📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Foi tudo uma questão de carácter

- Advertisement -

Tudo esteve para ser uma montanha bem difícil de escalar na segunda mão, mas aos dragões valeu-lhes uma ponta final em que apelaram ao espírito de sacrifício e ao carácter para responder a dez minutos loucos e angustiantes, nos quais perderam Brahimi por lesão e viram a AS Roma marcar por duas vezes.

Estratégia de Conceição passou por não arriscar um milímetro, mas a perder por dois golos, ao FC Porto mais não lhe restava do que minimizar os estragos. Adrián manteve as esperanças intactas, mas foi o jovem Zaniolo o elemento diferenciador na primeira mão.

Era importante ganhar, mas arriscar para chegar a esse resultado desguarnecendo as tarefas defensivas foi algo a que os dois treinadores não se sujeitaram. O equilíbrio, por isso, justificava uma igualdade no final dos primeiros noventa minutos, mas quem acabou por cima foram os romanos.

Sérgio Conceição abdicou, desta vez, da classe de Óliver e lançou no onze inicial Fernando Andrade, na tentativa de ter em campo um protótipo de Marega, mas o brasileiro não, foi, nem de perto, aquilo que se esperava.

O certo é que até foi dos pés de Fernando que saiu a única tentativa enquadrada com a baliza por parte dos azuis e brancos nos primeiros quarenta e cinco minutos. Do outro lado, ainda que sem um domínio evidente, a Roma procurava assumir algumas rédeas, mas os dragões espalhavam serenidade em campo e não tinham qualquer pressa.

Adrián manteve os dragões na discussão da eliminatória
Fonte: UEFA

A intensidade haveria, contudo, de aumentar, assim que soou o apito para o início da segunda parte. Dos romanos transparecia maior vontade de resolver as coisas no primeiro jogo, mas a experiência de Casillas (que grande noite a do espanhol), Pepe e Danilo foi determinante para manter acesa a chama do dragão.

Para além de já não contarem com Marega e Corona para este encontro, aos azuis e brancos viram as contrariedades aumentarem assim que Brahimi saiu de jogo com muitas queixas no tornozelo. Poucos esperariam, porém, que o seu substituto haveria de ser determinante. Mas já lá vamos.

Antes, Zaniolo decidiu dar um ar da sua graça e, em cinco minutos, deixou tudo muito bem encaminhado para os romanos, ao assinar os dois golos e a deixar a equipa em vantagem. Foi, no meu entender, a figura do jogo, ao bater por duas vezes, com 19 anos, um guarda-redes consagrado como Iker Casillas e num palco tão importante como é a Champions.

Os dragões, que pareciam colapsar com o segundo golo romano, renasceram das cinzas pelos pés de Adrián, logo a seguir. O espanhol reduziu a desvantagem e deixou o FC Porto a um golo do apuramento. Os quartos de final estão à distância de uma noite à campeão, a 6 de março, no Estádio do Dragão.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Futre: «Só vi dois canhotos melhores que eu»

Paulo Futre deu uma entrevista e elegeu Diego Armando Maradona e Lionel Messi como os melhores esquerdinos da história.

Natal à porta: Onde ver o Benfica x Famalicão para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber esta segunda-feira o Famalicão na Primeira Liga. Jogo será transmitido na Benfica TV.

Pablo Sarabia recorda estreia na Champions League pelo Real Madrid de José Mourinho: «Substituí o Cristiano Ronaldo»

Pablo Sarabia recordou o jogo de estreia na Champions League ao serviço do Real Madrid de José Mourinho.

FC Porto em conversações com Thiago Silva e já se sabe possível duração de contrato

O FC Porto está interessado Thiago Silva. Há conversações entre as partes para um contrato válido até junho de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Fora do Dragão após hat-trick: Onde ver o Alverca x FC Porto para a Primeira Liga?

O FC Porto vai enfrentar fora de casa o Alverca na jornada 15 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

Al Nassr de Jorge Jesus quer renovar contrato com jogador de renome, que avalia regresso à Europa

O Al Nassr já ofereceu a renovação de contrato a Marcelo Brozovic. Regresso à Europa não está descartado.

Joan Laporta responde a Florentino Pérez e critica Real Madrid TV: «Têm uma lixeira televisiva onde vomitam mentiras

Joan Laporta respondeu às declarações de Florentino Pérez no jantar de natal do Barcelona. O presidente do clube criticou ainda a Real Madrid TV.