📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futebol Feminino: Para quando a adesão do FC Porto?

- Advertisement -

A história do futebol feminino continua a crescer em Portugal, contando com uma aposta contínua da Federação Portuguesa de Futebol que colhe frutos de ano para ano. Apesar de contar com 35 edições, o Campeonato Nacional Feminino só contou recentemente com as presenças de clubes históricos portugueses como o Sporting CP, SL Benfica, Estoril de Praia, FC Famalicão e Os Belenenses.

É visível a atração que a modalidade recebe e os clubes do escalão masculino começam a aderir em maior número, porém, um dos clubes de maior renome FC Porto, ainda não aderiu, para desgosto de vários adeptos. Aliás, o rival da própria cidade do Porto, Boavista FC, conta com 11 títulos e é o segundo clube mais titulado do escalão feminino.

Tanto a cidade do Porto como o país, necessitam da introdução dos azuis e brancos, que não deve estar longe. Todos os anos, há mais clubes a criar equipas femininas, seja na criação das escolas de formação, seja no escalão sénior.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A equipa mais recente a aderir foi o Moreirense FC, todavia, outro caso recente de destaque é a criação do Vitória FC.

Tal como a FPF, a UEFA aposta cada vez mais na modalidade e um exemplo disso é a medida recente introduzida no regulamento da UEFA para o licenciamento e financiamento dos clubes que tomam lugar nas competições europeias. O artigo em questão é o 21, que refere que os clubes que pretendam participar, devem implementar medidas e atividades de modo a desenvolver e ajudar na divulgação, ou seja, a criar uma equipa sénior ou de formação; a investir numa equipa feminina (semelhante ao que o FC Porto fez no voleibol feminino); ou organizar outro tipo de iniciativas de acordo com a UEFA.

A equipa poderá participar na mesma sem uma equipa feminina, contudo, verá ser-lhe aplicada uma coima. Este artigo entra em vigor na época desportiva de 2023/24, sendo que neste momento, o FC Porto não fica afetado.

Enquanto os dragões não decidem aderir, as equipas do SL Benfica, SC Braga e Sporting CP dominam as competições nacionais desde que nelas competem, oferecendo uma maior competitividade nunca antes vista no país.

O SL Benfica e o Sporting CP contam ambas com dois campeonatos desde a adesão em 2016/17, e como tal, contribuíram rapidamente para a dinamização. Recentemente, as duas equipas batalharam no Estádio da Luz e o encontro quebrou um novo recorde de lotação nacional, que promete vir a ser quebrado em breve.

Consequentemente as adesões dos clubes históricos acabam por ser benéficas para o desporto nacional, visto que prometem aumentar a posição no ranking europeu, oferecem palco e formação a atletas jovens desde cedo para contribuir para a cultura futebolística, e convidam mais adeptos a assistir ao escalão que continua a evoluir.

Está na altura do conjunto portista se expandir para outra área, desta vez no futebol feminino onde pode brilhar e acrescentar capítulos novos à história nacional como o conseguiu em todas as vertentes.

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Guglielmo Vicario revolta-se com exibição do Tottenham: «Não lutámos»

Guglielmo Vicario deixou duras críticas à exibição da sua equipa depois da derrota. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.

Thomas Frank lamenta goleada sofrida diante do Arsenal: «É justo dizer que estamos muito desapontados e insatisfeitos e é justo dizer que terminámos em...

Thomas Frank analisou a derrota pesada sofrida pelos spurs no Dérbi do Norte de Londres. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.

Thierry Henry deixa conselho ao Arsenal depois da goleada ao Tottenham: «Precisamos de um desempenho que faça com que as pessoas tenham medo de...

Thierry Henry quer ver os gunners assumir o favoritismo na Premier League. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.

Mikel Arteta radiante com goleada do Arsenal contra o Tottenham: «Gostei de cada minuto»

Mikel Arteta analisou a vitória dos gunners no Dérbi Londrino com contornos de goleada. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Eder Sarabia revoltado com empate do Elche contra o Real Madrid: «A falta antes do segundo golo não é falta nenhuma. Houve fatores que...

Eder Sarabia falou do empate entre o Elche e o Real Madrid. Treinador não ficou satisfeito com o empate conquistado diante dos merengues.

Cruzeiro de Leonardo Jardim goleia Corinthians, aproxima-se do Palmeiras e continua matematicamente na luta pelo Brasileirão

O Cruzeiro de Leonardo Jardim conquistou uma importante vitória sobre o Corinthians. Equipa do português permanece na luta pelo título.

Lionel Messi marca e soma 3 assistências na goleada sobre o Cincinnati e Inter Miami está nas meias finais da MLS

O Inter Miami está nas meias finais da conferência MLS. Triunfo por 4-0 sobre o Cincinnati permitiu apuramento em jogo de grande nível de Lionel Messi.