GD Chaves 1-3 FC Porto: Regresso às vitórias, aos ombros do gigante Otávio

A CRÓNICA: OTÁVIO, O “FAZ-TUDO” DO FC PORTO

Amado por poucos, odiado por muitos, o “baixinho” do plantel portista continua a agigantar-se com exibições incríveis, que fazem dele, um dos melhores médios do nosso campeonato.

Sobre o jogo, o GD Chaves apresentou-se num 4x3x3 e com uma ideia de jogo bem definida, assente numa pressão alta para condicionar a saída de bola portista, quando conseguia a posse de bola, apostava nas laterais como caminho para o ataque, aproveitando esta grande fragilidade portista nas laterais defensivas. As maiores ocasiões de perigo resultaram de erros portistas, provocados pela pressão alta imprimida pelo GD Chaves, no entanto, esta mesma pressão alta, abriu espaços a meio-campo e permitiu ao FC Porto explorar a profundidade. O golo surge através de uma grande penalidade, cometida por Zaidu, depois de uma boa desmarcação de João Mendes.

O FC Porto chegou a Chaves sem Galeno, Evanilson, Uribe e João Mário, tendo entrado para o lugar destes, Danny Namaso, André Franco, Rodrigo Conceição e Grujic. Apresentando-se no seu 4x4x2 característico com a diferença de, na esquerda, estar Otávio em vez de Galeno, ficando com um jogo interior mais forte, a profundidade nas alas era dada por Zaidu e Rodrigo Conceição e no meio por Toni Martinez. Muito condicionado na sua saída de bola, o FC Porto explorou mais as bolas longas nas costas da defesa do GD Chaves, quando conseguia sair a jogar, foi notória a preferência pelo lado esquerdo devido à presença de Otávio nesse lado. Os dois primeiros golos portistas surgem pelo lado esquerdo, com Eustáquio a descobrir Danny Namaso e este a partir para o meio, disparando para o canto inferior direito, sem hipóteses para Rodrigo Moura. O segundo golo é uma brilhante jogada entre Otávio e Eustáquio que é concluída pelo primeiro, o último golo surge com Otávio (novamente) a descobrir Taremi nas costas da defesa, com este a assistir Toni Martinez para o golo que fechou o resultado em 3-1.

Nota para a bela e corajosa exibição do GD Chaves que contou com algumas claras oportunidades de golo, mesmo em desvantagem, nunca baixaram os braços e lutaram sempre pelo resultado. Por fim, é importante referir a bela exibição de Eustáquio, a sua inteligência na cobertura aos seus colegas, deu mais liberdade a Otávio e a André Franco nas movimentações atacantes, juntamente com Grujic, cobriu bem as zonas laterais que ficavam expostas devido à subida dos laterais portistas.

A FIGURA

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio – Um verdadeiro “faz-tudo” no meio-campo portista, assume o papel de principal criativo, enquanto cumpre com todas as suas tarefas defensivas. Mágico com bola e atómico na recuperação de bola, poucos adjetivos existem para Otávio, com o golo a ser um prémio merecido pela extraordinária exibição.

FORA DE JOGO

FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rodrigo Conceição e Zaidu – Exibição apagada para o lateral direito, Rodrigo Conceição, um pouco vítima da preferência portista em atacar pela esquerda, no entanto, quando foi chamado a intervir defensivamente não teve as melhores abordagens. No lado esquerdo, Zaidu foi muito chamado ao jogo, conseguindo mesmo criar uma situação perigosa, no entanto, defensivamente cometeu muitos erros, um deles a resultar num penálti a favor do GD Chaves.

Texto da autoria de João Filipe Alves Magalhães, redator do BnR

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi colega de João Félix e aconselha o avançado português: «Estar num dos maiores de Portugal, se não mesmo o maior que é o...

João Félix continua a ser apontado ao Benfica. Agora, foi a vez de Reinildo Mandava falar sobre o cenário que está em cima da mesa.

Eis o calendário da Liga 3 para a temporada 2025/26

Já é conhecido o calendário da Liga 3 para a nova época. O sorteio decorreu na noite desta segunda-feira.

Presidente do Inter Milão afasta cenário de saída para Hakan Çalhanoglu: «Esperamos por ele para a pré-época»

A saída de Hakan Çalhanoglu do Inter Milão pode ter sofrido um entrave. O médio turco é pretendido por Galatasaray e Fenerbahçe.

Mikel Arteta e o interesse em Viktor Gyokeres: «Não posso comentar sobre nenhum jogador que ainda não faz parte do nosso grupo»

Mikel Arteta foi chamado a falar sobre a possibilidade de o Arsenal poder contratar Viktor Gyokeres ao Sporting. O técnico fugiu ao tema.

PUB

Mais Artigos Populares

Troca surpreendente à vista? FC Porto oferece João Mário e 3 milhões para garantir Alberto Costa

O FC Porto está a tentar a contratação de Alberto Costa. Os dragões oferecem João Mário e três milhões de euros pela contratação.

Bryan Mbeumo já tem número no Manchester United e lança desafio: «Aprender com Ruben Amorim»

Bryan Mbeumo foi apresentado como reforço do Manchester United. O avançado camaronês vai usar a camisola 19 e elogiou Ruben Amorim.

Federico Chiesa riscado do Liverpool e pode voltar a Itália por 12 milhões de euros

Federico Chiesa está na porta de saída do Liverpool. O avançado italiano não conta para Arne Slot e pode assinar pela Atalanta.