Jogadores que Mais Vezes Vestiram Azul e Branco: João Pinto

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

João Domingos da Silva Pinto, ou apenas João Pinto, foi um dos maiores futebolistas que jogaram com a camisola do FC Porto e da Seleção Portuguesa. Natural da acolhedora cidade de Vila Nova de Gaia, o ex-jogador dedicou toda a sua carreira ao FC Porto e é considerado uma lenda no Dragão. João Pinto era lateral direito e tinha como caraterística principal a determinação com que se doava para a equipa dentro do relvado. O ex-atleta chegou ao clube aos 14 anos e profissionalmente jogou entre 1981 e 1997. Podemos dizer que João Pinto começou a sua carreira no mesmo período em que começava e reinar uma nova Era no FC Porto.

A década de 1980 foi uma “virada de página” no futebol do clube. Começava nesse período uma certa hegemonia do FC Porto em Portugal e o emblema portista era o representante português mais efetivo nas competições europeias. Tanto crescimento teve como consequência o título da Taça dos Campeões Europeus 1986/87 (atual Liga dos Campeões) e o ex-defensor teve uma participação brilhante naquela conquista que, até aquele momento, foi a maior glória da história do clube. João Pinto foi o capitão do FC Porto na decisão de Viena contra o poderoso FC Bayern de Munique. A braçadeira de capitão ser de João Pinto ao invés de ser entregue para outras figuras importantes na história do clube, como Paulo Futre ou Rabah Madjer, significava que o ex-jogador tinha uma personalidade de liderança importante dentro do balneário.

João Pinto (587 jogos) e Vítor Baía (566 jogos) são os dois futebolistas que mais vestiram a camisola do FC Porto Fonte: FC Porto
João Pinto (587 jogos) e Vítor Baía (566 jogos) são os dois futebolistas que mais vezes vestiram a camisola do FC Porto
Fonte: FC Porto

Durante toda a sua trajetória no clube João Pinto conquistou nove Ligas Portuguesas, oito Supertaças, quatro Taças de Portugal, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental. Mas talvez a maior conquista do ex-lateral não seja um título e sim o de ser o futebolista com o maior número de partidas disputadas pelo FC Porto. Com o manto sagrado azul e branco João Pinto disputou 587 jogos e marcou 20 golos. O adepto portista sabe o quanto isso é importante e, por esse motivo, respeitam o ex-atleta até hoje. João Pinto teve uma carreira brilhante, mas para o delírio dos adeptos as suas qualidades não terminam por aí.

João Pinto cresceu portista e seguiu sendo portista por toda vida. Nunca vestiu outra camisola e em dias de “clássico” contra o SL Benfica o ex-jogador sabia da responsabilidade que tinha ao entrar em campo. Sentir essa intensidade de emoção que se exige ao entrar no relvado contra o SL Benfica faz com que os jogadores sejam diferentes uns dos outros. Alguns jogadores entram na história, outros não; João Pinto entrou. Até nos dias atuais o ex-jogador sente que os dias de “clássico” são diferentes. “Há um bichinho a moer cá dentro para estar nestes jogos, mas agora sinto-me mais um adepto de bancada do que um ex-jogador. Sofro muito mais do que quando jogava. Vive-se o jogo de uma forma diferente e sofre-se também de maneira diferente”, revelou João Pinto ao fcporto.pt.

Campeão nacional, campeão continental, campeão europeu, campeão mundial, jogador com mais jogos pelo clube e verdadeiro adepto do FC Porto. Esse é o eterno capitão do FC Porto, João Pinto.

Foto de Capa: FC Porto 

artigo revisto por: Ana Ferreira

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.

Sporting x Athletic- a eliminatória do ‘quase’

O Sporting e o Athletic disputaram um lugar na final da Europa League. O espanhóis acabaram por levar a melhor.

José Neto elege as suas referências, elogia José Mourinho e antevê Benfica x Real Madrid: «A nossa equipa está a preparar-se muito bem»

José Neto fez um balanço do seu período no Benfica. O jovem lateral elogiou Nuno Mendes, Álvaro Carreras e José Mourinho e falou da partida frente ao Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda recorda vitória sobre o PSG, aborda luta pelo tricampeonato e descreve experiência no dérbi de Lisboa: «É incrível»

Nas vésperas do encontro diante do Athletic, Iván Fresneda concedeu uma entrevista na qual abordou vários temas da atualidade do Sporting.

Groningen toma posição sobre alvo do Benfica: «Compreendo que Stije Rensik tenha ambições, mas não queremos perdê-lo neste mercado de inverno»

Frank van Mosselveld, diretor-geral do Groningen, abordou a possibilidade de Stije Resnik deixar o clube no mercado de inverno.

Entre a fé e a matemática, Águias jogam a sobrevivência na Europa | Benfica x Real Madrid

O Estádio da Luz prepara-se para receber um dos jogos mais importantes da época, o Benfica enfrenta o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League.