FC Porto: Muro defensivo a desmoronar?

- Advertisement -

A pouco mais de um mês do fim da época, Sérgio Conceição depara-se com vários problemas com o plantel: a sirene de lesões e castigos começou a tocar e as opções começam a escassear.

Na última terça-feira, diante do Liverpool FC, a contar para a Liga dos Campeões, o treinador viu-se obrigado a fazer alterações no setor defensivo. Maxi entrou para o lugar de Militão e o brasileiro ocupou o lugar do castigado Pepe. Esta alteração não foi necessariamente má, uma vez que Militão a central ainda rende mais do que a lateral direito. No entanto, o rendimento de Maxi é que ficou aquém, muito por culpa da qualidade dos ingleses.

Ainda assim, o problema maior até esteve no lado esquerdo… Alex Telles que saiu lesionado do jogo com o SC Braga, há duas semanas, foi opção para entrar no onze e os problemas físicos do brasileiro foram notórios. O lateral esquerdo não conseguiu ocupar bem os espaços defensivos, nem conseguiu a rapidez habitual nos lances ofensivos. Militão e Felipe tiveram de se multiplicar para cobrir os espaços deixados pelos colegas. Em muitos momentos, correu bem.

O central Felipe foi opção em 46 jogos esta temporada e apontou 3 golos
Fonte: FC Porto

O próximo desafio é este sábado, em Portimão, e para este jogo os problemas repetem-se: desta vez é Felipe quem está castigado e Alex Telles ainda é uma incógnita. Apesar de ter jogado em Anfield, o brasileiro pode ser preterido para recuperar adequadamente, tendo em conta ter sido um dos jogadores que mais minutos fez esta época.

Já Felipe cumpre o segundo jogo de castigo, depois de ter falhado o Boavista. O brasileiro, que tem lugar cativo no centro da defesa, vai ser substituído por Militão, que volta a abrir uma vaga na lateral direita. Para esse lugar Maxi ou Corona serão opções… o mexicano tem estado a jogar a um ritmo elevado e já diante do Liverpool ajudou defensivamente Maxi Pereira. No caso de Alex Telles, tal como aconteceu com o Boavista, Manafá pode ser opção, apesar do brasileiro não estar, de todo, descartado.

Se há uns tempos, o setor defensivo era caracterizado por ser um autêntico muro pelas tão boas opções à disposição de Sérgio Conceição… nesta altura a situação inverte-se e tem sido uma dor de cabeça. O muro desmorona ou reergue-se até ao final da época?

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes encaminhou reforço para o Sporting e já pensa no Mundial: «Cabe-me a mim mostrar qualidade e consistência e que possa acrescentar à...

Mateus Fernandes revelou que recomendou o Sporting a Luís Guilherme, falou da qualidade de Rafik Guitane e refletiu sobre o sonho de estar no Mundial 2026.

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

PUB

Mais Artigos Populares

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.