Fortes nos Clássicos, mas há que melhorar no resto

- Advertisement -

Tornou-se ainda mais evidente no último jogo do FC Porto, que os Dragões sentem-se substancialmente mais confortáveis nos jogos grandes. Em três Clássicos, somam três vitórias. No entanto, a verdade é que o campeonato é uma corrida de consistência, não só de confrontos diretos.

As dificuldades que o FC Porto tem enfrentando contra as ditas equipas “pequenas” são notórias e têm sido a razão pela qual os Dragões não estão na liderança do campeonato. O estilo de jogo focado na fisicalidade, força e velocidade é mais facilmente anulado pelas equipas que baixam as linhas e que não dão espaço. E o problema é que, normalmente, as equipas, em Portugal, têm bastantes limitações no que diz respeito a um jogo de pressão alta. E, por isso, acabam por sofrer quando o tentam fazer.

E isso ilustra a falta de qualidade das equipas do topo do nosso campeonato. Tendo em conta o campeonato algo fraco que o FC Porto tem realizado e o momento algo conturbado que a equipa tem sentido, seria de esperar que clubes como o SL Benfica, Sporting CP e até o Vitória SC tivessem conseguido criar mais dificuldades ao longo deste campeonato. A verdade é que só o SC Braga conseguiu tirar pontos ao FC Porto dentro do top-10 da Liga NOS. Quando as equipas tentam pressionar mais o jogo dos Dragões e jogar mais de forma apoiada, estas têm caído muitas vezes, exatamente nas ratoeiras que Sérgio Conceição coloca em campo. Ratoeiras essas que se baseiam na pressão alta e intensa, e nas bolas nas costas dos defesas.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Ainda assim, o SL Benfica está um ponto à frente dos Dragões, precisamente por estar mais confortável em jogar contra as equipas pequenas. A equipa de Bruno Lage ganhou todos os jogos, exceto aqueles contra o FC Porto. E esse facto levanta a necessidade de refletir, porque apesar de terem sido os portistas a celebrar em ambas ocasiões, existe a forte possibilidade de, quando chegar o final do campeonato, serem os benfiquistas a saírem mais felizes. Independentemente da vitória do último sábado, é facto que, caso os mandados de Bruno Lage consigam replicar a primeira volta, saem desta época como campeões.

Mas este fenómeno também não é novo. Na época passada, o FC Porto tanto sentia grandes dificuldades no campeonato contra as equipas pequenas, como, logo a seguir, jogava para a Liga dos Campeões contra equipas consideravelmente mais fortes e a equipa jogava como um peixe na água.

E o facto de não ser novo e ainda não ter sido corrigido também levanta questões sobre a liderança de Sérgio Conceição. Se o FC Porto ainda tem ambições de ir para os Aliados no mês de maio, este problema tem que ser corrigido. Numa primeira volta com triunfos sobre o Benfica e sobre o Sporting, é impensável que se registem duas derrotas e dois empates, especialmente contra equipas como o Gil Vicente, Marítimo e Belenenses SAD.

Foto de Capa: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Bukayo Saka admite mau momento do Arsenal: «Baixámos muito o nosso nível e fomos punidos por isso»

Bukayo Saka falou depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Extremo assumiu pior momento dos gunners na temporada.

Vitinha felicita Philipp Kohn pela defesa de grande penalidade no AS Mónaco x PSG e guarda-redes revela: «Tive alguma sorte»

Philipp Kohn comentou a grande penalidade que defendeu perante Vitinha, no encontro entre AS Mónaco e PSG para a Champions League.

Mikel Arteta critica Arsenal após empate contra o Wolverhampton: «O que fizemos ficou muito aquém do nível que precisamos de ter para ganhar um...

Mikel Arteta confessou o desapontamento depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Técnico falou em necessidade de melhorar.

Botafogo de Martín Anselmi perde com Nacional Potosí na qualificação para a Libertadores e soma sexta derrota consecutiva

O Botafogo perdeu no terreno do Nacional Potosí por 1-0, na primeira mão da qualificação para a fase de grupos da Taça Libertadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Como estão as relações de Benfica e Real Madrid após o jogo da Champions League? Eis o que se sabe

As relações institucionais entre Benfica e Real Madrid permanecem inalteradas após o encontro da Champions League disputado no Estádio da Luz.

Confederação Brasileira de Futebol com nova mensagem de apoio a Vinícius Júnior: «O racismo é mais do que uma atitude desprezível»

A Confederação Brasileira de Futebol voltou a manifestar apoio a Vinícius Júnior, na sequência dos alegados insultos racistas de que foi alvo no Benfica x Real Madrid.

Sporting confirma e identifica as candidaturas de Frederico Varandas e Bruno Sá para as eleições 2026

O Sporting anunciou a admisão das duas candidaturas, encabeçadas por Bruno Sá e Frederico Varandas, para as eleições de 2026.