Desperdício | FC Porto

    A revalidação do título de campeão nacional é, cada vez mais, uma miragem para o FC Porto. Apenas uma segunda volta imaculada poderá reverter o dano provocado por uma primeira metade de temporada demasiado titubeante.

    No estádio do Jamor, frente ao Casa Pia AC, o FC Porto empatou um jogo no qual, por várias razões, não podia perder pontos. Depois do SL Benfica ter regressado ao campeonato, pós-mundial, com uma derrota estrondosa em Braga, do caso Enzo estar a assombrar o dia-a-dia das águias e na antecâmara do derby da capital, era fundamental desportiva e animicamente manter a pressão sobre um líder que, pela primeira vez desde o início da época, mostra sinais de fraqueza.

    Os azuis e brancos entraram mal no jogo, deram uma parte de avanço ao seu oponente e, na segunda, em superioridade numérica, foram incapazes de desfazer o nulo. Poder-se-á dizer que os campeões nacionais criaram oportunidades suficientes para vencer a partida e que apenas por ineficácia na finalização empataram o jogo. Parece-me que, uma vez mais, é uma explicação demasiado simplista para o sucedido.

    Como em vários jogos na presente temporada, faltou discernimento e critério. O FC Porto deixou pontos em Vila do Conde, no Estoril, nos Açores e, agora, no Jamor.

    São demasiados pontos para uma equipa que luta pelo título e que tem como rival uma equipa que raramente vacila. Não deixa de ser inexplicável que sempre que as equipas de Sérgio Conceição estão na perseguição do bicampeonato sejam mais permeáveis a este tipo de situações. É algo que deve fazer a equipa técnica e os responsáveis azuis e brancos refletir.

    Liga Europa FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Voltou a abrir-se um grande fosso pontual para o Benfica e, por isso, o FC Porto está totalmente dependente daquilo que os encarnados sejam ou não capazes de fazer até ao final do campeonato. Resta esperar que a equipa de Roger Schmidt sucumba na segunda volta e garantir que acaba o desperdício. Se a equipa não for capaz de se restabelecer emocionalmente e começar a lidar melhor com a pressão de uma margem de erro nula, de nada valerão eventuais percalços que o SL Benfica venha a ter.

    A próxima jornada pode ser determinante. O Sporting CP, também a fazer um campeonato abaixo das expectativas, visita o Estádio da Luz e acende-se a esperança de que possa retirar pontos ao líder. Se tal suceder, caberá ao FC Porto aproveitar essa e eventuais futuras ocasiões para se ir aproximando do topo da tabela.

    Até agora, tem sido um festival de desperdício.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.