Já nem Hitchcock tinha lugar garantido

- Advertisement -

eternamocidade

Escrevi neste mesmo espaço, na semana passada, que o clássico no Estádio da Luz era uma autêntica “prova dos nove” para o FC Porto. Tudo porque acreditei que, entre a catarse emocional por Eusébio e os recentes êxitos na casa encarnada, tudo estava feito para que os portistas pudessem pela primeira vez esta temporada justificar o símbolo de campeão que envergam na camisola.

A inconstância exibicional da equipa, a que se juntaram demasiados equívocos no plantel, fez com que, nas diversas projecções que fiz com amigos, tenha antecipado o resultado que acabou por acontecer. Não, não é hábito prever o futuro, mas, lá no fundo, as pistas eram demasiado evidentes para não se perceber à partida o culpado do marasmo.

Se bem se recorda, aquando da derrota em Coimbra referi que Paulo Fonseca não era o único culpado desta situação e, portanto, o insulto barato ao treinador me parecia demasiado simplista e redutor para tamanho problema. Veio o mercado de Inverno, chegou Quaresma e até aquele primeiro treino do ano no Dragão parecia querer desenhar um futuro diferente, um ano mais condizente com o símbolo de campeão que a equipa enverga na camisola. Contudo, como facilmente pode concluir a partir do título que escolhi para este texto, até esse suspense disfarçado de esperança parece estar arredado da equipa, que nem sequer faz por merecê-lo. Por isso mesmo, a derrota na Luz foi apenas o desfecho previsível.

A falta de qualidade de alguns jogadores do plantel, alguns com lugar nos onze eleitos, bem como as limitações técnicas e tácticas de Paulo Fonseca nos jogos de maior exigência, fazem com que, em meia volta de campeonato, os portistas tenham perdido dois jogos e deixado 12 pontos, acabando num impensável terceiro lugar. Ainda faltam 15 jogos, e os 45 pontos ainda em disputa fazem com que nada esteja perdido. Como disse, esta distância pontual é a melhor coisa que por estes dias Paulo Fonseca tem. A conduzir uma equipa sem fio de jogo desde o início da temporada e a liderar um dos plantéis mais limitados dos últimos anos, os três pontos que o separam do topo do campeonato não são o pior capítulo desta história.

Se bem se lembra, há praticamente dois meses ia o FC Porto com cinco pontos de avanço, mesmo com este plantel. Até há bem pouco tempo, jogadores como Licá, Herrera e até Carlos Eduardo pareciam ser soluções de futuro. Até há dias, a equipa ainda estava, segundo o treinador, em todas as frentes, pelo que não havia muito por onde se lhe apontar o dedo. Até há pouco, o regresso de Quaresma parecia ser o toque que faltava para uma segunda volta em pleno.

Pena é que todas estas premissas e todo esse suspense disfarçado de esperança sejam apenas coisa de filmes… e vendo este Porto de Fonseca, já nem Hitchcock tinha lugar garantido.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United e já houve resposta do treinador do Chelsea aos rumores: «Intocável»

Nas últimas semanas, Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United. No entanto, o treinador Liam Rosenior confirmou que o médio é «intocável» para o Chelsea.

Andrei Arshavin surpreende com declaração sobre Álvaro Arbeloa: «Espero que ele não se saia bem»

Andrei Arshavin fez um balanço da época do Real Madrid e avaliou o despedimento de Xabi Alonso e a contratação de Álvaro Arbeloa para a equipa merengue.

Frederico Varandas ilibado pelo Tribunal da Relação do Porto após chamar ‘Bandido’ a Pinto da Costa

O Presidente do Sporting, Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação do Porto, esta quarta-feira, relativamente ao caso de insultos a Pinto da Costa.

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.