Lendas do “Universo” Portista: Aurora Cunha

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A história do atletismo em Portugal é recheada de momentos memoráveis e conquistas notáveis que ainda hoje são recordados na modalidade. Foram vários os atletas que integraram uma geração de ouro do atletismo português e elevaram a modalidade a níveis nunca antes vistos. Hoje recordamos Aurora Cunha, atleta portuguesa que esteve em atividade na alta competição durante mais de vinte anos e sempre de dragão ao peito.

Aurora Cunha entrou no atletismo com apenas 15 anos de idade ao serviço do Juventude de Ronfe, clube da sua terra natal. Depois de uma breve passagem pelo Sporting CP, acabou por optar pelo FC Porto, seu clube do coração. Começou a impressionar logo desde cedo, batendo os recordes nacionais das provas de 1500 metros e 3000 metros, e foi portanto sem grande surpresa que Aurora Cunha se estreou numa grande competição internacional em 1982.

Nesse mesmo ano a sua “rival” Rosa Mota viria a ganhar a medalha de ouro na maratona do Campeonato da Europa em Atenas e essa conquista fez com que a carreira atlética de Aurora Cunha fosse para sempre ensombrada pela rival da Foz. No entanto, o feito de Rosa Mota nunca foi impeditivo para que Aurora Cunha tivesse construído uma carreira e legado impressionantes com as cores do FC Porto.

Participou em Jogos Olímpicos e conquistou títulos mundiais, e rapidamente se tornou um símbolo de grandeza no atletismo nacional e uma referência mundial no desporto. Foi campeã mundial de estrada em três anos consecutivos (1984, 1985 e 1986) e venceu as maratonas de Paris (1988), Tóquio (1988), Chicago (1990) e Roterdão (1992), bem como a São Silvestre de São Paulo em 1988. Aurora Cunha representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos (1984, 1988 e 1992) sem, no entanto, conseguir ser medalhada. A nível de competições nacionais venceu 22 títulos ao serviço do FC Porto. O seu clube do coração distinguiu-a por duas vezes com “Dragões de Ouro”, em 1985 (Atleta do Ano) e em 1989 (Atleta de Alta Competição do Ano).

De dragão ao peito, Aurora Cunha construiu um legado invejável Fonte: all-athletics.com
De dragão ao peito, Aurora Cunha construiu um legado invejável
Fonte: all-athletics.com

A geração de ouro de que falei no início do texto marcou um período muito positivo na história do atletismo português, mas acabou por retirar algum mediatismo e valorização ao trabalho de Aurora Cunha. As medalhas de Carlos Lopes e Rosa Mota, assim como os recordes de Fernando Mamede, estarão mais presentes na memória dos portugueses que acabam por esquecer o notável palmarés de Aurora Cunha desde a época em que a atleta nunca tinha pisado uma pista de sintético no clube da sua terra natal até se deslocar a Lisboa para uns Campeonatos Nacionais.

Após ter sido operada três vezes aos tendões e de ter sido mãe, Aurora Cunha viria naturalmente a “pendurar as botas”. Mesmo assim a atleta nunca deixou o desporto e continua a praticá-lo como forma de se manter saudável e em boa forma física. Atualmente é uma das grandes dinamizadoras de eventos desportivos sendo regularmente madrinha de provas de atletismo por todo o país. Os triunfos memoráveis de Aurora Cunha tornarão a sua alma portista para sempre imortal e conferem-lhe o estatuto de lenda do atletismo tanto do seu clube como de todo o país.

Foto de Capa: Move Notícias

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.