Futebol Feminino: Para quando a adesão do FC Porto?

    A história do futebol feminino continua a crescer em Portugal, contando com uma aposta contínua da Federação Portuguesa de Futebol que colhe frutos de ano para ano. Apesar de contar com 35 edições, o Campeonato Nacional Feminino só contou recentemente com as presenças de clubes históricos portugueses como o Sporting CP, SL Benfica, Estoril de Praia, FC Famalicão e Os Belenenses.

    É visível a atração que a modalidade recebe e os clubes do escalão masculino começam a aderir em maior número, porém, um dos clubes de maior renome FC Porto, ainda não aderiu, para desgosto de vários adeptos. Aliás, o rival da própria cidade do Porto, Boavista FC, conta com 11 títulos e é o segundo clube mais titulado do escalão feminino.

    Tanto a cidade do Porto como o país, necessitam da introdução dos azuis e brancos, que não deve estar longe. Todos os anos, há mais clubes a criar equipas femininas, seja na criação das escolas de formação, seja no escalão sénior.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    A equipa mais recente a aderir foi o Moreirense FC, todavia, outro caso recente de destaque é a criação do Vitória FC.

    Tal como a FPF, a UEFA aposta cada vez mais na modalidade e um exemplo disso é a medida recente introduzida no regulamento da UEFA para o licenciamento e financiamento dos clubes que tomam lugar nas competições europeias. O artigo em questão é o 21, que refere que os clubes que pretendam participar, devem implementar medidas e atividades de modo a desenvolver e ajudar na divulgação, ou seja, a criar uma equipa sénior ou de formação; a investir numa equipa feminina (semelhante ao que o FC Porto fez no voleibol feminino); ou organizar outro tipo de iniciativas de acordo com a UEFA.

    A equipa poderá participar na mesma sem uma equipa feminina, contudo, verá ser-lhe aplicada uma coima. Este artigo entra em vigor na época desportiva de 2023/24, sendo que neste momento, o FC Porto não fica afetado.

    Enquanto os dragões não decidem aderir, as equipas do SL Benfica, SC Braga e Sporting CP dominam as competições nacionais desde que nelas competem, oferecendo uma maior competitividade nunca antes vista no país.

    O SL Benfica e o Sporting CP contam ambas com dois campeonatos desde a adesão em 2016/17, e como tal, contribuíram rapidamente para a dinamização. Recentemente, as duas equipas batalharam no Estádio da Luz e o encontro quebrou um novo recorde de lotação nacional, que promete vir a ser quebrado em breve.

    Consequentemente as adesões dos clubes históricos acabam por ser benéficas para o desporto nacional, visto que prometem aumentar a posição no ranking europeu, oferecem palco e formação a atletas jovens desde cedo para contribuir para a cultura futebolística, e convidam mais adeptos a assistir ao escalão que continua a evoluir.

    Está na altura do conjunto portista se expandir para outra área, desta vez no futebol feminino onde pode brilhar e acrescentar capítulos novos à história nacional como o conseguiu em todas as vertentes.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Marcos Brea
    Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
    O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.