GD Fabril do Barreiro e FC Porto: os porta-bandeiras do desportivismo

- Advertisement -

Foi no dia 22 de outubro que o GD Fabril do Barreiro e o FC Porto viram os seus destinos cruzarem-se no sorteio da Taça de Portugal. Quase um mês depois, defrontar-se-ão na primeira ronda da clássica “festa da Taça”, ainda que sem os cabeças de cartaz – o público. Porém, a verdadeira celebração fez-se fora do campo. O clube militante do Campeonato de Portugal prometia cuidar do relvado para receber o FC Porto e em troca os dragões garantiram doar ao adversário a sua parte das receitas televisivas.

Disse-o Faustino Mestre à comunicação social portuguesa, este que é presidente do GD Fabril do Barreiro. Acrescentou ainda que o emblema setubalense exigiu jogar com o seu equipamento principal e que a partida se realizasse num sábado. E assim foi. E assim deverá ser sempre. Nos tempos em que vivemos, o futebol tem de se alimentar da união. Seja a nível profissional, semi-profissional ou amador. Pelo bem das bases do desporto.

A terceira eliminatória jogar-se-á no Estádio Alfredo da Silva, casa do clube Barreirense. Novamente, uma medida a favor do desporto rei e também da tradição da Taça de Portugal. Um complexo desportivo com capacidade para 21.498 espetadores que, apesar da ausência do público na hora do jogo, transmitirá os valores da equipa caseira.

Embora as duas instituições não se defrontem desde 1976, o histórico de confrontos entre ambos é largo. Encontraram-se por 55 vezes e de quase meia centena de jogos resultaram 36 vitórias para o FC Porto, sete empates e 12 vitórias para o GD Fabril do Barreiro. Tempos que nos remetem para quando o clube verde e branco competia na Primeira Divisão Portuguesa.

O jogo realizar-se-á imediatamente após as paragens das seleções, no próximo dia 21 de novembro pelas 14h30, sendo natural que o FC Porto entre em campo com bastantes jogadores provenientes do banco de suplentes e reservas. Apesar das diferenças a nível financeiro e competitivo, a partida ficará marcada pelo respeito, desportivismo e solidariedade entre dois clubes verdadeiramente grandes.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica perde com o RASTA Vechta por 98-88 e falha acesso à Champions League de Basquetebol

O Benfica perdeu com o RASTA Vechta por 98-88 e viu o sonho da Champions League de Basquetebol fugir. Aventura continua na Fiba Europe Cup.

Torreense a faturar: eis o dinheiro recebido pela vitória contra o Lillestrom

O Torreense foi à Noruega vencer o Lillestrom por duas bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Europa League.

Alejandro Alfaro foi herói do Torreense na Noruega: «Um orgulho entrar na história do clube»

Alejandro Alfaro analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

Para fazer história? Portugal lidera corrida pelo lugar extra na Champions League

Portugal está na liderança pela corrida por um lugar extra na próxima edição da Champions League. Inglaterra ocupa o segundo posto.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal derrota Málaga e soma a primeira vitória para a La Liga

O Villarreal foi ao La Rosaleda vencer o Málaga por três bolas a uma, num encontro da sexta jornada da La Liga.

Javi Vázquez exalta feito do Torreense e destaca: «Em Portugal há um nível de futebol muito alto»

Javi Vázquez analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

FC Porto vence Partizan e estreia-se a vencer na Champions League de Andebol

O FC Porto derrotou o Partizan na Champions League de Andebol. Primeira vitória dos dragões nesta edição da prova.