📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

No artigo de opinião que escrevi na passada semana, abordei a chegada de Bruma ao Estádio do Dragão. Chegada essa que nunca chegou a acontecer, tendo o jogador, umas horas mais tarde, assinado pelo PSV Eindhoven. Assim sendo, tentarei ser mais comedido no tema que trago a este espaço esta semana. No entanto, com a imprensa a dar por praticamente garantida a tão proclamada contratação de Zé Luís, sou forçado deixar alguns breves comentários sobre um jogador de se fala há já largas semanas.

É sabido que o cabo-verdiano é um pedido expresso de Sérgio Conceição (que trabalhou com o jogador na sua passagem pela cidade de Braga), ao qual a SAD anuiu, tendo multiplicado esforços para oferecer ao seu treinador o goleador desejado.

Não deixa de ser uma contratação de risco. Pelos montantes envolvidos, pela idade do jogador e pelos números que foi apresentando ao longo da carreira, é normal que algumas dúvidas vão assolando a cabeça dos portistas.

Antes de abordar a vertente desportiva, começo pela questão financeira. A imprensa vai falando em valores entre os 8M€ e os 10M€. Sobre isto digo o mesmo que disse sobre Bruma na passada semana. São valores altos para a realidade portuguesa e tem que ser sempre considerado um risco elevado quando um clube português admite despender quantias desta natureza. No caso de Zé Luís existe a agravante de o jogador estar a caminho dos 29 anos, sendo que muito dificilmente gerará mais valias financeiras no futuro, a menos que acabe transferido para um mercado periférico.

Depois de Renzo Saravia, Sérgio Conceição está perto de receber o segundo reforço para a época 2019/2020
Fonte: FC Porto

Assim sendo, a aposta é total no lado desportivo. Acreditam os responsáveis do FC Porto que Zé Luís poderá ser dono e senhor da dianteira do ataque do clube nos próximos três ou quatro anos e que poderá garantir os golos, e acima de tudo uma maior eficácia remate/golo, que faltaram aos avançados do plantel em 2018/2019.

Para que isso seja uma realidade, o jogador terá que conseguir alcançar números que não foi capaz de atingir até hoje. Apesar de épocas interessantes no Gil Vicente FC, no Videoton, no SC Braga e no Spartak, a verdade é que nunca foi capaz de passar a fasquia dos 15 golos por temporada, o que para um jogador da sua posição, com a sua idade e experiência não é o melhor cartão de visita.

Zé Luís, no entanto, é muito mais do que golos. É um jogador com técnica apurada, ágil para a altura que tem (185cm), e forte de costas para a baliza e a jogar em apoios. É um ponta-de-lança interessante que jogando num clube grande do nosso campeonato poderá pulverizar os seus recordes de carreira (um pouco à imagem do que se passou com Seferovic na temporada passada), mas a quem, apesar de mais perfumado, não reconheço capacidade substancialmente superior a Soares, por exemplo.

Em suma, há finalmente fumo branco em relação ao dossier Zé Luís que ameaçava tornar-se na novela deste verão depois de Jorge Nuno Pinto da Costa e Sérgio Conceição terem anunciado no Porto Canal o interesse na sua contratação. É um jogador interessante e para render no imediato e não deixa de ser uma mensagem importante da SAD para o mercado, para o universo portista (que vai desesperando por reforços) e para o treinador de que está, de facto, a trabalhar para oferecer à equipa técnica o tal plantel competitivo de que tanto se fala. A confirmar-se, bem-vindo Zé Luís.

Foto de Capa: SC Braga

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.