📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lendas do “universo” portista: Alcino Palmeira

- Advertisement -

Nasceu na cidade do Porto a 15 de maio de 1952, na freguesia do Bonfim, um dos desportistas amadores mais notáveis deste país, na área do Boxe, de seu nome Alcino Palmeira. Ícone do pugilismo portista e nacional, Alcino Palmeira conquistou 11 títulos nacionais entre as décadas de 1970 e 1980. Foi um executante lendário na arte, no engenho e na técnica. Como nome grande da secção de Pugilismo do FC Porto, Alcino Palmeira foi um dos lendários atletas do FC Porto homenageados aquando da inauguração do Dragão Caixa, em 2009, sendo então considerado entre as lendas do FC Porto e, como tal, ficou com o seu nome gravado no passeio da fama.

Alcino Palmeira, uma lenda do Boxe
Fonte: FC Porto

Além das qualidades como desportista nato que era, Alcino Palmeira deixou um legado ainda mais importante que os seus imensos títulos: a forma como marcou profundamente as pessoas com quem privou, sendo a maior prova disso a festa de homenagem realizada por Pinto Lopes (outro nome grande do mundo do Boxe) no dia 12 de setembro de 2015, em que se juntaram 1100 pessoas, das quais 93 ex-campeões nacionais. Foi a maior festa alguma vez feita para homenagear alguém no mundo do Boxe.

Depois de terminar a sua carreira foi treinador e dirigente no FC Porto, Seleção Nacional e na Associação de Boxe do Porto. Em 2003 foi distinguido com um Dragão de Ouro na categoria de seccionista do ano.

Alcino Palmeira dominava como ninguém a nobre arte do pugilismo, primeiro como o melhor pugilista português de sempre e, como isso não chegasse, fez-se um grande treinador. A busca do conhecimento foi constante, procurou sempre o conhecimento global e abrangente. Enquanto treinador e selecionador teve diretamente contacto com a elite do Boxe mundial. Aprendeu com os melhores, bebeu das melhores fontes, mas nunca se saciou, procurou sempre saber mais.

Deixou-nos no dia 11 de fevereiro de 2016, com 63 anos, derrotado pela esclerose lateral amiotrófica. Porém, as lendas nunca são derrotadas e o seu legado jamais poderá ser apagado. Para que esse legado continue bem ativo foi criada pela sua filha, Paula Aurélio, a Associação Alcino Palmeira, na qual se pode praticar Boxe de forma gratuita com treinadores de referência.

Este artigo é uma pequena homenagem da minha parte ao enorme atleta do FC Porto que foi Alcino Palmeira e à sua filha Paula Aurélio, minha grande amiga, pelo empenho em continuar (sem grandes apoios) a obra do seu pai.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Xabi Alonso reage aos assobios após nova derrota: «Sabemos que isto vai passar»

Xabi Alonso tentou ver o 'copo meio cheio' no desaire frente ao Manchester City e garantiu que a equipa vai sair da série de maus resultados.

David Luiz fala sobre o interesse do FC Porto e faz revelações sobre a sua passagem pelo Benfica: «Não passei nos exames médicos»

David Luiz representou o Benfica no começo da sua carreira. Foi a sua primeira experiência no contexto europeu, onde se afirmou.

Pep Guardiola pisca o olho a jogador do Real Madrid: «É um jogador de outro nível»

Pep Guardiola não escondeu a admiração por Rodrygo, que voltou aos golos nove meses depois, aproveitando a ausência de Kylian Mbappé.

Antiga lenda do Manchester United defende Ruben Amorim: «Ele é alguém que morreria pelo clube»

Patrice Evra admite que a equipa não têm apresentado os resultados esperados, mas segura Ruben Amorim e pede reforços para atacar o top-4 da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Jude Bellingham sem filtros após nova derrota do Real Madrid: «Vamos ter de aguentar esta m****»

Jude Bellingham não escondeu a frustração após o desaire frente ao Manchester City, mas saiu em defesa de Xabi Alonso.

Artur Soares Dias elege os jogadores mais ‘chatos’ que apitou: «Apanhei muitos jogadores chatos; o Otávio do FC Porto por exemplo»

O antigo árbitro Artur Soares Dias falou sobre os jogadores que mais pressionam em campo e deixou uma proposta radical para acabar com as simulações.

Filipe Cândido deixa o Paços de Ferreira em zona de descida

A crise de resultados do Paços de Ferreira ditou a saída de Filipe Cândido. Marco Paiva assume o comando interino para o duelo com o Lusitânia de Lourosa.