Desperdício | FC Porto

A revalidação do título de campeão nacional é, cada vez mais, uma miragem para o FC Porto. Apenas uma segunda volta imaculada poderá reverter o dano provocado por uma primeira metade de temporada demasiado titubeante.

No estádio do Jamor, frente ao Casa Pia AC, o FC Porto empatou um jogo no qual, por várias razões, não podia perder pontos. Depois do SL Benfica ter regressado ao campeonato, pós-mundial, com uma derrota estrondosa em Braga, do caso Enzo estar a assombrar o dia-a-dia das águias e na antecâmara do derby da capital, era fundamental desportiva e animicamente manter a pressão sobre um líder que, pela primeira vez desde o início da época, mostra sinais de fraqueza.

Os azuis e brancos entraram mal no jogo, deram uma parte de avanço ao seu oponente e, na segunda, em superioridade numérica, foram incapazes de desfazer o nulo. Poder-se-á dizer que os campeões nacionais criaram oportunidades suficientes para vencer a partida e que apenas por ineficácia na finalização empataram o jogo. Parece-me que, uma vez mais, é uma explicação demasiado simplista para o sucedido.

Como em vários jogos na presente temporada, faltou discernimento e critério. O FC Porto deixou pontos em Vila do Conde, no Estoril, nos Açores e, agora, no Jamor.

São demasiados pontos para uma equipa que luta pelo título e que tem como rival uma equipa que raramente vacila. Não deixa de ser inexplicável que sempre que as equipas de Sérgio Conceição estão na perseguição do bicampeonato sejam mais permeáveis a este tipo de situações. É algo que deve fazer a equipa técnica e os responsáveis azuis e brancos refletir.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Voltou a abrir-se um grande fosso pontual para o Benfica e, por isso, o FC Porto está totalmente dependente daquilo que os encarnados sejam ou não capazes de fazer até ao final do campeonato. Resta esperar que a equipa de Roger Schmidt sucumba na segunda volta e garantir que acaba o desperdício. Se a equipa não for capaz de se restabelecer emocionalmente e começar a lidar melhor com a pressão de uma margem de erro nula, de nada valerão eventuais percalços que o SL Benfica venha a ter.

A próxima jornada pode ser determinante. O Sporting CP, também a fazer um campeonato abaixo das expectativas, visita o Estádio da Luz e acende-se a esperança de que possa retirar pontos ao líder. Se tal suceder, caberá ao FC Porto aproveitar essa e eventuais futuras ocasiões para se ir aproximando do topo da tabela.

Até agora, tem sido um festival de desperdício.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Ange Postecoglou cobiça caras familiares do Tottenham para a sua nova equipa

Ange Postecoglou, recentemente contratado pelo Nottingham Forest quer reforçar o seu plantel com vários jogadores do seu antigo clube.

Comentários racistas direcionados a Kylian Mbappé levam a detenção de adepto do Real Oviedo

Nesta quarta feira foi detido um adepto do Real Oviedo por gestos e sons ofensivos apontados a Kylian Mbappé. Denúncia foi feita pela Liga.

Presença em particular pode impossibilitar Mile Svilar de representar país onde nasceu

Guarda Redes da AS Roma quer jogar pela seleção da Bélgica, porém a sua presença pela Sérvia num particular pode impossibilitar esta transição.

Real Madrid pode surpreender na escolha do substituto para Rodrygo

O Real Madrid procura já uma alternativa para a possível saída de Rodrygo e pode tentar roubar talento do PSG no mercado de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea em maus lençóis: equipa acusada de 74 violações de regras da Premier League

O Chelsea foi acusado de 74 violações pela Premier League. Os crimes foram cometidos entre 2009 e 2022, ainda na era Roman Abramovich.

Jeremiah St. Juste tem apenas uma solução para o seu futuro

Jeremiah St. Juste foi integrado na equipa B do Sporting. O defesa central vai continuar a trabalhar arduamente até janeiro.

Benfica: justificada venda de Dodi Lukebakio pelo Sevilha por 20 milhões de euros

Dodi Lukebakio trocou o Sevilha pelo Benfica no último dia do mercado de transferências por 20 milhões de euros.