📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 3-1 CS Marítimo: Portistas terminam 2017 no topo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

FC Porto e CS Marítimo realizaram hoje o seu último jogo de 2017, no que ao campeonato diz respeito, no Estádio do Dragão, a contar para a 15ª jornada da Liga NOS. À entrada para esta partida a equipa portista era segunda classificada da prova, depois de ter visto o Sporting CP vencer o Portimonense SC no sábado e subir provisoriamente ao primeiro posto, enquanto que a equipa insular era quinta classificada, condição que, qualquer que fosse o resultado desta partida, manteria até à próxima jornada, já em 2018.

Tudo a postos para o início do encontro, que se deu logo após o apito do árbitro Manuel Mota. Nos primeiros minutos a equipa da Madeira conseguiu impor dificuldades ao FC Porto na fase inicial de construção de jogo, mérito à equipa de Daniel Ramos por isso, mas tal não impediu que os azuis e brancos chegassem à primeira grande ocasião de golo, por Ricardo Pereira, à passagem do primeiro quarto de hora de jogo. Após esse lance os jogadores portistas foram-se aproximando da área adversária cada vez mais e tornaram-se mais estáveis no meio-campo maritimista.

O FC Porto estava cada vez mais pressionante e, na cobrança de um pontapé de canto chegou, com alguma naturalidade, ao primeiro golo, aos 19 minutos. Cruzamento de Alex Telles e cabeceamento exímio de Diego Reyes, de cima para baixo, como mandam as leis, não dando hipótese de defesa ao guardião Charles. Excelente execução do mexicano, que se tem vindo a afirmar no onze de Sérgio Conceição, e que aqui voltou a justificar a aposta por parte do técnico. O FC Porto voltava a estar, condicionalmente, no topo da tabela classificativa.

Mas não esteve durante muito tempo uma vez que, apenas sete minutos depois do golo portista, Fábio Pacheco marcou para o CS Marítimo, empatando o encontro. O lance começa com uma iniciativa ofensiva de Ricardo Valente, que rematou e obrigou José Sá a fazer uma grande defesa. A bola sobrou depois para Fábio China, que só teve de passar para Fábio Pacheco atirar para o golo. A bola ainda sofreu um desvio em Diego Reyes, mas estava feito o golo do CS Marítimo.

O jogo prosseguiu com o FC Porto a pressionar e a tentar repor a sua vantagem no marcador, mas não conseguia; a defesa do CS Marítimo ia conseguindo travar todas as tentativas azuis e brancas. Ao minuto 40, contrariedade para Daniel Ramos, que viu João Gamboa ser expulso por segundo amarelo, após entrada imprudente sobre Herrera, cujo livre levou muito perigo à área do CS Marítimo, através de uma cabeçada de Marcano, causando calafrios à equipa visitante.

E quando parecia que o encontro ia para o intervalo com o empate a uma bola no marcador, Brahimi decidiu com um grande passe lançar Marega em direção à baliza de Charles, e este voltou a ferir os insulares. Remate de pé esquerdo da estrela maliana do FC Porto, com o guarda-redes ainda a tocar na bola, a repor a vantagem azul e branca. Festa no Dragão com o golo do avançado e estava assim concluída a primeira parte.

Boa exibição das duas equipas no primeiro tempo, o FC Porto a conseguir chegar ao descanso a vencer, e o CS Marítimo a defender muito bem e a marcar um golo, embora tenha sofrido dois, mas castigado com a expulsão de Gamboa, situação que poderia tornar bastante complicada a segunda parte para os comandados por Daniel Ramos. Esperava-se um grande desafio para os maritimistas no segundo tempo, bem como para o FC Porto, que teria de continuar firme na procura de pelo menos mais um golo, mas estando atento a potenciais ameaças do CS Marítimo.

Brahimi desbloqueou o jogo com um grande passe para Marega Fonte: Facebook do FC Porto
Brahimi desbloqueou o jogo com um grande passe para Marega
Fonte: Facebook do FC Porto

A partida recomeçou com o FC Porto ao ataque, e aos 51 minutos, bem que poderia ter marcado mais um. Confusão na área do CS Marítimo e Marega arranjou espaço para rematar para uma grande defesa de Charles.

Era o FC Porto que continuava instalado no meio campo do Marítimo, tentando o golo, enquanto que a equipa da Madeira explorava o contra-ataque e qualquer espaço existente na defesa portista para iniciar um ataque rápido. Numa segunda parte com muito poucas oportunidades de golo, apenas aos 78 minutos surgiu a maior, e deu mesmo em golo. Novamente Marega, assistido, também novamente, por Brahimi, e mais uma vez com o pé esquerdo atirou a contar para o seu segundo golo da conta pessoal, com a bola a tocar ainda em Charles (outra vez). Marega igualou assim Aboubakar no número de golos no campeonato e ia sendo a estrela maior deste encontro.

Apito final e 3-1 no marcador. Resultado justo após uma boa primeira parte, bem disputada, e uma segunda parte onde só se viu FC Porto, fruto, em parte, da expulsão de Gamboa ainda antes do intervalo. Chega assim ao fim o ano de 2017 no campeonato, o FC Porto é primeiro classificado e termina o ano como campeão de inverno, o que não importa (quase) nada nas contas do título, e o CS Marítimo termina o ano no quinto posto. Venha 2018!

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim espera pedidos de saídas do Manchester United no próximo mercado

Ruben Amorim acredita que poderá haver jogadores do Manchester United a pedir para sair no mercado de inverno.

Ruben Amorim pensa no título da Premier League: «Só quero ganhar todos os jogos e terminar no topo da liga»

Ruben Amorim quer qualificar o Manchester United para a Europa e aborda título da Premier League. Red Devils enfrentam Nottingham Forest às 15h00.

Que papel terá Humberto Coelho caso Rui Costa ganhe as eleições? «Ainda não está definido»

Humberto Coelho é candidato a vice-presidente do Benfica na lista de Rui Costa. Lenda encarnada admite que papel ainda não está definido.

Diretor de campanha de Noronha Lopes responde a Rui Costa: «Benfica está ocupado por gente pouco séria agarrada ao poder»

Vasco Mendonça, diretor de campanha de João Noronha Lopes, reagiu a declarações de Rui Costa, comunicado e queixa apresentada à CNPD.

PUB

Mais Artigos Populares

Ousmane Diomande analisa vitória do Sporting e aponta: «Tivemos de ser cuidadosos com a lesão que tive»

O Sporting venceu o Alverca por 2-0 para a jornada 10 da Primeira Liga. Ousmane Diomande analisou desfecho e abordou lesão.

Rui Borges comenta lesão de Iván Fresneda: «Ainda não sei a gravidade, acredito que não seja muito grande»

O Sporting venceu o Alverca por 2-0 na jornada 10 da Primeira Liga. Rui Borges falou sobre a lesão de Iván Fresneda.

Rui Borges antevê Juventus para a Champions League: «Não vamos ter muito para ver e estudar»

Rui Borges já olha para o próximo jogo diante da Juventus. Técnico dos leões aborda mudança de treinador no clube italiano.