Frente a frente: André Pereira vs Gonçalo Paciência

- Advertisement -

Num ano em que se tem falado muito de pérolas de formação em Portugal, colocamos frente a frente dois homens formados no Futebol Clube do Porto, dois pontas de lança, um que figura atualmente nos azuis e brancos e outro que foi vendido no final da época passada. São eles André Pereira e Gonçalo Paciência.

André Pereira é um avançado de 23 anos que dividiu a sua formação entre FC Porto, Leixões, Varzim e Sanjoanense, tendo-se destacado na época 2017/2018, na equipa B dos dragões, ao apontar 11 golos em 20 jogos. Esta boa primeira metade de temporada nos “bês” despertou o interesse de alguns clubes da primeira liga, nomeadamente do Vitória FC, que o adquiriu por empréstimo.

Nos sadinos, André Pereira continuou com boas prestações, em que marcou quatro golos em treze jogos e foi bastante influente na manobra ofensiva dos homens de Setúbal, e acabou por ser chamado de volta para o FC Porto para a presente época desportiva.

Um avançado robusto, com vários aspetos técnicos a melhorar e o instinto matador para aprimorar, tem vindo a fazer uma época de menor fulgor nos azuis e brancos, onde conta com 22 partidas disputadas e apenas três golos apontados, ele que começou a época como titular no onze de Sérgio Conceição.

André Pereira tem realizado uma época de pouco brilhantismo no Futebol Clube do Porto
Fonte: FC Porto

Já Gonçalo Paciência, de 24 anos, formado exclusivamente no FC Porto, é um avançado que prima pelo jogo aéreo, derivado da sua elevada estatura. O avançado português teve ainda passagens, por empréstimo, pelo Olympiacos, da Grécia, e por Rio Ave, Vitória FC e Académica, em Portugal.

Depois de ter participado na conquista do Campeonato Nacional a temporada passada, Gonçalo foi vendido ao Eintracht Frankfurt, da Alemanha. Um começo com o pé esquerdo, devido a uma lesão que o afastou dos relvados durante uma boa parte da temporada, mas que não o impediu de agora brilhar nos alemães, tendo, inclusivamente, quatro golos marcados em 11 jogos, com o último a ser apontado no Estádio da Luz, frente ao SL Benfica, em jogo a contar para os quartos de final da Liga Europa, e que os alemães perderam por quatro bolas a duas.

Enquanto André é mais rápido e joga como segundo avançado, podendo vir buscar jogo mais atrás e até jogar pelas alas, Gonçalo é um ponta de lança fixo, com habitat natural na área do adversário.

Veredicto: Na minha opinião, Gonçalo vence este frente a frente e deveria ter lugar no plantel principal do FC Porto. É um jogador mais esclarecido que André e, com a lesão de Aboubakar, os azuis e brancos precisam de um avançado mais fixo quando Tiquinho Soares não está nos seus dias. Para segundo avançado, ou avançado mais móvel, os dragões têm Marega e Fernando Andrade, pelo que, a meu ver, era melhor ter André Pereira num empréstimo a desenvolver as suas qualidades, do que Gonçalo vendido, sem hipótese de um regresso imediato.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho conta episódio inusitado com jogador e anestesia antes de um jogo: «Não voltou a jogar um único jogo comigo depois disso»

José Mourinho recordou uma história em que um jogador se recusou a receber uma injeção anestésica antes de um jogo.

Definidos os grupos de Sporting e FC Porto na Champions League de Andebol 2026/27

Estão definidos os adversários de Sporting e FC Porto na fase de grupos da Champions League de Andebol 2026/27.

Saída do Benfica em cima da mesa: Schalke 04 avança por avançado belga

Jelani Trevisan quer deixar o Benfica e o Schalke 04 já contactou os representantes do avançado belga para explorar um possível acordo.

O regresso que vai dar que falar: Rússia está de volta às competições da FIFA

Quatro anos depois da suspensão motivada pela invasão da Ucrânia, a Rússia foi convidada pela FIFA a participar no novo Mundial Sub-15.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #108 – Análise do Brasil vs Escócia

No episódio do "Papo de Bola" desta semana é feita a análise ao triunfo do Brasil no Mundial 2026 frente à Escócia. Com a participação do César Mayrinck.

Mundial 2026: Já há 4 jogos confirmados para os 16 avos de final

Já são conhecidos quatro dos embates dos 16 avos de final do Mundial 2026, começando já no próximo domingo com África do Sul x Canadá.

Manchester United envia emissários para observar Maxi Araújo no Mundial 2026

O Manchester United continua atento às exibições de Maxi Araújo. O ala soma dois golos e uma assistência em dois jogos pela Seleção do Uruguai.