📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Frente a frente: Yacine Brahimi vs Tarik Sektioui

- Advertisement -

No Frente a frente desta semana, e uma vez que se começam a conhecer as seleções apuradas para a CAN 2019 e que o FC Porto conta com vários jogadores na calha para estarem presentes na principal competição africana de seleções, decidi opor as qualidades e os desempenhos de dois dos mais exuberantes jogadores daquela região que passaram pelo FC Porto nos últimos anos. São ambos do norte de África, mais concretamente da zona do Magrebe. Falo, claro está, de Yacine Brahimi (argelino) e de Tarik Sektioui (marroquino).

Comecemos pelas sempre interessantes estatísticas:

Yacine Brahimi:
Jogos pelo FC Porto: 182
Golos marcados: 44
Média golos/jogo: 0,24
Títulos pelo FCP: 1 Campeonato e 1 Supertaça.

Tarik Sektioui:
Jogos pelo FC Porto: 57
Golos marcados: 12
Média golos/jogo: 0,21
Títulos pelo FCP: 3 Campeonatos, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça.

Comecemos, então, pelo marroquino. Aquele golo ao Marselha. Decorriam os primeiros meses da época 2007/2008 quando o Marselha veio jogar ao Estádio do Dragão para uma partida referente a fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo terminou com uma vitória portista por 2-1. Poucos se lembrarão do excelente golo vitorioso marcado por Lisandro López já no último quarto de hora do jogo. Tudo porque à passagem do minuto 30 Tarik pegou na bola junto à linha do meio campo, deixou para trás três jogadores marselheses, fintou o guarda-redes contrário e apontou um golo de antologia. Foi o momento mais alto de Sektioui na sua passagem pelo FC Porto e, provavelmente, da sua carreira.

Depois de vários anos em bom plano na Holanda, Co Adriaanse solicitou a contratação deste jogador no verão de 2006. Pedido ao qual a SAD anuiu, mas o holandês nunca chegou a orientar Tarik ao serviço do FC Porto (fê-lo enquanto treinador do AZ Alkmar), depois das partes se terem desentendido ainda antes do começo da época. Foi, então, Jesualdo Ferreira o único treinador do jogador nas três épocas que passou na cidade invicta. Foram três anos de altos e baixos e na retina fica uma grande temporada de 2007/2008 quando formou um tridente de ataque frenético com o já mencionado Lisandro e Ricardo Quaresma. Tarik era muito veloz, dotado de boa técnica, bom cruzamento e finalização apurada. Por uma ou outra razão não chegou a patamares mais elevados mas deixou uma excelente impressão de dragão ao peito.

Sektioui deixou boas memórias nos adeptos portistas
Fonte: FC Porto

Passemos, agora, ao mago argelino. Yacine Brahimi chega ao FC Porto em 2014 pela mão de Julen Lopetegui. Um desconhecido para os menos atentos ao campeonato do país vizinho. Chegava ao FC Porto um jogador tecnicista e muito elogiado em Espanha e que acabara de realizar um Mundial 2014 muito interessante com a sua seleção. Nessa primeira temporada de azul e branco foi, curiosamente, colega de equipa de Ricardo Quaresma.

Jogando preferencialmente pela esquerda, o argelino é, quando comparado com Tarik, um menos explosivo mas mais perfumado. Apesar de muito talentosos, os jogadores diferem muito no que concerne ao estilo. Se Sektioui ia, não raras vezes, à linha cruzar, Brahimi dá primazia ao jogo interior, exigindo que a largura seja dada, de forma constante, pelo lateral. O que mais impressiona no camisola 8 dos dragões é a velocidade em condução e drible e a agilidade com que muda de direção. Apesar de períodos de nível superlativo, Brahimi tem pautado o seu desempenho no FC Porto por alguma inconsistência. Fez no último ano, sob o comando de Sérgio Conceição, a melhor temporada de Dragão ao peito e que culminou com o único título conquistado pelo argelino na sua carreira sénior (mais tarde viria a conquistar a Supertaça).

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Nápoles: eis o onze inicial para o encontro da Champions League

O Benfica enfrenta o Nápoles durante a noite desta quarta-feira, em jogo da sexta jornada da Champions League.

João Palhinha elege o top 3 dos golos mais especiais da carreira: «É difícil para mim escolher um»

João Palhinha respondeu aos adeptos e destacou três golos especiais, divididos entre a Seleção Nacional e a passagem pelo Fulham.

Max Dowman lesiona-se e obriga a mexida na lista da Champions League do Arsenal

Max Dowman sofreu uma lesão ligamentar e vai parar por dois meses. Gabriel Jesus foi o escolhido para ocupar a vaga na lista de inscritos da Champions League.

Salah | Novela egípcia em terras de Sua Majestade

Quem acompanha o Liverpool com regularidade conseguiu perceber desde cedo na época que Salah não tinha entrado com o pé direito.

PUB

Mais Artigos Populares

Aymeric Laporte sofre grave lesão e enfrenta paragem prolongada

Os exames médicos realizados confirmaram o pior cenário para Aymeric Laporte. Foi diagnosticado com um problema muscular grave na perna esquerda.

Gareth Bale acaba o mito da má relação com Cristiano Ronaldo: «Nunca tivemos nenhum tipo de discussão»

Gareth Bale garante que nunca existiram discussões com Cristiano Ronaldo e critica a imagem falsa criada pela imprensa espanhola.

Liverpool define alvo prioritário para render Arne Slot

A tensão entre Arne Slot e Mohamed Salah, aliada aos maus resultados, obriga o Liverpool a traçar um possível plano de sucessão. Xabi Alonso é o desejado.