FC Porto B: Dois jogos para vencer e fugir à despromoção

No passado domingo, o FC Porto B voltou novamente à zona de despromoção ao perder com o Leixões SC, no Estádio do Mar, por 2-0, jogo este a contar para a 32.º ronda da Segunda Liga. Para aqueles adeptos portistas que pouco ou nada acompanham o FC Porto B, lanço o desafio de voltarem atrás e verem o jogo do passado domingo frente ao Leixões SC: ao fitarmos o nosso olhar apenas para o resultado podemos tirar conclusões precipitadas sobre a equipa que, por vezes, não são reais.

Pretendo com isto referir que nem sempre o resultado traduz o que realmente foi o jogo em si, e, o FC Porto B, é um espelho disso.

A título de exemplo, no confronto com o Leixões SC, os dragões dominaram o encontro do início ao fim, no entanto, era o típico jogo onde a bola não entrava dentro da baliza. O avançado brasileiro, Igor Cássio, ainda colocou a bola no fundo das redes da baliza adversária, mas o lance foi anulado após o árbitro interpretar que o avançado dos dragões fez falta sobre o defesa do Leixões SC, Brandon, decisão esta que gerou alguma polémica no seio dos adeptos portistas que não concordaram com a existência de uma falta.

O treinador do FC Porto B, António Folha, também se revelou indignado aquando da falta assinalada, alegando que “há que por a mão na consciência, o que está a acontecer não é normal”, palavras proferidas na conferência de imprensa pós-jogo.

Cada um tem a sua opinião e interpretação sobre os lances polémicos ao longo da época ou sobre a qualidade de jogo da equipa, todavia, de momento, o que realmente conta é o ponto crítico a que o FC Porto B chegou: a faltar dois jogos para o término do campeonato, os “dragões do Estádio Municipal Jorge Sampaio” encontram-se na zona de despromoção, no 17.º lugar, com 29 pontos conquistados.

Na penúltima jornada da competição, o FC Porto B recebe o atual 4.º classificado, o CD Feirense. Já na última jornada da Segunda Liga, os azuis e brancos defrontam o seu maior rival, o SL Benfica B, no Caixa Futebol Campus.

Creio então que chegou a altura de fazer uso de uma estratégia já utilizada no decorrer da época: utilizar ainda mais jogadores da equipa A, que têm poucos minutos na equipa principal, de forma a potencializar ainda mais o plantel para estes dois últimos confrontos que valem a permanência na Segunda Liga.

No entanto, percebo que, nesta fase da época, trata-se de uma escolha difícil de se fazer: após perder o título para o Sporting CP, e, após a saída de Moussa Marega, o FC Porto encontra-se a preparar, de certa forma, a próxima época ao dar mais minutos a jogadores como Evanilson, Romário Baró e Fábio Viera, (que fizeram alguns jogos na segunda equipa) utilizados no jogo contra o SC Farense.

FC Porto B
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É certo que o FC Porto se encontra ainda a disputar o 2.º lugar da Primeira Liga com o SL Benfica, no entanto, creio que há jogadores que podem ser utilizados nestes dois últimos jogos decisivos da equipa secundária. Para além de Malang Sarr e Carraça, jogadores do plantel principal, Cláudio Ramos, Marcano, Nanu, Loum, Felipe Anderson e até o próprio Francisco Conceição, podem ser alguns dos jogadores a serem utilizados contra o CD Feirense e o SL Benfica B.

É importante ainda salientar que com esta “estratégia” não quero dizer que o plantel do FC Porto B não tem qualidade suficiente para garantir a manutenção. Pelo contrário, há jogadores que na próxima equipa podem ter oportunidades na equipa A, como é o caso de Danny Loader, Pedro Justiniano, Rodrigo Conceição e de tantos outros.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle garante Aaron Ramsdale por empréstimo com opção de compra

Aaron Ramsdale foi cedido ao Newcastle, proveniente do Southampton. Os magpies pagaram 4,4 milhões de euros pelo empréstimo.

Ruben Amorim rendido a avançado do Manchester United: «Acho que os adeptos merecem ter este tipo de jogadores»

Ruben Amorim teceu rasgados elogios a Matheus Cunha. O avançado brasileiro foi contratado neste mercado de verão pelos red devils.

Tottenham empata com o Newcastle na despedida de Son dos Spurs

O Tottenham empatou com o Newcastle United em jogo de pré-temporada. O encontro ficou marcado pela despedida de Son Heung-min dos spurs.

Atlético de Madrid sofre baixa de última hora para o duelo com o FC Porto

Pablo Barrios é baixa do Atlético Madrid para o jogo frente ao FC Porto no Estádio do Dragão, devido a problemas musculares.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim comenta relação com Sir Jim Ratcliffe: «Sei que é o dono do clube, mas quando preciso dizer algo, digo sem tretas»

Ruben Amorim tem uma boa relação com Sir Jim Ratcliff, coproprietário do Manchester United. Eis o que disse.

Lyon perto de fechar médio do Liverpool por 17 milhões de euros e Paulo Fonseca elogia jogador: «Tem as características ideais»

Tyler Morton está cada vez mais próximo de ser reforço do Lyon. O médio inglês de 22 anos está ao serviço do Liverpool.

Ruben Amorim aborda futuro de Garnacho: «Às vezes, as coisas não funcionam»

Ruben Amorim fala sobre futuro de Alejandro Garnacho. Avançado argentino está na porta de saída do Manchester United.