FC Porto 2016/17: O que falhou e o que urge mudar

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoEstá a aproximar-se do final mais uma época futebolística e, para o FC Porto, esta parece tratar-se de mais uma temporada na qual o clube não conquistará qualquer título. Dez (10) de agosto de 2013 marca a última vez na qual os azuis e brancos ergueram um troféu (Supertaça Cândido de Oliveira); daí até agora a realidade é a de um longo jejum que já se arrasta há quase quatro anos, algo que num passado recente se trataria de um cenário impensável para qualquer adepto do FC Porto.

Chegados tão próximo do final da época importa olhar para o passado e para o futuro e colocar duas questões fulcrais: 1) o que falhou?; 2) o que urge mudar? As questões são relativamente óbvias, mas as respostas carecem de uma reflexão mais aprofundada. Começando pelo que falhou, parece claro que o principal erro no planeamento da época desportiva esteve na escolha de Nuno Espírito Santo para ocupar o cargo de treinador do FC Porto. Nuno trouxe à equipa uma atitude dentro de campo que há muito não se via; porém, nunca mostrou ser capaz de aliar essa atitude dos futebolistas à qualidade dos processos. O treinador dos azuis e brancos adotou sempre uma postura extremamente conservadora (dentro e fora das quatro linhas) e, no que se refere ao modelo de jogo do FC Porto, pareceu nunca ser capaz de apresentar ideias bem definidas.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Olhando atentamente para as individualidades do FC Porto facilmente se compreende que não foi aí que a época dos azuis e brancos falhou. A atitude dos futebolistas foi sempre extremamente digna, estes sempre foram cumprindo com aquilo que, claramente, eram as instruções do seu treinador e, no cômputo geral, o plantel do FC Porto é composto por futebolistas com muita qualidade, como Iker Casillas, Marcano, Danilo, Rúben Neves, João Carlos Teixeira, Óliver Torres, Brahimi, Corona, Otávio, Diogo Jota, ou André Silva. Assim sendo, não restam dúvidas daquele que foi o elo mais fraco na temporada dos dragões, dando este pelo nome de Nuno Espírito Santo.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Afinal (ainda) temos campeonato

E quando tudo fazia prever que o campeonato estaria a ser pintado de azul e branco, bastaram duas jornadas para que esse quadro se alterasse.

Conselho de Disciplina instaura processo ao FC Porto devido à atitude dos apanha-bolas no Clássico

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo ao FC Porto, devido à atitude dos apanha-bolas no Clássico.

Roberto Martínez comenta grupo da Liga das Nações: «Não vamos gerir»

Roberto Martínez já reagiu ao sorteio da Liga das Nações, com Portugal a partilhar grupo com Noruega, Dinamarca e País de Gales.

Benfica: há treinador a ser apontado ao Andebol e Jota González pode sair

Jota González está a terminar contrato com o Benfica e a secção de Andebol pode vir a ter um novo treinador. Jonas Wille agrada à estrutura.

PUB

Mais Artigos Populares

Conselho de Disciplina não facilita e William Gomes falha a próxima partida do FC Porto

William Gomes está oficialmente de fora da partida entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, devido a castigo do Conselho de Disciplina.

Raheem Sterling confirmado como reforço do Feyenoord

Raheem Sterling é o mais recente reforço do Feyenoord. O internacional inglês estava livre no mercado após ter rescindido com o Chelsea.

Treino do FC Porto contou com novidade importante no relvado

Nehuén Pérez apresentou-se no relvado do Olival. O defesa do FC Porto encontra-se a recuperar de uma lesão grave.