FC Porto | A tática dos três centrais veio para ficar?

- Advertisement -

Neste sábado, o FC Porto venceu o Gil Vicente FC por uma bola a zero, naquela que foi uma vitória bem sofrida para os dragões. Evanilson fez a sua estreia a marcar de azul e branco, mas houve mais um dado que não passou em claro: a utilização de três centrais.

Estava tudo pronto para Hélder Malheiro apitar para o início do encontro até que os olhares fixaram-se para o posicionamento da equipa de Sérgio Conceição no relvado. Nada mais do que três centrais, três médios, dois médios alas e dois avançados. Maior estupefação de qualquer adepto era impossível.

Mais curioso ainda era o FC Porto não ter nenhum terceiro central de raiz. Sarr não jogou de início e Zaidu ocupou a vaga de terceiro central a jogar pela esquerda. Corona e Manafá encarregavam-se dos corredores. Uribe, Nakajima e Fábio Vieira dominavam o corredor central e davam o apoio a Evanilson e Toni Martínez.

Em suma, não só foi estranho este sistema tático como os intérpretes que integraram o onze portista. Nakajima não era titular no FC Porto desde março (a pandemia estava a entrar em Portugal!). Fábio Vieira começou a ter espaço nesta equipa. Evanilson e Toni Martínez caíram do céu. No entanto, creio que a única aposta falhada foi Toni Martínez que saiu ao intervalo não só pela ineficácia do sistema tático como por aquilo que não estava a conseguir oferecer à equipa.

Após os 90 e poucos minutos de ontem, creio que é possível afirmar que o sistema tático adotado por Sérgio Conceição não foi o mais indicado. Não digo isto por ser contra um sistema de 3 centrais, mas porque notou-se uma falta de entrosamento gritante entre a equipa. Claro que a presença de intérpretes novos não facilita nada esse entrosamento, mas juntar a isso um novo sistema tático acaba por deitar achas para a fogueira.

Foi claramente notório, sobretudo na primeira parte, a quantidade de passes falhados pelos jogadores do FC Porto. As jogadas e as combinações ofensivas morriam cedo e a equipa do Gil Vicente FC conseguia aproveitar os erros para chegar mais à frente e assustar Marchesín. Sérgio Conceição olhava para o banco, berrava para dentro de campo e notou-se uma equipa a começar a melhorar.

A melhor frase para descrever isto foi que o FC Porto quis surpreender o Gil Vicente FC, mas acabou por também se surpreender a si próprio. Claro que se Sérgio Conceição lançou esta equipa neste sistema tático é porque já tinha sido trabalhado durante a semana, mas as dificuldades foram muitas e se o resultado tivesse sido outro havia muito por explicar.

As minhas notas de rodapé vão também para o facto de Toni Martínez, na minha opinião, não ter qualidade para ser titular nesta equipa. A eterna ânsia para ver Taremi no onze inicial e o futuro de Felipe Anderson nesta equipa é algo para também ficarmos a saber.

É verdade que foi a primeira vez que o FC Porto se apresentou num sistema tático peculiar para o campeonato, mas já na quarta-feira anterior, em Manchester, Sérgio Conceição tinha surpreendido tudo e todos ao apostar num sistema com 3 centrais. As duas grandes diferenças foram o facto de não haver nenhuma adaptação e Sarr entrar para terceiro central pela esquerda, e os médios alas serem mais laterais que jogadores ofensivos. Logo, podemos afirmar que era uma linha de cinco.

Apesar da derrota, o FC Porto não “envergonhou” frente ao Manchester City FC, e o sistema tático não se desdobrou num 4-4-2 nem num 4-3-3 como no jogo frente ao Gil Vicente FC. Pep Guardiola ficou surpreendido com o sistema adotado pelos portistas, dando a entender que os dragões só tinham mudado neste encontro. Parece que Sérgio Conceição quis mostrar ao técnico espanhol que a linha de três centrais pode ter vindo para ficar…

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United abre negociações de contrato com Bruno Fernandes

O Manchester United arrancou as negociações para a renovação de contrato com Bruno Fernandes. O vínculo do luso termina em 2027.

FC Porto com situação para resolver em 2026/27: dragões conta com 5 guarda-redes para a equipa principal

O FC Porto contratou João Afonso e passou a contar com cinco guarda-redes disponíveis para atuar na equipa principal.

Barcelona: avançado custa 25 milhões de euros e ‘espera’ pelos catalães

Etta Eyong tem como grande sonho representar o Barcelona, rejeitando inclusivamente uma oferta do CSKA Moscovo.

Enrique Riquelme posiciona-se sobre a contratação de José Mourinho: «O Real Madrid precisa de uma solução a longo prazo»

Enrique Riquelme, candidato à presidência do Real Madrid, mostrou-se contra a escolha de José Mourinho para o comando técnico.

PUB

Mais Artigos Populares

«A nossa qualidade no Andebol sempre existiu, a diferença é que ninguém nos olhava» – Entrevista Bola na Rede a João Pinto

João Pinto falou em exclusivo com o Bola na Rede sobre a sua experiência a jogar na Alemanha e o momento atual do andebol português.

Rayo Vallecano atento a 2 jogadores que disputaram a Primeira Liga em 2025/26

O Rayo Vallecano tem dois alvos em Portugal e pode avançar com propostas: Roni (AVS SAD) e Jérémy Livolant (Casa Pia).

Oficial: Alessio Lisci abandona o comando técnico do Osasuna

Apesar de ter evitado a despromoção, o Osasuna anuciou a saída do treinador Alessio Lisci, depois de apenas uma temporada no cargo.