📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 3-1 CD Aves: Dragões conquistam um troféu que já deixava saudades

- Advertisement -

Naquela que foi a 40.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira entre o campeão português, FC Porto, e o vencedor da Taça de Portugal, Clube Desportivo das Aves, os “Dragões” conseguiram escapar do Estádio Municipal de Aveiro com mais um troféu, que vai direto para o museu do clube. O jogo foi quente, bem como a temperatura, e o ambiente no estádio estava ao rubro com 25 mil adeptos do campeão nacional dentro do recinto para assistirem à conquista da Supertaça que já fugia há “cinco anos”.

Quanto ao onze inicial, não houve surpresas relativamente à tática escolhida pelo treinador, jogando num sistema de 4-4-2 como tinha sido hábito na época transacta. No que toca aos 11 jogadores, quando todos esperavam que fosse Tiquinho Soares a fazer dupla na frente de ataque portista com Vincent Aboubakar, Sérgio Conceição decidiu apostar em André Pereira. De realçar também a titularidade de Diogo Leite, jovem jogador da formação do FC Porto, que renovou o seu vínculo ao clube esta semana.

Foi o FC Porto quem entrou melhor no jogo e ao minuto cinco da partida Aboubakar remata à baliza com muito perigo após o cruzamento de André Pereira. O golo foi evitado com uma grande defesa do guarda-redes do CD Aves, Quentin Beunardeau.

Nove minutos depois, aos 14 minutos, chega o primeiro golo do jogo por parte da equipa da Vila das Aves, num lance em que Diogo Leite corta a bola para a entrada da área e a mesma é desviada pelo árbitro da partida Luís Godinho, sobrando para o brasileiro Cláudio Falcão que remata com força e a bola passa junta ao poste, sem hipóteses para Iker Casillas.

Num momento em que o CD Aves parecia estar mais por cima do jogo, Yacine Brahimi faz o empate para os “Dragões”, numa jogada praticamente iniciada e finalizada pelo mesmo. Após sair da pressão de Rodrigo Soares, o argelino passa para Aboubakar que devolve para a entrada de Brahimi e remata por entre as pernas de Beunardeau.

Dois minutos após a meia hora de jogo, Derley provocou um susto à equipa portista ao cabecear na pequena área. No entanto, Iker Casillas mostrou estar atento e manter bons reflexos e defendeu aquela que era uma bola difícil. Por essa altura, Brahimi apresentava queixas no pé esquerdo devido a uma entrada de Amilton e teve de ser substituído por Jesús Corona.

Nos últimos cinco minutos da primeira parte, ambas as equipas causaram perigo. Primeiro por Nildo Petrolina que remata cruzado a rasar o poste contrário da baliza de Casillas e depois foi a vez de Felipe tentar dar a vantagem à equipa da cidade invicta num lance inicialmente bem trabalhado por Corona que cruza para a área e após um cabeceamento mal-executado por parte de Diogo Leite, Felipe desvia para a baliza, mas Benardeau segura em cima da linha.

Ambiente vivido após a vitória do FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira
Fonte: Bola na Rede

Acabam os primeiros 45 minutos de um jogo que até ao momento estava a ser muito físico para ambos. Nenhuma das duas equipas se destacou totalmente dando assim justiça ao resultado.

Recomeça o encontro no Municipal de Aveiro e o FC Porto dá sinais de estar melhor na partida segurando mais a bola e fazendo alguns ataques que poderiam dar a vantagem aos campeões nacionais. Ao chegar ao minuto 60, Herrera sofre um golpe no sobrolho e fica a sangrar bastante. Os ânimos exaltam-se e Sérgio Conceição é expulso do banco do FC Porto por protestos.

Alguns minutos depois, os “Dragões” chegam ao segundo golo por Maxi Pereira, aquele que foi considerado o homem do jogo. O uruguaio tocou para Otávio e o brasileiro fez o favor de devolver a bola e em ângulo difícil, Maxi faz a bola passar novamente por baixo das pernas do guardião do CD Aves.

O FC Porto faz o terceiro golo aos 84 minutos pelos pés de Corona num período em que o jogo estava pouco agitado. O mexicano retirou as dúvidas que ainda restavam quanto ao vencedor da Supertaça através de um grande remate de fora de área.

De realçar ainda a saída de Tiquinho Soares por lesão na zona abdominal, ficando o FC Porto a jogar com dez elementos.

O FC Porto conquista assim a 21.ª Supertaça Cândido de Oliveira e o troféu número 1279 na era de Pinto da Costa na presidência. Uma partida bem disputada na primeira parte, mas o CD Aves foi muito abaixo na segunda metade e o FC Porto controlou o jogo e passou para a frente do marcador. Uma 40.ª edição da Supertaça muito dura a nível físico. Foram quatro os cartões amarelos mostrados e foram ainda necessárias várias intervenções da equipa médica.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.