📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 3-1 CS Marítimo: Portistas terminam 2017 no topo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

FC Porto e CS Marítimo realizaram hoje o seu último jogo de 2017, no que ao campeonato diz respeito, no Estádio do Dragão, a contar para a 15ª jornada da Liga NOS. À entrada para esta partida a equipa portista era segunda classificada da prova, depois de ter visto o Sporting CP vencer o Portimonense SC no sábado e subir provisoriamente ao primeiro posto, enquanto que a equipa insular era quinta classificada, condição que, qualquer que fosse o resultado desta partida, manteria até à próxima jornada, já em 2018.

Tudo a postos para o início do encontro, que se deu logo após o apito do árbitro Manuel Mota. Nos primeiros minutos a equipa da Madeira conseguiu impor dificuldades ao FC Porto na fase inicial de construção de jogo, mérito à equipa de Daniel Ramos por isso, mas tal não impediu que os azuis e brancos chegassem à primeira grande ocasião de golo, por Ricardo Pereira, à passagem do primeiro quarto de hora de jogo. Após esse lance os jogadores portistas foram-se aproximando da área adversária cada vez mais e tornaram-se mais estáveis no meio-campo maritimista.

O FC Porto estava cada vez mais pressionante e, na cobrança de um pontapé de canto chegou, com alguma naturalidade, ao primeiro golo, aos 19 minutos. Cruzamento de Alex Telles e cabeceamento exímio de Diego Reyes, de cima para baixo, como mandam as leis, não dando hipótese de defesa ao guardião Charles. Excelente execução do mexicano, que se tem vindo a afirmar no onze de Sérgio Conceição, e que aqui voltou a justificar a aposta por parte do técnico. O FC Porto voltava a estar, condicionalmente, no topo da tabela classificativa.

Mas não esteve durante muito tempo uma vez que, apenas sete minutos depois do golo portista, Fábio Pacheco marcou para o CS Marítimo, empatando o encontro. O lance começa com uma iniciativa ofensiva de Ricardo Valente, que rematou e obrigou José Sá a fazer uma grande defesa. A bola sobrou depois para Fábio China, que só teve de passar para Fábio Pacheco atirar para o golo. A bola ainda sofreu um desvio em Diego Reyes, mas estava feito o golo do CS Marítimo.

O jogo prosseguiu com o FC Porto a pressionar e a tentar repor a sua vantagem no marcador, mas não conseguia; a defesa do CS Marítimo ia conseguindo travar todas as tentativas azuis e brancas. Ao minuto 40, contrariedade para Daniel Ramos, que viu João Gamboa ser expulso por segundo amarelo, após entrada imprudente sobre Herrera, cujo livre levou muito perigo à área do CS Marítimo, através de uma cabeçada de Marcano, causando calafrios à equipa visitante.

E quando parecia que o encontro ia para o intervalo com o empate a uma bola no marcador, Brahimi decidiu com um grande passe lançar Marega em direção à baliza de Charles, e este voltou a ferir os insulares. Remate de pé esquerdo da estrela maliana do FC Porto, com o guarda-redes ainda a tocar na bola, a repor a vantagem azul e branca. Festa no Dragão com o golo do avançado e estava assim concluída a primeira parte.

Boa exibição das duas equipas no primeiro tempo, o FC Porto a conseguir chegar ao descanso a vencer, e o CS Marítimo a defender muito bem e a marcar um golo, embora tenha sofrido dois, mas castigado com a expulsão de Gamboa, situação que poderia tornar bastante complicada a segunda parte para os comandados por Daniel Ramos. Esperava-se um grande desafio para os maritimistas no segundo tempo, bem como para o FC Porto, que teria de continuar firme na procura de pelo menos mais um golo, mas estando atento a potenciais ameaças do CS Marítimo.

Brahimi desbloqueou o jogo com um grande passe para Marega Fonte: Facebook do FC Porto
Brahimi desbloqueou o jogo com um grande passe para Marega
Fonte: Facebook do FC Porto

A partida recomeçou com o FC Porto ao ataque, e aos 51 minutos, bem que poderia ter marcado mais um. Confusão na área do CS Marítimo e Marega arranjou espaço para rematar para uma grande defesa de Charles.

Era o FC Porto que continuava instalado no meio campo do Marítimo, tentando o golo, enquanto que a equipa da Madeira explorava o contra-ataque e qualquer espaço existente na defesa portista para iniciar um ataque rápido. Numa segunda parte com muito poucas oportunidades de golo, apenas aos 78 minutos surgiu a maior, e deu mesmo em golo. Novamente Marega, assistido, também novamente, por Brahimi, e mais uma vez com o pé esquerdo atirou a contar para o seu segundo golo da conta pessoal, com a bola a tocar ainda em Charles (outra vez). Marega igualou assim Aboubakar no número de golos no campeonato e ia sendo a estrela maior deste encontro.

Apito final e 3-1 no marcador. Resultado justo após uma boa primeira parte, bem disputada, e uma segunda parte onde só se viu FC Porto, fruto, em parte, da expulsão de Gamboa ainda antes do intervalo. Chega assim ao fim o ano de 2017 no campeonato, o FC Porto é primeiro classificado e termina o ano como campeão de inverno, o que não importa (quase) nada nas contas do título, e o CS Marítimo termina o ano no quinto posto. Venha 2018!

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes puxa dos galões: «Eu concorri contra Luís Filipe Vieira»

João Noronha Lopes recordou que foi um dos poucos sócios do Benfica a candidatarem-se contra Luís Filipe Vieira.

Vítor Paneira admite: «Gostaria também de ter tido um debate com Simão Sabrosa»

Vítor Paneira admitiu que gostaria de ter tido um debate contra Simão Sabrosa, atual membro da estrutura do Benfica.

João Noronha Lopes vai trazer mais dois nomes de peso para a estrutura do Benfica

João Noronha Lopes vai contar na sua estrutura no Benfica com Ricardinho e Jean-Jacques, glórias do emblema encarnado.

Rui Costa promete trazer novidade para o Benfica em caso de triunfo nas eleições

Rui Costa revelou que vai trazer um novo chief scout para o Benfica, caso vença as eleições, mas não revelou o nome.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a atualização do Ranking UEFA depois do empate do Sporting contra a Juventus

Já é conhecido o mais recente Ranking UEFA, depois dos encontros relativos à quarta jornada da Champions League.

Bayern Munique segue imparável… mas não é a única equipa invicta na Europa: sabes qual é a outra?

O Bayern Munique ainda não sabe o que é perder esta temporada, somando 16 vitórias em 16 encontros, após o triunfo sobre o PSG.

Luciano Spalletti deixa aviso para os jogadores da Juventus após empate com Sporting: «Se jogarmos assim, não será fácil»

Luciano Spalletti reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, a contar para a quarta jornada da fase de liga da Champions League.