FC Porto–Benfica: A ideia da força contra a força da ideia

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

O clássico dos clássicos está aí à porta. Não, não é o Real – Barça que desperta a paixão de milhares de milhão. É o Porto – Benfica do nosso Portugal, das dezenas de milhões. O jogo que faz os portugueses esquecerem tudo o resto e não deixa ninguém indiferente. É um confronto de ideais e ideologias. As de Lopetegui e as de Rui. Vitória? Já andou mais longe, mas amanhã é o teste a doer. E para Julen também. Ninguém se esqueça que o Porto do espanhol ainda não venceu as águias.

Hoje em dia, chegamos ao Dragão e vemos uma matriz que, se não é inédita, não deve andar longe de tal, na equipa que lá habita. A ideia da posse de bola e ‘tiki-taka’ à FCP aliou-se, até ver, àquilo que gosto de chamar “ideia da força”. Já o referi em textos anteriores e adquire uma importância maior na antecâmara da receção ao maior rival. Ao futebol tecnicista que o “tricotado” exige, alia-se o músculo de um meio-campo de choque e combate: Danilo, Imbula e Herrera/André André. Esta será, decerto, o alinhamento que Lopetegui vai fazer subir ao relvado. E é a derradeira prova de fogo para a eficácia anunciada mas ainda não totalmente comprovada do trio.

No entanto, André André pode jogar na ala. O quê? Sim, já o fez na ponta final do jogo de Arouca e não deixou o crédito em mãos alheias. No entanto, colocar o ex-Vitória na ala pode significar algum receio da parte do timoneiro portista, algo que não é aceitável num jogo em casa perante o mais sério concorrente ao título nacional. Apostar em Corona ou Varela (embora prefira o mexicano) será a posição a tomar.

11896256_10153590758369485_3887738906346835123_n
Maxi será o jogador em foco do clássico
Fonte: Facebook FC Porto

Do lado do Benfica, finalmente começam a ver-se da tão preconizada “ideia de jogo”. Futebol de cariz ofensivo, mas com maior critério na posse de bola a meio-campo. Não é um modelo de jogo tão apelativo como o de Jorge Jesus? Com certeza que não, mas, se bem aplicado e traduzido em campo, será mais seguro.

Samaris tem-se assumido como o patrão do meio-campo e da equipa. Se na época passada o grego não me encheu as medidas, por esta altura parece um jogador mais completo e consciente daquilo que são as exigências de jogar no Benfica. É claro que a maior solidariedade do miolo vermelho acaba por beneficiar o médio que chegou do Olympiakos há uma temporada, dado que não é apanhado sozinho, em situação de contra-pé e costuma ter uma “muleta” a seu lado ou relativamente próxima, seja ela o outro médio-centro ou o extremo do 4-4-2 de Rui Vitória.

Na frente de ataque das ‘águias’, já não há Lima. Há Mitroglou, um jogador que faz lembrar Cardozo na postura e abordagem ao jogo. Mais leve que o paraguaio, parece igualmente “preguiçoso”, mas o instinto matador está lá e, até ao momento, tem bastado colocarem-lhe a bola à mercê, redonda. Jonas é indiscutível e Jiménez, não obstante os bons predicados que tem deixado quando entra, terá de esperar pela sua vez.

Os dados serão lançados pelos técnicos. O jogo já começou há muito cá fora e será interessante ver como encaixam os dois sistemas e modelos de jogo, tão distintos entre si. Um dos duelos de ideais mais interessantes dos últimos anos que, aliados ao fervor natural de jogo grande, podem proporcionar um espetáculo de nível elevadíssimo. Cá estaremos para ver. Venha ele.

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença deseja que a Seleção Nacional volte a jogar na Luz

Na antevisão ao duelo com o País de Gales, Pedro Proença respondeu comentários de Cristiano Ronaldo sobre a falta de jogos no Estádio da Luz.

Sporting volta aos treinos sem 17 internacionais e com sangue novo na equipa

Esta quinta-feira, o Sporting regressou a Alcochete. Rui Borges chamou Mauro Couto, Lucas Taibo, Samuel Justo, Rodrigo Dias e Paulo Cardoso.

Conselho de Disciplina anuncia castigos dos incidentes do FC Porto x Benfica

O Conselho de Disciplina da FPF atribuiu um jogo de suspensão a Clement Lenglet, pela expulsão durante a primeira parte do FC Porto x Benfica.

Coreia do Sul domina o Equador com a ajuda de Heung-Min Son

Heung-Min Son marcou um dos golos da vitória da Coreia do Sul por 3-0 sobre o Equador, num jogo particular.

PUB

Mais Artigos Populares

Só 1 jogador mudou entre o último onze de Roberto Martínez e o primeiro de Jorge Jesus por Portugal

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. Técnico só fez uma alteração no onze.

Jorge Jesus revela pedido feito a Cristiano Ronaldo e destaca 2 titulares de Portugal: «É importante teres jogadores que sabem jogar entre os setores»

Jorge Jesus lançou o Portugal x País de Gales. Declarações do técnico a poucos minutos da estreia pela seleção nacional.

Eis o 1.º onze de Jorge Jesus como selecionador: as equipas de Portugal e País de Gales

Portugal e o País de Gales defrontam-se na estreia de Jorge Jesus e na abertura da Liga das Nações. Eis os onzes oficiais das duas equipas.