📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto x Galatasaray: Prossegue a caça aos milhões

- Advertisement -

Prossegue, esta semana, a caminhada até ao Estádio Wanda Metropolitano em Madrid. O mesmo será dizer que se jogará a 2ª jornada da fase de grupos da principal competição de clubes a nível mundial, a UEFA Champions League. O FC Porto está presente na fase de grupos pela 23ª vez, sendo um dos clubes, juntamente com os gigantes espanhóis FC Barcelona e Real Madrid CF, com maior numero de presenças deste que a UEFA adotou um novo formato em 1992. Os dragões estão inseridos no grupo D. Um grupo equilibrado e com gritantes semelhanças com o que teve que disputar há um ano atrás. Volta a encontrar o campeão turco, desta feita o Galatasaray, o vice-campeão germânico, depois do Leipzig mede agora forças com o Schalke 04 e, substituindo o campeão francês (na altura o Mónaco), aparece o campeão russo, o Lokomotiv de Manuel Fernandes e Éder.

A edição deste ano, tal como no ano transato, é especialmente importante para a formação portuguesa dadas as dificuldades financeiras do clube e a necessidade de gerar receitas. A este facto acresce que os prémios da prova se multiplicaram e só no jogo de amanhã estarão em jogo 2,7M€ (em caso de vitória).

Na segunda jornada do grupo, o FC Porto defronta, na fortaleza do Dragão, o campeão turco: Galatasaray. Quer isto dizer que Maicon e Fernando voltam a uma casa que chegou a ser sua e onde deixaram muitas saudades (principalmente no caso do médio).

É conhecida a preponderância que os jogos em casa têm nesta competição e, como tal, só a vitória interessa. Depois de um empate agridoce (a doçura de um empate fora não apaga a amargura de ter ficado a clara sensação de que o FC Porto era e é superior ao Schalke e que poderia e deveria ter saído da Alemanha com os três pontos na bagagem) é fundamental uma vitória no jogo desta quarta-feira para que os comandados de Sérgio Conceição possam assumir, desde já, a dianteira de um grupo (ultrapassando precisamente o Galatasaray que venceu o Lokomotiv na jornada inaugural) no qual, apesar do equilíbrio, são claros favoritos.

Num exercício de adivinhação e futurologia, e com base nas anteriores opções do treinador Fatih Terim (uma velha raposa do futebol turco), o Galatasaray deverá alinhar num esquema tático de 4x2x3x1. O onze inicial não andará muito distante disto: Fernando Muslera tem sido o dono da baliza; na defesa Mariano deverá alinhar pela direita, Aziz e Maicon, no eixo central e Nagatomo como lateral esquerdo; Fernando e Ryan Donk (suprimindo a ausência do castigado Ndiaye serão o duplo pivot; Depois deverão surgir Akbaba, Feghouli e Garry Rodrigues no apoio ao ponta de lança suíço Eren Derdiyok.

Nem Soares, nem Aboubakar poderão acompanhar Marega na frente de ataque frente ao Galatasaray
Fonte: Portal dos Dragões

Resta perceber se o treinador turco utilizará a fórmula do campeonato ou se irá optar por subtrair um dos criativos e substituí-lo por um médio de características mais defensivas para juntar ao duplo pivot. Em todo o caso, estará amanhã no Estádio do Dragão um Galatasaray repleto de jogadores de qualidade.

No FC Porto são poucas as dúvidas. Casillas, Maxi, Felipe, Militão, Alex Telles, Herrera, Otávio, Brahimi e Marega têm lugar cativo no onze. As duas dúvidas residem no acompanhante de Herrera no meio campo e no par de Marega na frente de ataque. Estando na plenitude das suas capacidades físicas Danilo torna-se candidato principal óbvio para o centro do terreno. No caso de Sérgio Conceição pretender poupar mais uma vez o internacional português, avançará, com toda a certeza, Sérgio Oliveira. Óliver parece, neste momento, carta quase fora do baralho para o treinador, por mais dececionante que possa ser para o adepto ver-se privado, semana após semana, de um jogador com a sua categoria. No ataque a dúvida é maior. Aboubakar está fora de combate para o que resta da temporada e Tiquinho Soares não está inscrito na prova. Assim, resta perceber se avançará Adrian ou André Pereira ou se a opção recairá sobre Corona, juntando Otávio aos homens do meio campo, aproximando a equipa do 1x4x3x3.

No que ao futebol jogado são duas equipas que, por via da sua superioridade nos seus campeonatos, têm maior número de semelhanças do que diferenças e que privilegiam a posse e o pressing. Estando o FC Porto a jogar em casa, espera-se e exige-se que tome conta do jogo, que imponha a sua ideia e obrigue o adversário a comportamentos (jogar em transições) aos quais está menos acostumado.

Em suma, o FC Porto joga a segunda de seis importantes batalhas que serão sempre disputadas em dois tabuleiros, o desportivo e o financeiro. Prossegue a caça aos pontos. Prossegue a caça aos milhões.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.