📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

José Peseiro: O Moço dos Recados ou o Homem Certo?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

José Peseiro não teve uma vida propriamente fácil na sua carreira de 24 anos como treinador. Aos 55 quis agarrar uma oportunidade de ouro para provar o seu valor e relançar a sua carreira, ao assumir o comando técnico do FC Porto, assinando um contrato válido até junho de 2017 com mais um ano de opção. A dúvida que paira para os lados do Dragão é sobre se a SAD azul e branca vai continuar a contar com José Peseiro na próxima época ou se vai rescindir contrato com o treinador natural de Coruche, na tentativa de criar um projeto remodelado para o ataque ao título da próxima temporada.

Fui bastante crítico quando vi que as notícias oficializaram a contratação de José Peseiro para o comando técnico dos Dragões e, não querendo ser injusto, confesso que não estou arrependido. Admito que o FC Porto melhorou com a chegada de Peseiro tendo em conta o estilo de jogo que Lopetegui apresentava, e, acima de tudo, o treinador ribatejano mostrou-se mais humilde e mostrou o que é identidade de equipa nas conferências de imprensa e nos jogos. Também é um facto que Peseiro não teve tempo para mostrar o seu valor e não é com três meses de treino que consegue pôr a equipa a jogar à sua imagem. Depois destas constatações, que me parecem óbvias, porque é que continuo a achar que José Peseiro não deve continuar nos Dragões na próxima época?

A carreira de Peseiro, como já referi em cima, foi marcada por vários insucessos. Depois de ter levado o Nacional da Madeira à primeira liga e de ter dado nas vistas com o estilo de jogo invulgar que apresentava, o sucesso de Peseiro estagnou na ilha da Madeira. Em 2004, foi varrido do Real Madrid juntamente com Carlos Queiroz e um ano mais tarde, já em Lisboa, tornou-se uma das vítimas de chacota dos rivais do Sporting CP. Quando chegou a Alvalade, os adeptos leoninos depositavam grandes expectativas no seu recém-chegado treinador, uma vez que Peseiro tinha sido colega de “turma” de Mourinho e tinha tido sucesso quando teve oportunidade de treinar uma equipa como o CD Nacional. Apesar de ter brilhado na Taça UEFA, Peseiro conseguiu perder o ambicionado troféu europeu em casa contra o CSKA Moscovo, um ano depois de o FC Porto ter ganho a Liga dos Campeões com José Mourinho. Como se não bastasse, entregou o campeonato ao SL Benfica na mesma semana ao perder no Estádio da Luz e, para piorar, perdeu logo a seguir em casa contra o clube que o lançou para a ribalta do futebol português, o CD Nacional, entregando o segundo lugar e o apuramento direto para a liga dos campeões ao FC Porto.

Ainda assim, Peseiro conseguiu aguentar-se no Sporting CP, fruto da época europeia que os leões fizeram. Mas em Outubro de 2005, face ao lugar em que o Sporting CP se situava no campeonato (7.º) e face à eliminação precoce da Taça UEFA, apresentou a sua demissão do clube leonino sem ganhar nenhum troféu ao serviço dos Leões. Seguiram-se passagens sem títulos no Panathinaikus AC e no FC Rapid Bucuresti e ainda uma aventura não muito bem sucedida na Arábia Saudita, uma vez que, apesar de ter levado a selecção do Médio Oriente aos lugares de playoff para o Mundial 2010, não conseguiu levar de vencida a eliminatória frente ao Bairém.

José Peseiro mostrou-se otimista quando chegou ao Dragão Fonte: FC Porto
José Peseiro mostrou-se otimista quando chegou ao Dragão
Fonte: FC Porto

Foi já no seu regresso a Portugal, ao comando do SC Braga, que Peseiro ganhou o seu primeiro título de relevo contra o FC Porto: a Taça da Liga. Mesmo com esse troféu ganho, Peseiro não conseguiu aguentar-se nos minhotos por muito tempo face à insatisfação dos adeptos devido ao 4.º lugar, uma vez que o FC Paços Ferreira terminara a época em 3.º. Seguiu-se uma aventura curta no Al-Ahly até que surgiu a oportunidade da carreira de José Peseiro: o FC Porto. Na equipa azul e branca, Peseiro ainda tem a oportunidade de ganhar o maior título da sua longa carreira: a Taça de Portugal.

Com este currículo pouco invejado, não acredito que Peseiro, apesar de conseguir apresentar bom futebol, seja a pessoa certa para levar os Dragões a voltar a acreditar em bons desempenhos europeus e na conquista sucessiva de títulos a nível nacional. Existem treinadores portugueses de topo com maior currículo, e estão disponíveis para agarrar uma oportunidade ao serviço da equipa da Invicta. Falo de André Villas-Boas, que, na minha opinião, se ofereceu ao FC Porto no final do jogo que ditou a eliminação do FC Zenit da Liga dos Campeões frente ao SL Benfica. Marco Silva e Leonardo Jardim também me parecem nomes mais credíveis do que Peseiro e bem capazes de levar a equipa do FC Porto para o patamar de máxima exigência a que os portistas estão habituados.

Resta saber se a SAD estará disposta a arriscar mais uma época num treinador perseguido pelo insucesso ou se quer apostar num outro nome mais credível, de forma a relançar o sucesso do clube nortenho.

Foto de Capa: FC Porto

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto treinou no Dragão e André Villas-Boas falou com os adeptos: «Estamos habituados a ter de construir esta nossa fortaleza contra as desigualdades...

O FC Porto realizou durante esta quinta-feira um treino livre no Estádio do Dragão. Francesco Farioli e André Villas-Boas falaram com os adeptos.

Imprensa italiana revela interesse do Benfica em regresso de João Cancelo

João Cancelo deverá abandonar o Al Hilal no mercado de transferências de inverno. O Inter Milão poderá ser o seu destino.

FC Porto fecha a porta de saída a Francesco Farioli em janeiro

Francesco Farioli foi apontado ao Chelsea, mas o italiano não deve abandonar o Estádio do Dragão nos próximos tempos.

Atenção, Sporting: já é conhecida a lesão de Salvador Blopa

Salvador Blopa encontra-se lesionado e vai falhar o próximo encontro do Sporting, que vai bater-se na sexta-feira contra o Gil Vicente.

PUB

Mais Artigos Populares

Arranque de 2026: Onde ver o Benfica x Estoril Praia para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber este sábado o Estoril Praia para a jornada 17 da Primeira Liga. É o primeiro jogo de ambas as equipas em 2026.

Há mais novidades relacionadas com a ida de Pablo Felipe para a Premier League

Pablo Felipe já acertou os termos pessoais com o West Ham para um contrato válido até 2030. Avançado brasileiro está de saída do Gil Vicente.

Fechado: Luís Guilherme vai ser jogador do Sporting e já são conhecidos detalhes

O Sporting fechou a contratação de Luís Guilherme ao West Ham. Extremo brasileiro será o primeiro reforço de inverno dos leões.