Já nem Hitchcock tinha lugar garantido

- Advertisement -

eternamocidade

Escrevi neste mesmo espaço, na semana passada, que o clássico no Estádio da Luz era uma autêntica “prova dos nove” para o FC Porto. Tudo porque acreditei que, entre a catarse emocional por Eusébio e os recentes êxitos na casa encarnada, tudo estava feito para que os portistas pudessem pela primeira vez esta temporada justificar o símbolo de campeão que envergam na camisola.

A inconstância exibicional da equipa, a que se juntaram demasiados equívocos no plantel, fez com que, nas diversas projecções que fiz com amigos, tenha antecipado o resultado que acabou por acontecer. Não, não é hábito prever o futuro, mas, lá no fundo, as pistas eram demasiado evidentes para não se perceber à partida o culpado do marasmo.

Se bem se recorda, aquando da derrota em Coimbra referi que Paulo Fonseca não era o único culpado desta situação e, portanto, o insulto barato ao treinador me parecia demasiado simplista e redutor para tamanho problema. Veio o mercado de Inverno, chegou Quaresma e até aquele primeiro treino do ano no Dragão parecia querer desenhar um futuro diferente, um ano mais condizente com o símbolo de campeão que a equipa enverga na camisola. Contudo, como facilmente pode concluir a partir do título que escolhi para este texto, até esse suspense disfarçado de esperança parece estar arredado da equipa, que nem sequer faz por merecê-lo. Por isso mesmo, a derrota na Luz foi apenas o desfecho previsível.

A falta de qualidade de alguns jogadores do plantel, alguns com lugar nos onze eleitos, bem como as limitações técnicas e tácticas de Paulo Fonseca nos jogos de maior exigência, fazem com que, em meia volta de campeonato, os portistas tenham perdido dois jogos e deixado 12 pontos, acabando num impensável terceiro lugar. Ainda faltam 15 jogos, e os 45 pontos ainda em disputa fazem com que nada esteja perdido. Como disse, esta distância pontual é a melhor coisa que por estes dias Paulo Fonseca tem. A conduzir uma equipa sem fio de jogo desde o início da temporada e a liderar um dos plantéis mais limitados dos últimos anos, os três pontos que o separam do topo do campeonato não são o pior capítulo desta história.

Se bem se lembra, há praticamente dois meses ia o FC Porto com cinco pontos de avanço, mesmo com este plantel. Até há bem pouco tempo, jogadores como Licá, Herrera e até Carlos Eduardo pareciam ser soluções de futuro. Até há dias, a equipa ainda estava, segundo o treinador, em todas as frentes, pelo que não havia muito por onde se lhe apontar o dedo. Até há pouco, o regresso de Quaresma parecia ser o toque que faltava para uma segunda volta em pleno.

Pena é que todas estas premissas e todo esse suspense disfarçado de esperança sejam apenas coisa de filmes… e vendo este Porto de Fonseca, já nem Hitchcock tinha lugar garantido.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Surto de Ébola ameaça amigável da República Democrática do Congo em Espanha

O amigável de preparação do Congo contra o Chile corre sérios riscos. Juan Franco exige total segurança sanitária devido ao surto.

Marrocos goleia Madágascar e Geórgia empata na receção à Roménia

Nos jogos amigáveis do final da tarde desta terça-feira, a Geórgia empatou a uma bola com a Roménia e Marrocos venceu Madagascar por 4-0.

Andreia Jacinto adia anúncio de novo clube para focar-se na Seleção Nacional: «Ainda não é o momento de dizer, mas a única coisa que...

Andreia Jacinto garante ter um clube definido, mas adia o anúncio oficial. A média foca a sua atenção total na Seleção Nacional.

Real Madrid alcança princípio de acordo por lateral direito pedido por José Mourinho

O Real Madrid garantiu um princípio de acordo com Denzel Dumfries. José Mourinho assumiu um papel decisivo nas negociações pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Despromoção do Wolverhampton motiva José Sá a encontrar um novo clube

José Sá, guarda-redes convocado por Portugal para o Mundial 2026, não pretende jogar no Championship e está de saída do Wolverhampton.

Marco Silva sem prémio de assinatura e a receber menos que José Mourinho: eis os novos detalhes

Marco Silva está perto de regressar a Portugal para treinar o Benfica. O técnico vai auferir um salário inferior ao de José Mourinho.

De volta a Portugal: Ricardo Esgaio fecha acordo com clube da Primeira Liga

Ricardo Esgaio está muito perto de tornar-se reforço do Gil Vicente. Defesa-lateral deixou o Sporting no verão passado rumo ao Karagumruk.