GD Fabril do Barreiro e FC Porto: os porta-bandeiras do desportivismo

Foi no dia 22 de outubro que o GD Fabril do Barreiro e o FC Porto viram os seus destinos cruzarem-se no sorteio da Taça de Portugal. Quase um mês depois, defrontar-se-ão na primeira ronda da clássica “festa da Taça”, ainda que sem os cabeças de cartaz – o público. Porém, a verdadeira celebração fez-se fora do campo. O clube militante do Campeonato de Portugal prometia cuidar do relvado para receber o FC Porto e em troca os dragões garantiram doar ao adversário a sua parte das receitas televisivas.

Disse-o Faustino Mestre à comunicação social portuguesa, este que é presidente do GD Fabril do Barreiro. Acrescentou ainda que o emblema setubalense exigiu jogar com o seu equipamento principal e que a partida se realizasse num sábado. E assim foi. E assim deverá ser sempre. Nos tempos em que vivemos, o futebol tem de se alimentar da união. Seja a nível profissional, semi-profissional ou amador. Pelo bem das bases do desporto.

A terceira eliminatória jogar-se-á no Estádio Alfredo da Silva, casa do clube Barreirense. Novamente, uma medida a favor do desporto rei e também da tradição da Taça de Portugal. Um complexo desportivo com capacidade para 21.498 espetadores que, apesar da ausência do público na hora do jogo, transmitirá os valores da equipa caseira.

Embora as duas instituições não se defrontem desde 1976, o histórico de confrontos entre ambos é largo. Encontraram-se por 55 vezes e de quase meia centena de jogos resultaram 36 vitórias para o FC Porto, sete empates e 12 vitórias para o GD Fabril do Barreiro. Tempos que nos remetem para quando o clube verde e branco competia na Primeira Divisão Portuguesa.

O jogo realizar-se-á imediatamente após as paragens das seleções, no próximo dia 21 de novembro pelas 14h30, sendo natural que o FC Porto entre em campo com bastantes jogadores provenientes do banco de suplentes e reservas. Apesar das diferenças a nível financeiro e competitivo, a partida ficará marcada pelo respeito, desportivismo e solidariedade entre dois clubes verdadeiramente grandes.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Capacidade dos jogadores interpretarem todos os momentos do jogo»

Bruno Lage analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Honestamente, estava contente de perder 1-0 ao intervalo»

José Mourinho analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador dos turcos respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

António Silva responde ao Bola na Rede: «Quantos mais duelos ganhar mais confiança dá»

António Silva analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O defesa encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva: «As pessoas julgam um jogador pelo que veem em campo e há muita coisa fora de campo»

António Silva analisou a vitória do Benfica diante do Fenerbahçe. Águias confirmaram a presença na fase de liga da Champions League.

Como está o Ranking UEFA depois do apuramento do Benfica para a próxima fase da Champions League»

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. O Benfica vai continuar a dar pontos ao país na Champions League.

Bayern Munique derrota Wehen no tempo de descontos e avança para 16 avos da Taça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Wehen por 3-2, em jogo dos 32 avos de final da Taça da Alemanha. Harry Kane apontou o golo da vitória aos 90+4.