Finalmente um diretor-desportivo no FC Porto

- Advertisement -

A estrutura do FC Porto nunca valorizou o cargo de drretor-desportivo e só com Antero Henrique essa função ganhou, através da sua competência, alguma notoriedade. Um clube demasiado presidencialista que acaba “por secar” quem rodeia o Presidente ou quem começa a ganhar algum protagonismo.

Depois da saída de Antero Henrique a função de diretor-desportivo ficou num limbo e foi sendo desempenhada por Luís Gonçalves e, mais recentemente também, por Vítor Baia, mas sem que ambos sejam identificados como tal e, já agora sem, na minha opinião, competências para tal.

A candidatura de André Villas-Boas percebeu essa lacuna na estrutura do FC Porto e apresentou Andoni Zubizarreta para as funções de diretor-desportivo. Uma das maiores lendas do Futebol Espanhol com passagens marcantes pelo Athletic, Barcelona e Valencia. tendo sido internacional por 126 vezes.

Focando agora a análise na vertente de Dirigente que começou no Athletic na época de 2001/02 e onde permaneceu durante três épocas. O Clube Basco tem uma política desportiva singular pois, só utiliza jogadores com ligação ao País Basco e, como tal, a aposta na formação é fortíssima e sendo esse um dos pilares da estratégia de André Villas-Boas a experiência de Zubizarreta no Athletic será uma mais-valia. Mas foi no Barcelona que atingiu o apogeu, onde desempenhou funções entre 2010 e 2015, e ficou ligado a uma das melhores equipas do Futebol Mundial.

Andoni Zubizarreta
Fonte: Marselha

Conquistou tudo o que podia conquistar e fez algumas contratações marcantes como Neymar ou Luis Suárez. Depois saiu da sua zona de conforto e aceitou o desafio do Marselha tendo permanecido quatro épocas no clube francês e onde trabalhou com André Villas-Boas.

Ter um Diretor-Desportivo que negociou com os melhores jogadores do mundo, que trabalhou com treinadores como Guardiola, Luis Enrique e Rudi Garcia e que já conquistou tudo, será sempre uma tremenda mais-valia. E um ponto que me parece interessante é ter trabalhado em clubes que, social e culturalmente, até se assemelham com o FC Porto. No seu percurso como dirigente algo que é notório é o bom relacionamento que manteve com os vários treinadores com quem trabalhou e a estabilidade que lhes assegurou para desenvolverem o seu trabalho.

Relativamente ao mercado propriamente dito, no Barcelona diria que foi sempre bem trabalhado e financeiramente sustentável. No Marselha, clube complicado de trabalhar, gostei particularmente das duas primeiras épocas, mas até foi na sua última, com o André, que conseguiu o melhor desempenho alcançando, o segundo lugar na Ligue 1. Passar de Luís Gonçalves ou Vítor Baia para Zubizarreta será, na minha opinião, um tremendo upgrade.

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas e a situação do rival Boavista: «Aquilo que está a acontecer a um clube histórico da nossa cidade não deve ser motivo...

Na mais recente edição da revista Dragões, André Villas-Boas lamentou a situação do Boavista, defendendo a revisão dos regulamentos de licenciamento.

André Villas-Boas lança o mote para 2026/27: «Teremos de trabalhar mais, lutar mais e permanecer mais unidos do que os outros»

Na mais recente edição da revista Dragões, André Villas-Boas anteviu a nova temporada e refletiu sobre os reforços já confirmados.

Vitória SC renova com Santiago Verdi e segura campeão da Europa e do Mundo em Sub-17

Santiago Verdi renovou contrato com o Vitória SC. Emblema vimaranense segura o médio de 18 anos com um novo vínculo válido até 2031.

Manchester City vende jogador que desejava sair e amealha mais de 46 milhões de euros

O Manchester City assegurou a venda de James Trafford. Guarda-redes a caminho do Leeds United por mais de 46 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho quer mais um central para o Real Madrid e tem 3 internacionais portugueses bem referenciados

O Real Madrid de José Mourinho olha com interesse para a contratação de mais um defesa central. Há três portugueses nos principais alvos.

Marco Silva encurta plantel do Benfica e envia 4 jogadores para a equipa B

Marco Silva continua a delinear e construir o plantel do Benfica. Com os regressos das seleções, quatro jogadores desceram à equipa B.

Caos na Federação Italiana de Futebol aumenta: Paolo Maldini e Leonardo demitem-se depois do afastamento de Andrea Pirlo

A polémica sobe de tom em Itália. Paolo Maldini e Leonardo deixam os seus cargos na estrutura depois da polémica com Andrea Pirlo.