FC Porto 3-1 FC Famalicão: O avanço portista na liderança

- Advertisement -

A CRÓNICA: O ARRANQUE PARA A LIDERANÇA ALARGADA

Com um FC Porto num dos melhores momentos da temporada e um FC Famalicão a tentar ganhar uma nova vida, este era um dos jogos mais importantes da jornada. Com os dragões a quererem distanciar-se o mais possível no primeiro lugar da tabela da Primeira Liga, o FC Famalicão tinha o objetivo de se tentar distanciar, mas da linha vermelha da despromoção.

Esperava-se um jogo equilibrado, com duas equipas bastante motivadas e com alguns destaques parte a parte.

Parecia ser uma questão de tempo até o marcador desbloquear. Os dragões tentaram encostar, ao máximo, os famalicenses no último terço do terreno, mas parecia existir um defesa da equipa visitante sempre no “sítio certo à hora certa”.

Mas, aos 25 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Otávio “agarrou” a bola à entrada da área e fuzilou as redes de Luiz Júnior. Depois de tanto atacar ao longo daquela quase meia hora, os frutos vieram da colheita.

O FC Famalicão tentou acordar, efetuando alguns lances de ataque, mas nenhum de grande perigo fortuito. Os contra-ataques teoricamente rápidos e com possível capacidade de desorganizar a defensiva portista, rapidamente se tornavam ataques temporizados com uma construção previsível, o que dificultava as chegadas ao último terço.

Aos 38 minutos, Otávio lançou-se pelo meio-campo, aguentou a carga e ainda conseguiu fazer um passe a furar totalmente a defesa famalicense. Luis Díaz recebeu e fez o que tinha a fazer na sua posição: aumentar a vantagem do FC Porto, para dois golos sem resposta.

Já no cair do pano da primeira parte, o árbitro Rui Costa recorreu ao vídeo-árbitro para decidir sobre uma possível grande penalidade favorável aos dragões, mas o jogo seguiu com as equipas a serem encaminhadas para o balneário depois do apito para o intervalo.

Após uma entrada de Charles Pickel sobre Taremi na grande área, o avançado iraniano foi chamado a converter a grande penalidade favorável ao FC Porto, e assim o fez. Aos 77 minutos, os dragões já punham um (quase) ponto final na história do jogo.

A cinco minutos de dar por encerrado o encontro, ele acabou mesmo para Matheus Uribe. Depois de uma falta sobre Pêpê Rodrigues, o médio dos dragões viu cartão vermelho e recolheu, mais cedo, para os balneários.

Para fechar o jogo, na sequência de canto, e depois de um desvio para o segundo poste, bastou encostar a Riccieli, central que fez o golo do FC Famalicão e fechou por completo a decisão do encontro. Os famalicenses tentam respirar na “linha de água”, com o FC Porto a afastar dos restantes candidatos na liderança da Primeira Liga.

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Otávio – É um dos donos e senhores da construção de jogo do FC Porto. Para além de dar uma cara renovada à ofensiva portista, Otávio está presente nas jogadas importantes dos dragões, sendo dos jogadores mais impactantes da formação.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Charles Pickel – O médio do FC Famalicão esteve num dia “não” frente ao FC Porto. Deixou muito a desejar perante aquilo que já demonstrou com a camisola famalicense.

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O FC Porto entrou em campo num 4-4-2 algo revigorado. Diogo Costa permaneceu na baliza do dragões, com Fábio Cardoso e Chancel Mbemba a ocupar a zona central da defesa. Wendell e Bruno Costa estiveram encarregues das suas funções nas laterais.

No meio-campo, Uribe e Vitinha iam construindo jogo, com Otávio e Luis Díaz nos flancos, que voltaram a fazer das suas.

Na frente, Fábio Vieira atuou nas costas de Evanilson.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (6)

Wendell (6)

Chancel Mbemba (6)

Fábio Cardoso (6)

Bruno Costa (6)

Luis Díaz (7)

Vitinha (6)

Matheus Uribe (6)

Otávio (8)

Fábio Vieira (7)

Evanilson (6) 

SUBS UTILIZADOS

Mehdi Taremi (6)

Pepê (6)

Francisco Conceição (6)

Marko Grujic (6)

ANÁLISE TÁTICA – FC FAMALICÃO

Com um número elevadíssimo de baixas, o FC Famalicão foi a jogo num 3-5-2. Luiz Júnios na baliza e a linha defensiva composta por Riccieli, Alex Nascimento e De la Fuente.

No meio-campo, Pickel e Pêpê atuavam mais recuados em relação a Iván Jaime, com Ivo Rodrigues e Bruno Rodrigues nas alas.

Na frente, Pedro Marques e Marcos Paulo esticavam o jogo famalicense. 

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Luiz Júnior (5)

De La Fuente (5)

Riccieli (6)

Alex Nascimento (5)

Charles Pickel (5)

Pêpê Rodrigues (6)

Ivo Rodrigues (5)

Bruno Rodrigues (6)

Iván Jaime (6)

Marcos Paulo (6)

Pedro Marques (5) 

SUBS UTILIZADOS

Pedro Brazão (6)

Benny (6)

Amarildo Jr. (-)

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

TAD dá razão a José Mourinho: Castigo por altercação no Clássico com o FC Porto foi revogado

O Tribunal Arbitral do Desporto deu razão a José Mourinho e revogou o castigo aplicado após a expulsão no Clássico com o FC Porto.

André Almeida em rutura total com o Valência: FC Porto e Barcelona na origem do conflito

André Almeida está em rutura total com o Valência por ter sido afastado após o clube espanhol recusar propostas do FC Porto e Barcelona.

Figo arrasa Gianni Infantino e exige demissão: «Mentiu, enganou e tentou encher os bolsos à custa do futebol»

Luís Figo exige a demissão de Gianni Infantino, acusando o presidente da FIFA de mentir e agir de forma fraudulenta, gananciosa e egoísta.

Víctor Gómez e o embate frente ao Dinamo Minsk: «Temos de fazer o melhor no primeiro jogo para enfrentar a segunda mão com vantagem»

Víctor Gómez fez antevisão ao duelo entre Braga e Dínamo Minsk a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Batalha à esquerda no Sporting para o jogo contra o Estrela da Amadora: há um favorito ao lugar que era de Pedro Gonçalves

O Sporting vai arrancar a temporada na Reboleira, onde vai enfrentar o Estrela da Amadora, na primeira jornada da Primeira Liga.

Estoril Praia quer 12 milhões de euros por craque: só chegaram ofertas de 8 milhões de euros

O Estoril Praia não vai deixar sair Yanis Begraoui por menos de 12 milhões de euros. Já existiram ofertas pelo avançado.

Defesa do Sporting com porta aberta para a saída: internacional jovem por Portugal deve rumar ao estrangeiro

João Muniz não vai prosseguir a sua carreira no Sporting. O defesa vai rumar ao estrangeiro ainda durante este mercado.