📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto: 4-4-2 ou 4-3-3?

- Advertisement -

O xadrez tático de Sérgio Conceição foi sofrendo algumas alterações desde o mês de dezembro até aos dias de hoje.

Há dois nomes que podem ser apontados como os principais culpados para estas mudanças, e são eles Medhi Taremi e Fábio Vieira. As razões são simples, o iraniano decaiu um pouco nas suas prestações individuais em campo e por sua vez o jovem criativo português aproveitou e aumentou o nível exibicional, tendo começado a ser presença assídua no onze azul e branco.

Taremi vinha a ser utilizado no sistema de 4-4-2, sendo ele o avançado mais móvel, com liberdade para vir atrás buscar jogo e abrir nas linhas. Este é o sistema tático preferencial, que vem sido utilizado há mais de quatro anos pelo treinador. O ponta de lança encaixou bem na tática, muito pelo facto de ser um jogador batalhador e que protege bem a bola, foi acrescentando muito à equipa.

Contudo, devido a esta entrega ao jogo, começa a ser mais difícil para o avançado aparecer em zonas de finalização, onde é o seu verdadeiro palco. Isto leva-nos a questionar, com Uribe, Vitinha, Otávio, Luis Díaz (antes de ser transferido), deveria Medhi Taremi ter tantas funções a desempenhar em campo?

Houve ocasiões que o mesmo ia à linha cruzar e simplesmente tinha um colega (Evanilson ou T.Martinez) na área. Não era melhor o extremo ou o lateral desempenhar esse papel e Taremi dar o seu contributo na área onde faz valer melhor os seus dotes? Isto tudo levou a um período de menor eficácia na cara do golo, o que fez o treinador dar espaço a outra solução tática, o 4-3-3.

Fábio Vieira ganhou protagonismo como suplente utilizado e acabou mesmo por conquistar o lugar de titular (quase) indiscutível. Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com a ascensão de Fábio, esta alteração caiu como uma luva. Evanilson passava a ocupar a zona mais adiantada do onze sozinho e o jovem português a aparecer na sua posição ideal, a de “10”, o criador de jogo.

Fábio Vieira conta já com dois golos (frente a SL Benfica e Sporting CP), onze assistências e trouxe para a equipa um futebol muito mais fluído e bonito de se ver. Extremos e laterais muito mais interventivos no jogo, a arrastarem o ataque até à linha criando muitas mais situações de perigo.

Em jeito de exemplo olhemos para os últimos dois jogos do FC Porto, a ideia dos dois avançados voltou a ser usada frente ao Sporting CP e notou-se logo a diferença, os Dragões acabaram a ser surpreendidos na linha, onde tinham pouco apoio e teve que fazer entrar os extremos para dar largura ofensiva ao ataque e poder haver uma entreajuda com os laterais em missões defensivas.

No encontro frente à SS Lazio não se verificou tanto isso, a equipa apesar de ter sido apanhada desprevenida estava mais consistente e acaba a criar os dois golos a partir de cruzamentos do lateral para o ponta de lança.

Com tudo isto nunca quis dizer que Taremi deveria ser preterido em detrimento de Fábio Vieira. Não, o iraniano tem qualidade e até marcou cinco golos nos últimos sete encontros que participou. Apenas que tendo em conta as características do plantel azul e branco, um 4-3-3 pode assentar melhor e mesmo Taremi tem as características para ser o único avançado presente na tática.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.