📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Investir no desporto feminino é urgente!

- Advertisement -

É sabido o período de menos fulgor financeiro que o FC Porto atravessa e, devido a isso, um certo desinvestimento nas diversas modalidades do clube é notório. Ao longo dos anos o ecletismo do clube foi perdendo força, e, comparativamente com os rivais, a distância é enorme. E essa distância é ainda mais notória no que ao desporto feminino diz respeito. Equipas seniores de Futebol, Hóquei em Patins, Basquetebol e Andebol não existem, e é algo que em pleno século XXI não faz qualquer sentido.

O FC Porto é muito mais do que apenas um clube e o seu papel social é de extrema importância. A luta pela igualdade de géneros é uma luta que o clube deve abraçar, e um passo importante nessa luta, seria aumentar significativamente o número de mulheres que envergam as cores azuis e brancas.

O FC Porto possui neste momento nove modalidades (incluindo o Futebol) o que é manifestamente pouco para um clube desta dimensão e com o número de associados que possui. É evidente que o Futebol é e tem de ser o motor do clube, mas o ecletismo tem de ser visto como uma estratégia para o crescimento do clube. O regresso de modalidades históricas no clube como o Voleibol ou o Atletismo eram muito bem-vindas.

Exemplos como o de Aurora Cunha fazem falta ao FC Porto
Fonte: Bola na Rede

Uma outra vertente em que o clube tem de investir é nas infraestruturas. Criar uma academia para o futebol de formação é uma prioridade, onde os atletas possam residir, treinar, jogar e se possível estudar, tudo no mesmo local. Ficando o Olival destinado apenas para as equipas profissionais e mesmo o Olival precisa de melhoramentos, não faz sentido a Equipa B treinar num local e jogar noutro. O ideal seria ter tudo no mesmo local, construir algo de raiz que possa ter todas estas valências como acontece com os rivais. Mas tendo o FC Porto um contrato muito vantajoso com a Câmara Municipal de Gaia no que a utilização das instalações do Olival diz respeito, acredito que muito dificilmente nos próximos anos o clube avance para uma solução destas.

As finanças do clube não ajudam, mas o clube tem de fazer um esforço para apostar quer no crescimento das modalidades quer em dotar o clube de melhores condições para os seus atletas e com isso crescer socialmente e obter melhores resultados desportivos.

Foto de capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.