Frente a Frente: FC Porto 2017/2018 vs FC Porto 2018/2019

- Advertisement -

Quando o fim da temporada futebolística se aproxima todos os adeptos do FC Porto, e do futebol em geral, procuram perceber quem foi o grande culpado pelo sucesso ou insucesso da época. Quando algo corre bem o treinador é quase o “melhor do mundo” e os jogadores são atletas fora-de-série. Quando os resultados não são os esperados, a vítima poderá ser o fraco plantel ou o treinador que não tem qualidade para gerir a equipa.

Nesta temporada 2018/2019 nem tudo correu como era expectável para o FC Porto – a liderança isolada fugiu para o rival SL Benfica e a Taça da Liga teve como destino Alvalade. Matematicamente, há ainda a hipótese dos dragões serem campeões nacionais e a final da Taça de Portugal ainda vai ser jogada. Na Liga dos Campeões, assim que um gigante europeu aparece no caminho da equipa portuense torna-se muito difícil seguir em frente. Em suma, caso o FC Porto não conquiste o campeonato, esta temporada será relativamente inferior a nível de prestação nas provas nacionais e internacionais. Mas a que se deve?

Na época passada os azuis e brancos conquistaram o principal objetivo, o campeonato português. Da temporada transata para esta as principais diferenças, a nível de plantel, foram as alterações no setor defensivo/centro campista. Dos atletas que saíram do clube, os principais obreiros do título foram Marcano, que partiu para a AS Roma, Diogo Dalot, que integra os quadros do Manchester United FC, Ricardo Pereira, que brilha agora no Leicester City FC e Sérgio Oliveira, que se encontra emprestado aos gregos do PAOK. Para colmatar as perdas destes atletas o FC Porto contratou ao longo da época jogadores como Militão, Pepe, Mbemba, Manafá, Loum, Fernando Andrade, fez regressar Adrián López e André Pereira e promoveu Diogo Leite e Bruno Costa.

Analisemos as principais diferenças estatísticas nas duas épocas (época atual encontra-se à porta da 33ª jornada):

Fonte: Bola na Rede

Tendo em conta que a atual época ainda não terminou e o FC Porto esteve presente em mais dois jogos do que na temporada passada, faltando ainda mais três, a estatística mostra que a nível defensivo o FC Porto está mais debilitado do que há um ano. A nível pontual, se ganhar os dois jogos que faltam para o fim do campeonato chegará à marca dos 85 pontos, menos três do que na época passada.

Tiquinho Soares é o melhor marcador da equipa com 15 golos, menos sete golos do que Marega tinha à 34ª jornada da época passada. Não são só de estatísticas que se fazem o campeonato e houve vários fatores que podem ter influenciado os maus resultados deste ano: a maré de lesões que assolou o plantel, o calendário preenchido que provocou alguma fadiga, a gestão por parte da equipa técnica, etc. A culpa não se trata apenas dos jogadores e/ou da equipa técnica, mas sim do conjunto de fatores que fazem acontecer os maus resultados. A nível de futebol praticado, por ter sido a primeira época de Sérgio Conceição ao FC Porto e, consequentemente, uma época de mudança, talvez o jogo tático/técnico na primeira temporada fosse melhor do que atualmente.

Veredito: Na época 2017/2018 o FC Porto realizou menos jogos do que na atual, mas a nível exibicional e a nível de resultados demonstrou ser uma melhor equipa. Os dragões souberam aproveitar as oportunidades que tiveram para se manterem na frente do campeonato. Na época 2018/2019 a equipa da cidade invicta foi mais longe em todas as competições a eliminar, mas para o campeonato, tendo em conta a exigência dos adeptos e o facto de ter perdido uma distância de sete pontos para o segundo classificado retirou a credibilidade a toda a equipa.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Ezequiel Garay elogia José Mourinho e revela por quem vai torcer no Benfica x Real Madrid

Ezequiel Garay assumiu que vai torcer pelo Benfica no encontro frente ao Real Madrid. O defesa argentino deixou também elogios para José Mourinho.

Já há previsão para o regresso de Fotis Ioannidis no Sporting

Fotis Ioannidis está a finalizar a recuperação da lesão. Avançado do Sporting já deve ser opção para o embate contra o CD Nacional no domingo.

Braga realizou a gala dos 105 anos: eis os vencedores dos prémios da Legião de Ouro

O Braga realizou a gala referente aos 105 anos do clube. O emblema minhoto divulgou os vencedores e António Salvador discursou no final.

Anísio Cabral e a estreia a marcar pelo Benfica: «Foi uma das melhores sensações da minha vida»

Após marcar na sua estreia pela equipa principal do Benfica, Anísio Cabral fez uma publicação nas suas redes sociais na qual refletiu sobre o momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição pede reforços após vitória do Al Ittihad na Liga da Arábia Saudita: «Precisamos de mais algumas soluções»

Sérgio Conceição falou após a vitória do Al Ittihad frente ao Al Kholood. O técnico português assumiu que a sua equipa precisa de mais reforços.

Real Madrid divulga lista de convocados para o jogo com o Benfica na Champions League

O Real Madrid revelou a lista de convocados para o encontro frente ao Benfica, da última jornada da fase da liga da Champions League.

Biel tem o futuro definido e vai voltar a ser emprestado pelo Sporting

Biel vai ser emprestado pelo Sporting ao Al Shabab. Extremo brasileiro vai prosseguir a carreira na Arábia Saudita.