Última horaJosé Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano
Publicidade

Instabilidade exibicional justificada!

Redação BnR · 2 min

Instabilidade exibicional justificada!
melhoria do FC Porto Fonte: FC Porto.

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O início de época do FC Porto não tem sido propriamente brilhante quer ao nível das exibições, quer ao nível dos resultados. Com duas derrotas e dois empates em 11 jogos realizados, não se pode dizer que seja um arranque excecional, mas existem algumas justificações para estes números.

Relativamente à época passada é notório um decréscimo de qualidade no futebol produzido e consequentemente nos resultados. Um dos fatores que, na minha opinião, mais tem contribuído para este arranque menos conseguido são as lesões. Mbemba mal chegou teve uma lesão complicada, Danilo regressou recentemente e ainda longe da sua melhor condição física, Soares também passou pelo “estaleiro” e mais recentemente Aboubakar, o mais azarado, terminou a época com uma lesão gravíssima.

A estes fatores temos de juntar um ano atípico devido a realização do Mundial de futebol. Jogadores como Herrera e Corona chegaram muito mais tarde e, principalmente, Herrera ainda está muito longe dos níveis exibidos na época passada, o que é perfeitamente normal.

Brahimi, Marega e Éder Militão também chegaram mais tarde aos trabalhos de Sérgio Conceição, tendo Marega passado por um problema disciplinar (já resolvido) que atrasou ainda mais a sua integração.

São vários os fatores que contribuem para esta oscilação exibicional, mas não podemos esquecer que a Supertaça foi conquistada, que na Liga dos Campões os objetivos estão a ser cumpridos e que no campeonato o FC Porto depende apenas de si próprio para revalidar o título.

O regresso de Danilo vai ser preponderante na melhoria do FC Porto
Fonte: FC Porto.

A fragilidade defensiva e a menor capacidade nos duelos individuais tem sido os dois pontos onde se tem notado uma diferença grande relativamente à época transata. Numa defesa onde saíram dois titulares e, onde os reforços por diversas razões demoraram a chegar, é perfeitamente aceitável esta menor eficácia. Nos duelos individuais (principalmente no meio-campo) onde o FC Porto era fortíssimo, a justificação também não é difícil de encontrar, com Danilo a regressar recentemente e com Herrera ainda na busca da melhor forma, os índices de duelos ganhos baixaram drasticamente.

Com os reforços perfeitamente integrados, com a subida de rendimento que certamente irá acontecer de jogadores como Herrera, Danilo, Soares e com André Pereira a poder fazer as vezes do azarado Aboubakar, o FC Porto continua a ser, na minha opinião, o mais sério candidato ao título. Um fator determinante para isto são as variantes táticas que Sérgio Conceição consegue criar a partir de características individuais dos jogadores, algo que os seus “rivais” não conseguem, onde o seu jogo é bastante mais previsível.

 

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

José Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano

SEVILHA, ANDALUZIA- Espanha não tem sido notícia apenas por boas razões nos últimos meses, bem pelo contrário. A queda do governo de Pedro Sánchez está na ordem do dia e tal ‘crise’ justifica-se com vários pontos: alianças políticas que já não estavam a funcionar, aumento do descontentamento da população, salários que não acompanham o custo de vida, crise habitacional que levou a manifestações por todo o território… No entanto, a memória é traiçoeira. Faz-nos pensar que certos acontecimentos já ocorreram há bastante tempo, quando não é bem assim. Quantos se recordam do dia 30 de julho de 2026? Foi nessa data que ocorreu o começo da crise migratória de Ceuta e as consequências da mesma ainda se fazem sentir hoje em dia. 70 mil pessoas oriundas de Marrocos entraram no território a partir do mar durante as 48 horas, provocando uma crise migratória totalmente inesperada. As razões que estiveram na origem desta entrada em massa não são o foco desta análise. A maioria das pessoas teria uma boa índole, procurando o melhor para si e para os seus. Histórias de vida diferentes umas das outras, mas o objetivo comum de atingir a felicidade. No entanto, também existiu o outro lado da moeda: quem procurou o conflito e a criação de um ambiente tóxico.

Ricardo João Lopes · 5 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Quem é o rei da Andaluzia? É o Real Bétis. Ah, bem me parecia!

SEVILHA, ESPANHA- As últimas temporadas permitiram confirmar um novo paradigma no futebol espanhol. A Andaluzia, recheada de históricos por todas as suas províncias, acabou por ver o Real Bétis transformar-se na instituição mais forte da região. O designado de número 1. Há poucas missões mais difíceis que esta. Uma Comunidade Autónoma larga, com cidades com um espólio enorme, não é fácil de dominar. Para isso, os béticos lograram montar um projeto com vários prazos e uma figura central, beneficiando também do mau momento vivido por outras instituições. Ao pensarmos no futebol na Andaluzia, sem dúvida alguma que o Real Bétis é um dos primeiros emblemas que nos vêm à cabeça. No entanto, o Sevilha já foi o Rei da Europa League e é lembrado em primeiro lugar por muitos. Málaga, Granada, Cádiz, Almería, Real Jaén… as preferências dividem-se, como em tudo. Porém, o domínio estabelecido pela instituição do Benito Villamarín é inegável. Vivemos tempos em que o verde e brancos está na moda no sul de Espanha.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.