FC Porto: Zé Luis ou Soares?

- Advertisement -

A viagem à Madeira trouxe dissabores, mas em boa verdade, esta temporada tem sido marcada por autênticas oscilações. Jogos bem conseguidos e jogos muito aquém das expectativas, têm marcado o percurso do FC Porto esta época.

Sérgio Conceição tem apostado em constantes mudanças no onze titular, seja no setor defensivo – como foi o caso da aposta consecutiva em Mbemba e Manafá -, seja no setor ofensivo. com a retirada de Zé Luís e a aposta em Soares.

Zé Luís é reforço desta temporada e tem sido um jogador influente na equipa, mas nesta fase, tem vindo a revelar alguma instabilidade. E talvez tenha sido esse o principal fator de ter sido atirado para o banco. O avançado, de 28 anos, começou muito bem a temporada, ao conseguir em sete jogos marcar sete golos, no entanto há mais de um mês que não encontra o caminho para a baliza. E apesar de as competições terem parado devido aos jogos das seleções, a verdade é que o cabo-verdiano já está há cinco jogos sem marcar. E este registo num avançado, por si só, já é negativo, mas num avançado que habituou os adeptos a golos, ainda é pior.

A urgência em mudar as coisas obrigou Conceição a tomar uma atitude que, até certo ponto, surpreendeu, que num primeiro jogo surtiu efeito. O mesmo não aconteceu ontem.

O treinador apostou em Soares para render Zé Luís no jogo diante do Famalicão e a verdade é que colheu frutos. O avançado voltou à titularidade para os jogos do campeonato quase três meses depois. Soares apenas foi titular na partida diante do Gil Vicente, na jornada inaugural do campeonato, e desde essa altura só entrava no decorrer das partidas. Diante do Famalicão, o avançado voltou ao onze e marcou inclusive o primeiro golo para o campeonato, o quarto na temporada.

O avançado Soares esteve desaparecido no jogo diante do Marítimo
Fonte: FC Porto

Soares entrou bem no jogo, entrou decidido, motivado e deu rendimento à equipa. E foi exatamente por ter tido uma boa prestação que o avançado voltou a ser aposta diante do Marítimo, ontem. Mas aqui a história foi outra e o final já não foi feliz. Apesar de ter jogado os 90 minutos e de ter também jogado ao lado de Zé Luís, voltou a ficar evidente algumas limitações que o avançado tem. Limitações essas que se alargam a todo o setor ofensivo. A equipa produz, nem sempre bem, mas não consegue finalizar. Falta critério, oportunismo também, mas acima de tudo, falta qualidade aos avançados deste FC Porto.

Zé Luís está num momento menos bom, mas, ainda assim, já deu provas que é uma aposta mais coerente do que Soares. No entanto, tem sido realmente a baixa de forma do avançado que evidenciou alguma da qualidade de Soares. Mas para voos mais altos, seja Zé Luís, Soares, Marega e até mesmo Fábio Silva, este FC Porto precisa de mais pontaria.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Pereira renova contrato com o Alanyaspor por mais uma temporada

João Pereira vai continuar ao serviço do Alanyaspor. O técnico português estendeu o vínculo contratual por mais uma época.

Onde ver o jogo da consagração do FC Porto campeão diante do Santa Clara na despedida de 2025/26?

O FC Porto vai erguer o título de campeão depois do jogo diante do Santa Clara. Embate marca a despedida da época 2025/26.

Assunto encerrado: Michael Carrick vai continuar como treinador do Manchester United

Michael Carrick vai ser o treinador do Manchester United na próxima temporada. O técnico vai renovar com os red devils nos próximos dias.

Onde ver a final da Taça de Inglaterra entre o Chelsea e o Manchester City?

O Chelsea e o Manchester City defrontam-se na final da Taça de Inglaterra. Há portugueses dos dois lados e um título em disputa.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogo do título com portugueses: onde ver o Celtic x Hearts que vale o campeonato na Escócia?

O Celtic recebe o Hearts numa autêntica final que vale o título da Liga Escocesa. Jota e Paulo Bernardo ou Cláudio Braga festejarão.

Petit aponta ao triunfo do Santa Clara frente ao FC Porto na última jornada: «O nosso pensamento é sempre pela vitória»

Petit fez a antevisão do FC Porto x Santa Clara, da última jornada da Primeira Liga. O técnico deixou os parabéns à equipa de Francesco Farioli, mas assumiu que quer vencer o encontro.

Luta pela subida à Primeira Liga: onde ver o Académico de Viseu x Sporting B e o Torreense x Vizela?

Académico de Viseu x Sporting B e Torreense x Vizela decidirão a equipa que subirá diretamente e que irá ao playoff. Decisões da subida no sábado de manhã.