GD Chaves 1-3 FC Porto: Regresso às vitórias, aos ombros do gigante Otávio

- Advertisement -

A CRÓNICA: OTÁVIO, O “FAZ-TUDO” DO FC PORTO

Amado por poucos, odiado por muitos, o “baixinho” do plantel portista continua a agigantar-se com exibições incríveis, que fazem dele, um dos melhores médios do nosso campeonato.

Sobre o jogo, o GD Chaves apresentou-se num 4x3x3 e com uma ideia de jogo bem definida, assente numa pressão alta para condicionar a saída de bola portista, quando conseguia a posse de bola, apostava nas laterais como caminho para o ataque, aproveitando esta grande fragilidade portista nas laterais defensivas. As maiores ocasiões de perigo resultaram de erros portistas, provocados pela pressão alta imprimida pelo GD Chaves, no entanto, esta mesma pressão alta, abriu espaços a meio-campo e permitiu ao FC Porto explorar a profundidade. O golo surge através de uma grande penalidade, cometida por Zaidu, depois de uma boa desmarcação de João Mendes.

O FC Porto chegou a Chaves sem Galeno, Evanilson, Uribe e João Mário, tendo entrado para o lugar destes, Danny Namaso, André Franco, Rodrigo Conceição e Grujic. Apresentando-se no seu 4x4x2 característico com a diferença de, na esquerda, estar Otávio em vez de Galeno, ficando com um jogo interior mais forte, a profundidade nas alas era dada por Zaidu e Rodrigo Conceição e no meio por Toni Martinez. Muito condicionado na sua saída de bola, o FC Porto explorou mais as bolas longas nas costas da defesa do GD Chaves, quando conseguia sair a jogar, foi notória a preferência pelo lado esquerdo devido à presença de Otávio nesse lado. Os dois primeiros golos portistas surgem pelo lado esquerdo, com Eustáquio a descobrir Danny Namaso e este a partir para o meio, disparando para o canto inferior direito, sem hipóteses para Rodrigo Moura. O segundo golo é uma brilhante jogada entre Otávio e Eustáquio que é concluída pelo primeiro, o último golo surge com Otávio (novamente) a descobrir Taremi nas costas da defesa, com este a assistir Toni Martinez para o golo que fechou o resultado em 3-1.

Nota para a bela e corajosa exibição do GD Chaves que contou com algumas claras oportunidades de golo, mesmo em desvantagem, nunca baixaram os braços e lutaram sempre pelo resultado. Por fim, é importante referir a bela exibição de Eustáquio, a sua inteligência na cobertura aos seus colegas, deu mais liberdade a Otávio e a André Franco nas movimentações atacantes, juntamente com Grujic, cobriu bem as zonas laterais que ficavam expostas devido à subida dos laterais portistas.

A FIGURA

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio – Um verdadeiro “faz-tudo” no meio-campo portista, assume o papel de principal criativo, enquanto cumpre com todas as suas tarefas defensivas. Mágico com bola e atómico na recuperação de bola, poucos adjetivos existem para Otávio, com o golo a ser um prémio merecido pela extraordinária exibição.

FORA DE JOGO

FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rodrigo Conceição e Zaidu – Exibição apagada para o lateral direito, Rodrigo Conceição, um pouco vítima da preferência portista em atacar pela esquerda, no entanto, quando foi chamado a intervir defensivamente não teve as melhores abordagens. No lado esquerdo, Zaidu foi muito chamado ao jogo, conseguindo mesmo criar uma situação perigosa, no entanto, defensivamente cometeu muitos erros, um deles a resultar num penálti a favor do GD Chaves.

Texto da autoria de João Filipe Alves Magalhães, redator do BnR

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Domingos Duarte não renova e anuncia a sua saída do Getafe

Domingos Duarte confirmou a sua saída do Getafe. O central português procura agora um novo desafio na carreira.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao França x Suécia dos 16 avos de final do Mundial 2026

França e Suécia têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Real Madrid: José Mourinho e Bernardo Silva já conhecem data de estreia e dos clássicos na La Liga

O Real Madrid estreia-se no campeonato contra a Real Sociedad. Os duelos frente ao Barcelona acontecem em outubro e maio.

Internacional suíço prestes a tornar-se o segundo reforço do recém-promovido Coventry City

O Coventry City chegou a acordo com o Eintract Frankfurt para a aquisição de Aurèle Amenda, num negócio a rondar os 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jovem promessa equatoriana a caminho do Barcelona

O Barcelona assegurou a contratação de Josué Caicedo, que chega por empréstimo do LDU Quito com opção de compra.

Zlatan Ibrahimovic arrasa Ronald Koeman após eliminação: «Parecia um treinador italiano, jogou para não perder»

Os Países Baixos foram eliminados por Marrocos em grandes penalidades e o selecionador Ronald Koeman foi alvo de fortes críticas.

Manchester United já tem médio na mira após falhar contratação de Mateus Fernandes

O Manchester United quer contratar o médio Alex Scott....