Finalmente um diretor-desportivo no FC Porto

- Advertisement -

A estrutura do FC Porto nunca valorizou o cargo de drretor-desportivo e só com Antero Henrique essa função ganhou, através da sua competência, alguma notoriedade. Um clube demasiado presidencialista que acaba “por secar” quem rodeia o Presidente ou quem começa a ganhar algum protagonismo.

Depois da saída de Antero Henrique a função de diretor-desportivo ficou num limbo e foi sendo desempenhada por Luís Gonçalves e, mais recentemente também, por Vítor Baia, mas sem que ambos sejam identificados como tal e, já agora sem, na minha opinião, competências para tal.

A candidatura de André Villas-Boas percebeu essa lacuna na estrutura do FC Porto e apresentou Andoni Zubizarreta para as funções de diretor-desportivo. Uma das maiores lendas do Futebol Espanhol com passagens marcantes pelo Athletic, Barcelona e Valencia. tendo sido internacional por 126 vezes.

Focando agora a análise na vertente de Dirigente que começou no Athletic na época de 2001/02 e onde permaneceu durante três épocas. O Clube Basco tem uma política desportiva singular pois, só utiliza jogadores com ligação ao País Basco e, como tal, a aposta na formação é fortíssima e sendo esse um dos pilares da estratégia de André Villas-Boas a experiência de Zubizarreta no Athletic será uma mais-valia. Mas foi no Barcelona que atingiu o apogeu, onde desempenhou funções entre 2010 e 2015, e ficou ligado a uma das melhores equipas do Futebol Mundial.

Andoni Zubizarreta
Fonte: Marselha

Conquistou tudo o que podia conquistar e fez algumas contratações marcantes como Neymar ou Luis Suárez. Depois saiu da sua zona de conforto e aceitou o desafio do Marselha tendo permanecido quatro épocas no clube francês e onde trabalhou com André Villas-Boas.

Ter um Diretor-Desportivo que negociou com os melhores jogadores do mundo, que trabalhou com treinadores como Guardiola, Luis Enrique e Rudi Garcia e que já conquistou tudo, será sempre uma tremenda mais-valia. E um ponto que me parece interessante é ter trabalhado em clubes que, social e culturalmente, até se assemelham com o FC Porto. No seu percurso como dirigente algo que é notório é o bom relacionamento que manteve com os vários treinadores com quem trabalhou e a estabilidade que lhes assegurou para desenvolverem o seu trabalho.

Relativamente ao mercado propriamente dito, no Barcelona diria que foi sempre bem trabalhado e financeiramente sustentável. No Marselha, clube complicado de trabalhar, gostei particularmente das duas primeiras épocas, mas até foi na sua última, com o André, que conseguiu o melhor desempenho alcançando, o segundo lugar na Ligue 1. Passar de Luís Gonçalves ou Vítor Baia para Zubizarreta será, na minha opinião, um tremendo upgrade.

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: FC Porto renova com a capitã Ema Gonçalves

Ema Gonçalves renovou contrato com a equipa feminina do FC Porto. A defesa de 23 anos continuará a ser a capitã na estreia na Primeira Divisão.

Issa Doumbia marca na vitória que deu o título da Serie B ao Venezia e Frosinone acompanha o campeão na subida à Serie A

O Venezia foi sagrado campeão da Serie B com uma vitória por 2-0 frente ao Palermo e Frosinone garantiu a subida com uma goleada diante do Mantova.

Tomás Araújo na lista do Bayern Munique para reforçar a defesa bávara

O Bayern Munique já iniciou contactos por Tomás Araújo, central do Benfica blindado por 80 milhões, que é visto como prioridade para a defesa bávara.

Championship: Tudo em aberto entre Hull City e Millwall na luta pela subida à Premier League

Após empate a zero na primeira mão, Hull e Millwall adiam a decisão do acesso à final do play-off para 11 de maio. O outro finalista sairá do duelo entre Middlesbrough e Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Joe Cole aconselha regresso de José Mourinho ao Chelsea: «É a melhor decisão»

Joe Cole defendeu que a contratação de José Mourinho é a «melhor decisão» e a opção mais 'realista' para o Chelsea, acreditando que o atual técnico do Benfica seria capaz de reerguer a equipa londrina num prazo de três anos.

Levante de Luís Castro vence nos minutos finais e fica mais perto da manutenção na La Liga

O Levante de Luís Castro ficou numa posição difícil para a manutenção na La Liga, depois de um empate a duas bolas frente ao Osasuna.

Recuperação épica: Palma Futsal anula desvantagem de cinco golos e defronta Sporting na final da Champions League de Futsal

O Palma Futsal venceu o Etoile Lavalloise por 5-4 nos penáltis e garantiu a passagem à final da Liga dos Campeões de futsal, onde vai enfrentar o Sporting.