Herrera de pontapé de bicicleta faz a reviravolta no marcador. Grande golo do capitão do FC Porto.

Keiser ainda mexeu aos 89’ para a entrada de Wendel e a partida encerrou de uma forma atribulada com a expulsão de Corona. Os ânimos exaltaram-se no Estádio do Dragão e com tantos empurrões e puxões, o árbitro só conseguiu percecionar-se da falta de Corona. Último jogo do campeonato para o FC Porto e o último também para alguns jogadores que pisaram o relvado do Estádio do Dragão. Felipe, Brahimi, Herrera, Militão, Marega, Alex Telles e do lado do Sporting CP, Bruno Fernandes, são estes os nomes que à partida estão de malas feitas para outros destinos. Fecham-se assim as cortinas da Liga NOS 2018/2019, mas na próxima semana ainda há uma final a ser disputada entre FC Porto e Sporting CP.

Onzes iniciais e substituições:

FC Porto – Vaná; Militão, Felipe, Pepe (Manafá 46’) e Alex Telles (Aboubakar 76’); Danilo Pereira, Herrera, Corona e Otávio (Brahimi 46’); Soares e Marega

Sporting CP – Renan; Bruno Gaspar (Ilori 64’), André Pinto, Mathieu e Borja; Petrovic, Gudelj e Bruno Fernandes (Wendel 88’); Diaby, Luiz Phellype (Bas Dost 67’) e Acuña

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.