Finalmente um diretor-desportivo no FC Porto

- Advertisement -

A estrutura do FC Porto nunca valorizou o cargo de drretor-desportivo e só com Antero Henrique essa função ganhou, através da sua competência, alguma notoriedade. Um clube demasiado presidencialista que acaba “por secar” quem rodeia o Presidente ou quem começa a ganhar algum protagonismo.

Depois da saída de Antero Henrique a função de diretor-desportivo ficou num limbo e foi sendo desempenhada por Luís Gonçalves e, mais recentemente também, por Vítor Baia, mas sem que ambos sejam identificados como tal e, já agora sem, na minha opinião, competências para tal.

A candidatura de André Villas-Boas percebeu essa lacuna na estrutura do FC Porto e apresentou Andoni Zubizarreta para as funções de diretor-desportivo. Uma das maiores lendas do Futebol Espanhol com passagens marcantes pelo Athletic, Barcelona e Valencia. tendo sido internacional por 126 vezes.

Focando agora a análise na vertente de Dirigente que começou no Athletic na época de 2001/02 e onde permaneceu durante três épocas. O Clube Basco tem uma política desportiva singular pois, só utiliza jogadores com ligação ao País Basco e, como tal, a aposta na formação é fortíssima e sendo esse um dos pilares da estratégia de André Villas-Boas a experiência de Zubizarreta no Athletic será uma mais-valia. Mas foi no Barcelona que atingiu o apogeu, onde desempenhou funções entre 2010 e 2015, e ficou ligado a uma das melhores equipas do Futebol Mundial.

Andoni Zubizarreta
Fonte: Marselha

Conquistou tudo o que podia conquistar e fez algumas contratações marcantes como Neymar ou Luis Suárez. Depois saiu da sua zona de conforto e aceitou o desafio do Marselha tendo permanecido quatro épocas no clube francês e onde trabalhou com André Villas-Boas.

Ter um Diretor-Desportivo que negociou com os melhores jogadores do mundo, que trabalhou com treinadores como Guardiola, Luis Enrique e Rudi Garcia e que já conquistou tudo, será sempre uma tremenda mais-valia. E um ponto que me parece interessante é ter trabalhado em clubes que, social e culturalmente, até se assemelham com o FC Porto. No seu percurso como dirigente algo que é notório é o bom relacionamento que manteve com os vários treinadores com quem trabalhou e a estabilidade que lhes assegurou para desenvolverem o seu trabalho.

Relativamente ao mercado propriamente dito, no Barcelona diria que foi sempre bem trabalhado e financeiramente sustentável. No Marselha, clube complicado de trabalhar, gostei particularmente das duas primeiras épocas, mas até foi na sua última, com o André, que conseguiu o melhor desempenho alcançando, o segundo lugar na Ligue 1. Passar de Luís Gonçalves ou Vítor Baia para Zubizarreta será, na minha opinião, um tremendo upgrade.

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Canoagem: Norberto Mourão é tricampeão europeu em VL2 200 metros e Messias Baptista vence medalha de prata

Norberto Mourão tornou-se tricampeão europeu na classe adaptada VL2 200 metros. Messias Baptista ganhou uma medalha de prata.

GP de Emília-Romanha: Miguel Oliveira forçado a deixar corrida devido a problemas físicos

Este domingo, Miguel Oliveira não terminou a segunda corrida na etapa de Emilia-Romagna do Mundial de Superbikes, que decorre em Itália.

Atenção, Real Madrid: Manchester City confiante que conseguirá renovar defesa em breve

O Manchester City está confiante de que conseguirá renovar o contrato de Josko Gvardiol. A acontecer, terá um novo vínculo até junho de 2032.

Nottingham Forest anuncia saída de defesa que passou pelo Braga e pelo FC Porto

Willy Boly deixa o Nottingham Forest. Defesa-central de 35 anos termina contrato e fecha ciclo no emblema da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool pondera avançar por médio do PSG: eis o que diz a imprensa

O Liverpool pondera avançar por Warren Zaire-Emery. PSG hesita em vendê-lo, mas ofertas a rondar os 80 milhões de euros poderiam ter peso na balança.

Bayern Munique define exigências por João Palhinha e Sporting quer valores mais baixos: eis os milhões

O Bayern Munique já deu a conhecer exigências por João Palhinha. Sporting quer negócio com valores mais baixos, de acordo com a imprensa.

Real Madrid: Primeiro grande desacordo entre Florentino Pérez e José Mourinho

A lista de alvos para o mercado levou José Mourinho a ter o primeiro desentendimento com Florentino Pérez desde o regresso ao Real Madrid.