📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto B: Dois jogos para vencer e fugir à despromoção

- Advertisement -

No passado domingo, o FC Porto B voltou novamente à zona de despromoção ao perder com o Leixões SC, no Estádio do Mar, por 2-0, jogo este a contar para a 32.º ronda da Segunda Liga. Para aqueles adeptos portistas que pouco ou nada acompanham o FC Porto B, lanço o desafio de voltarem atrás e verem o jogo do passado domingo frente ao Leixões SC: ao fitarmos o nosso olhar apenas para o resultado podemos tirar conclusões precipitadas sobre a equipa que, por vezes, não são reais.

Pretendo com isto referir que nem sempre o resultado traduz o que realmente foi o jogo em si, e, o FC Porto B, é um espelho disso.

A título de exemplo, no confronto com o Leixões SC, os dragões dominaram o encontro do início ao fim, no entanto, era o típico jogo onde a bola não entrava dentro da baliza. O avançado brasileiro, Igor Cássio, ainda colocou a bola no fundo das redes da baliza adversária, mas o lance foi anulado após o árbitro interpretar que o avançado dos dragões fez falta sobre o defesa do Leixões SC, Brandon, decisão esta que gerou alguma polémica no seio dos adeptos portistas que não concordaram com a existência de uma falta.

O treinador do FC Porto B, António Folha, também se revelou indignado aquando da falta assinalada, alegando que “há que por a mão na consciência, o que está a acontecer não é normal”, palavras proferidas na conferência de imprensa pós-jogo.

Cada um tem a sua opinião e interpretação sobre os lances polémicos ao longo da época ou sobre a qualidade de jogo da equipa, todavia, de momento, o que realmente conta é o ponto crítico a que o FC Porto B chegou: a faltar dois jogos para o término do campeonato, os “dragões do Estádio Municipal Jorge Sampaio” encontram-se na zona de despromoção, no 17.º lugar, com 29 pontos conquistados.

Na penúltima jornada da competição, o FC Porto B recebe o atual 4.º classificado, o CD Feirense. Já na última jornada da Segunda Liga, os azuis e brancos defrontam o seu maior rival, o SL Benfica B, no Caixa Futebol Campus.

Creio então que chegou a altura de fazer uso de uma estratégia já utilizada no decorrer da época: utilizar ainda mais jogadores da equipa A, que têm poucos minutos na equipa principal, de forma a potencializar ainda mais o plantel para estes dois últimos confrontos que valem a permanência na Segunda Liga.

No entanto, percebo que, nesta fase da época, trata-se de uma escolha difícil de se fazer: após perder o título para o Sporting CP, e, após a saída de Moussa Marega, o FC Porto encontra-se a preparar, de certa forma, a próxima época ao dar mais minutos a jogadores como Evanilson, Romário Baró e Fábio Viera, (que fizeram alguns jogos na segunda equipa) utilizados no jogo contra o SC Farense.

FC Porto B
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É certo que o FC Porto se encontra ainda a disputar o 2.º lugar da Primeira Liga com o SL Benfica, no entanto, creio que há jogadores que podem ser utilizados nestes dois últimos jogos decisivos da equipa secundária. Para além de Malang Sarr e Carraça, jogadores do plantel principal, Cláudio Ramos, Marcano, Nanu, Loum, Felipe Anderson e até o próprio Francisco Conceição, podem ser alguns dos jogadores a serem utilizados contra o CD Feirense e o SL Benfica B.

É importante ainda salientar que com esta “estratégia” não quero dizer que o plantel do FC Porto B não tem qualidade suficiente para garantir a manutenção. Pelo contrário, há jogadores que na próxima equipa podem ter oportunidades na equipa A, como é o caso de Danny Loader, Pedro Justiniano, Rodrigo Conceição e de tantos outros.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.