Jogador da Semana: Soares, o Diego Costa dos pobres

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Tiquinho chegou ao FC Porto há sensivelmente duas semanas e, com ele, trazia um jogo de suspensão que lhe adiou a estreia para o Clássico frente ao Sporting. Sabendo, de antemão, que era no ataque que residiam as maiores debilidades dos Dragões, era natural que, além da normal falta de entrosamento, o jogador sentisse alguma pressão ao alinhar como titular num jogo desta importância, pensei eu. E não podia estar mais errado!

Desde cedo, no jogo, Soares mostrou bom entendimento com os novos companheiros de equipa e foi combinando, de forma quase perfeita, com aqueles que lhe apareciam por perto. No lance que dá o 1-0 percebeu bem a intenção de Corona e aproveitou, de forma sublime, o erro de Palhinha, enquanto, no segundo golo, usou tudo o que se pede a um matador naquelas circunstâncias – velocidade, inteligência, técnica e frieza – para aproveitar o excelente passe de Danilo. E assim, do nada, no intervalo o FC Porto ia vencendo o Sporting com dois golos de um estreante.

Quantos jogadores no mundo marcaram dois golos em jogo de estreia? E, desse grupo, quantos o fizeram contra um dos principais rivais? E em menos de 45 minutos? Começa a ser fácil perceber o porquê de Soares ser a figura da semana. Mas vou mais longe: não fossem as espectaculares defesas de Casillas e nem era preciso o ex-vimaranense ter marcado qualquer golo para merecer destaque.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

A equipa do Sporting tem qualidade e, além disso, quando se comparam os dois últimos onzes existe uma característica em que bate os Azuis e Brancos com algum conforto: os jogadores eram, em média, bastante mais altos e mais fortes. Essa diferença foi ficando cada vez mais a descoberto à medida que o segundo tempo se aproximava do final. A certa altura, não havia como não reparar: Soares era dos poucos portistas que conseguia ganhar lances divididos, e o único que conseguia ter a bola por mais do que meia dúzia de segundos no meio-campo leonino.

O novo camisola 29 dos Dragões tem uma mentalidade competitiva acima da média e uma capacidade física soberba. Foi por aí que, ainda como jogador do Nacional, lhe chamei por brincadeira o “Diego Costa dos pobres”. Seja na raça ou em velocidade, pelo ar ou pelo chão, a ganhar ou a perder, sabemos que, a partir de agora, o FC Porto tem um avançado que não dá uma bola por perdida e que, no fim do jogo de estreia, em que marca dois golos, tem a coragem de dizer que lhe falta ainda um pouco de intensidade e entrosamento. Nunca mudes, Soares.

Fonte: FC Porto

Artigo revisto por: Diana Martins

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga reage à tomada de posição do Governo: «As conclusões apresentadas resultam de uma análise parcial»

O Braga criticou o silêncio do Governo após o Secretário de Estado do Desporto ter apoiado o veto da PSP à coreografia no dérbi do Minho. O clube reclama que ainda não obteve resposta aos pedidos de reunião enviados às autoridades

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

Theo Walcott: «O Real Madrid ficaria no 8.º lugar na Premier League»

Num debate entre Wayne Rooney, Alan Shearer e Theo Walcott sobre em que posição o Real Madrid acabaria na Premier League, a resposta do extremo foi a mais surpreendente ao dizer que os merengues acabariam em 8.º lugar.

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

PUB

Mais Artigos Populares

Telma Encarnação dispensada da Seleção Nacional e já tem substituta definida

Telma Encarnação foi dispensada da Seleção Nacional devido a problemas físicos. A avançada foi dada como inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e foi rendida por Alícia Correia.

Benfica já conhece adversário na Youth League caso consiga eliminar o AZ Alkmaar

O Benfica vai defrontar o Inter Milão, caso consiga eliminar o AZ Alkmaar nesta quarta-feira. Os nerazzurri derrotaram o Real Bétis por 5-3 e avançaram para os quartos de final da Youth League.

Sérgio Conceição lamenta empate do Al Ittihad e atira: «Vamos dar tudo para nos aproximarmos dos lugares cimeiros»

Sérgio Conceição analisou o empate do Al Ittihad frente ao Al Hazem. O técnico português garantiu que a equipa vai continuar a lutar para subir lugares na tabela classificativa.